Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

9 cantores e bandas que são grandes representantes do indie

Indicações · Por Camila Fernandes

5 de Junho de 2019, às 07:00

Tudo começou no meio da década de 70, logo após a queda de popularidade do movimento hippie. Depois de uma década de 60 com roupas coloridas e pedidos de paz, o novo decênio dá lugar à revolta contra as injustiças sociais e aos questionamentos políticos característicos do estilo punk, que começava a surgir nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Você já deve estar se perguntando o que as bandas indie têm a ver com isso, não é mesmo? Pois é, é que foi exatamente por causa desses questionamentos que o estilo surgiu. As bandas underground queriam se livrar das “garras do capitalismo”, e, para isso, elas precisavam se afastar das grandes gravadoras. A palavra indie é um diminutivo para independent.

Basicamente, as bandas queriam fazer arte sem direcionamentos comerciais e sem interferência de terceiros. Elas produziam, gravavam e vendiam suas músicas por seus próprios meios, defendendo a ideia do Do It Yourself (faça você mesmo). No início, o indie não era um estilo musical — é por isso que também existem jogos e filmes indie (ou seja, independentes).

Indie mainstream?

O indie raiz, aquele das décadas de 70 e 80, era muito forte entre as bandas de rock e punk, cujo estilo é similar aos ideais do movimento. No decorrer do tempo, entretanto, a tal música independente foi ganhando mais público, conquistando espaço e se espalhando pelo mundo. Consequentemente, o indie começou a despertar o interesse das grandes gravadoras.

Pixies, banda de indie rock dos anos 80
Pixies, banda de indie rock dos anos 80 / Créditos: Divulgação

Atualmente, graças à Internet, produzir música de forma independente é algo extremamente comum em qualquer estilo, principalmente para os artistas em começo de carreira. Se nos prendermos ao conceito inicial, determinando que música indie é toda aquela produzida de forma independente, sem uma grande gravadora, o conceito será amplo demais e pode acabar perdendo o sentido.

O fato é que hoje o indie ganhou novas características e se adaptou ao contexto. Alguns artistas ainda buscam produzir sem interferências comerciais, apesar de se direcionarem a um grande público. Outros são mais direcionados ao mercado, mas mantém os ritmos e letras experimentais, o som alternativo e o foco na contracultura.

Principais artistas do indie

Agora que você já sabe mais sobre o indie e suas origens, é hora de conhecer algumas das principais bandas do estilo, começando pelas primeiras bandas que estouraram e chegando até os sucessos de hoje. Confira alguns exemplos, e já aperta o play na playlist Indie é Amor para acompanhar a leitura!

The Smiths

A banda de indie rock foi formada no começo da década de 80, em Manchester, na Inglaterra. Apesar de ter permanecido em atividade por apenas 5 anos, o The Smiths chegou ao topo das paradas no Reino Unido. Suas músicas só fizeram sucesso pelo mundo algum tempo depois de o grupo ter se separado.

The Smiths, banda indie
Créditos: Divulgação

O nome do grupo é uma brincadeira com o sobrenome Smith, um dos mais comuns da Inglaterra daquela época — tão popular quanto o nosso Silva aqui no Brasil — em contraposição aos nomes cheios de referências e criatividade que as bandas mais comerciais tentavam criar.

A banda ficou conhecida por criar letras com sátiras e críticas políticas fortíssimas, além de ser dona de algumas músicas com letras bem depressivas, como Asleep, que parece uma carta suicida, e Suffer Little Children, que descreve um sombrio caso de assassinato que aconteceu na Inglaterra na década de 60. 😨

Veja o vídeo e confira a tradução da música There Is a Light That Never Goes Out, uma das mais famosas da banda!

The National

A banda The National surgiu nos Estados Unidos no fim da década de 90. Até hoje, a banda tem trabalhado de forma independente e com pequenas gravadoras. Foi só com seu terceiro álbum, Alligator, lançado em 2005, que o grupo conquistou fama fora do cenário underground americano.

The National, banda indie
Créditos: Divulgação

A música mais famosa da The National é The Rains Of Castamere. Parece que você já ouviu em algum lugar? É que a versão faz parte da trilha sonora de Game Of Thrones!

Confira o vídeo e acompanhe a tradução!

Aurora

Aurora é uma cantora e compositora norueguesa que lançou seu primeiro disco em 2015. Suas composições circulam pelos sons do indie pop, indie rock e indie folk. Ela afirma que nunca teve interesse em se tornar cantora profissional, apenas gosta de usar a arte para trazer alguma contribuição ao mundo.

Aurora, cantora indie
Créditos: Divulgação

Seu interesse pela música vem desde a infância: a cantora tocava piano escondida desde os 6 anos de idade e só foi descoberta pelos pais aos 14. Sua música Scarborough Fair, regravação de uma canção medieval inglesa, esteve na trilha sonora da novela brasileira Deus Salve o Rei (2018), e Aurora já até fez alguns shows pelo Brasil em 2019.

Veja o vídeo e confira a tradução de Runaway, uma das músicas mais ouvidas da cantora!

