Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Amado Batista: as melhores músicas dessa lenda nacional

Listas musicais · Por Rafaela Damasceno

31 de Maio de 2019, às 07:00

Amado Batista é um artista completo. Cantor, compositor e empresário, ele emplaca hits desde a década de 1970, quando iniciou sua carreira. Desde então, há mais de 40 anos, compõe e interpreta a trilha sonora das histórias de amor de muitos brasileiros.

O goiano de Davinópolis teve uma infância humilde no interior, ao lado de seus 12 irmãos. Na adolescência aprendeu a tocar violão e descobriu o amor pela música. Tanto que, antes de tentar a carreira como cantor, abriu a sua própria loja de discos. Ali começou a ter contato com artistas e com gravadoras e se sentiu motivado a seguir o seu sonho.  

Amado Batista
Créditos: Divulgação

Desde as gerações passadas, as suas canções fazem parte da história de muita gente. Mas a sua importância atravessa o tempo. Tanto é que, se você nasceu nos anos 2000, provavelmente já deve ter escutado algum dos seus sucessos, mesmo sem saber que era dele.

As melhores de Amado Batista

Com tantos anos de carreira e produções artísticas foi difícil, mas nós escolhemos as melhores músicas de Amado Batista.

Então, para saber mais sobre esse grande nome da música brasileira, embarque com a gente nesta viagem pelas melhores músicas de Amado Batista!

Desisto – 1977

Em seu segundo disco, Canta o Amor, Amado Batista emplacou o seu primeiro sucesso, composto em parceria com Reginaldo Sodré. Desisto fez com que o álbum vendesse mais de 100 mil cópias em todo o Brasil.

A música é um recado a alguém que você amou e que não faz mais parte da sua vida. É aquele momento “a fila anda” que todo mundo já viveu um dia!

Preste atenção na letra e veja se você se identifica:

O Fruto do Nosso Amor (Amor Perfeito) – 1979

Em 1979, já conhecido do público brasileiro, o cantor lançou o sucesso que o consagraria como romântico incurável. O Fruto Do Nosso Amor (Amor Perfeito) estourou nas rádios de todo o país.

A partir daí, Amado Batista ficou conhecido como um dos grandes representantes das baladas de amor. Canções como essa, com melodias simples e letras sentimentais, tornaram-se a marca registrada do cantor.

Mas, apesar de parecer que a letra é romântica, na verdade o compositor, Vicente Dias, estava se referindo a sua irmã. Foi o que Amado contou em uma entrevista, de 2016, ao site EBC. Ele comentou ainda sobre o “apelido” da canção, já que ela é conhecida como aquela que fala sobre o hospital e a sala de cirurgia.

Ouça a música para saber do que estamos falando:

Menininha, Meu Amor – 1985

Amado Batista também é lembrado pelo sucesso Menininha, Meu Amor. Por essa música, ele é considerado um dos grandes nomes do brega nacional. Ao lado de cantores como Reginaldo Rossi, Beto Barbosa e Sidney Magal, o artista é tido como um dos representantes desse gênero musical adorado pelo público brasileiro.

Se você ainda não é familiarizado com esse estilo musical, não sabe o que está perdendo. Ouça agora essa seleção e se deixe apaixonar. Afinal, brega é amor! 💗

Meu Ex-Amor – 1989

Outra composição em parceria com Reginaldo Sodré, Meu Ex-Amor é uma música bastante conhecida. Talvez você já tenha até ouvido em uma versão mais atual, na voz de Eduardo Costa e Leonardo, do show Cabaré.

Qual delas será que é a melhor, hein? Ouça as duas versões e conta pra gente o que achou:

Reclamando Sua Ausência – 1991

Na década de 1990 os sucessos de Amado Batista continuaram a embalar momentos românticos e também de sofrência. Em Reclamando Sua Ausência, o cantor manda uma mensagem para o amor que o deixou:

Espero
Que a saudade vá bater no coração
E quando
Ela bater vai sentir que estou te amando
E agora estou sozinho, reclamando sua ausência
Na esperança dos bons ventos te soprar
Lembrar de mim e saber que ainda existo

Viu, só? Se você acha que só o sertanejo pode te ajudar na fossa, vai se surpreender com esta música 😂

Princesa – 1991

Uma das mais tocadas de Amado, Princesa é o principal hit do 15º disco do artista, Eu Sou Seu Fã. Esse álbum, com 12 faixas extremamente românticas, rendeu ao cantor um disco de ouro e três discos de platina. É só sucesso! ⭐

A letra é uma verdadeira declaração de amor a uma mulher que Amado Batista chama de sua “deusa da poesia”. Veja só:

Processado Por Amor – 1991

Também em 1991, o artista lançou mais um hit: Processado Por Amor. A letra é sobre alguém que está tão envolvido que acaba se sentindo “culpado de amor”, “aprisionado por se apaixonar”.

Por cometer esse crime, o apaixonado é condenado a “fazer amor a todo momento” com a pessoa amada. Uma pena não tão difícil assim de cumprir, não é mesmo? 😏

Ouça este sucesso e conta pra gente se você também poderia ser processado por amor:

https://youtu.be/WLzKumkFths

Romance No Deserto – 2000

Amado