The Lumineers

Agora vamos sair um pouco do universo do pop e do rock — O The Lumineers é um grupo estadunidense de indie folk. O primeiro disco da banda foi lançado em 2012, e ficou entre os mais vendidos no Canadá, nos Estados Unidos e no Reino Unido. A banda também já compôs músicas exclusiva para os filmes da saga Jogos Vorazes e para a série Reign.

The Lumineers, banda indie
Créditos: Divulgação

Confira o vídeo e a tradução da música Ho Hey, parte da trilha sonora das séries Diários de Um Vampiro e Uma Escolha do Coração, e da novela brasileira Sangue Bom (2013).

Billie Elish

Uma jovem de 17 anos, filha de artistas, que tem o irmão como produtor de suas músicas e que acabou de conquistar o lugar de adolescente mais seguida do mundo no Instagram (posto que antes era da rainha brasileira Maísa).

Billie Eilish, cantora indie
Créditos: Divulgação

Billie Elish é um dos nomes mais comentados do universo indie no momento. A cantora norte-americana ficou famosa em 2016 depois que uma gravação de sua música Ocean Eyes, divulgada na internet, viralizou. Além do tom bem alternativo de suas músicas, ela é conhecida pelo estilo de roupas oversized.

Saiba mais sobre a carreira de Billie Elish!

Confira a tradução e o vídeo da música bad guy, que fez de Billie a primeira pessoa nascida neste milênio a entrar para o top 5 da Billboard.

Representantes do estilo indie no Brasil

O indie pode ter nascido nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas ele definitivamente já se espalhou pelo mundo faz tempo, e é claro que tem seus representantes brasileiros. Alguns até são confundidos com cantores de MPB, mas o toque alternativo, tanto nas letras quanto no som, é o que traz o estilo indie. Confira alguns dos nomes da música indie brasileira!

Rubel

O cantor Rubel começou a escrever suas primeiras músicas enquanto estudava artes na Universidade do Texas, nos Estados Unidos. Seu primeiro álbum, Pearl, foi lançado em 2013, pela distribuidora independente Tratore. O álbum Casas (2018), segundo na carreira do artista, foi indicado ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa.

Rubel, cantor indie
Créditos: Divulgação

Confira a letra e o vídeo da música Partilhar, que foi trilha sonora de Malhação: Vidas Brasileiras (2019).

Clarice Falcão

Clarice começou sua carreira artística como atriz de curta-metragens, fez participação em novelas e séries de TV e também trabalhou como roteirista. Sua história na música só começou algum tempo depois, quando ela ficou conhecida por fazer parte do grupo Porta dos Fundos e seus vídeos de voz e violão publicados no YouTube se tornaram um grande sucesso.

Clarice Falcão, cantora Indie
Créditos: Divulgação

Atualmente, a cantora trabalha na divulgação de seu terceiro álbum, Tem Conserto, que mantém o tom autoral e intimista.

O vídeo da música Monomania é o mais visto do canal de Clarice no YouTube, com 18 milhões de visualizações 😱

Supercombo

A Supercombo é uma banda de indie rock e rock alternativo fundada em Vitória (ES) no ano de 2007, que já lançou 4 álbuns de estúdio e vários outros projetos digitais. Atuando desde o começo de forma independente, o foco do trabalho de divulgação da banda continua sendo o universo online.

Supercombo, banda indie
Créditos: Divulgação

O primeiro grande sucesso da Supercombo foi a música Amianto, veja o vídeo:

Picanha de Chernobill

Se quisermos falar de música indie raiz, a Picanha De Chernobill pode ser um bom exemplo. A banda independente veio do Rio Grande do Sul e escolheu a Avenida Paulista como palco. Eles já gravaram músicas usando financiamento coletivo, mas ficaram conhecidos mesmo foi por causa dos pedestres que passavam pela avenida e depois procuravam pela banda no YouTube.

Picanha De Chernobill, banda indie
Créditos: Divulgação

Uma das músicas mais famosas do grupo é Anhangabablues, cujo clipe foi gravado no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo. Veja o vídeo:

Importância do movimento indie no cenário musical atual

O indie veio de um movimento de contracultura que, no início, agradava a um grupo seleto. Aos poucos, as letras com críticas políticas e que falam sobre assuntos íntimos e profundos foram chamando atenção, assim como o som experimental e as composições em estilo mais livre.

No cenário musical atual, em que a principal forma de acesso à música é a internet, as produções independentes encontram o contexto ideal, e esse é um dos motivos pelos quais o indie tem ganhado mais destaque.

Como já dissemos, quase todas as bandas começam produzindo de forma independente. Entretanto, mesmo na alta indústria musical, a personalização e os trabalhos autorais têm ganhado força. Se temos acesso a todos os tipos de música com um clique, os artistas tentam cada vez mais se destacar por meio de de sua marca individual.

Já deve ter dado para perceber que, apesar das características em comum, as bandas indie podem ter sons bem diferentes, dependendo dos estilos que combinam. Agora que você já conheceu a história e aprendeu um pouco mais sobre o estilo, que tal relaxar ao som dessa playlist de música indie?

Playlist Indie para relaxar

Gosta de indie? Então confira esses posts: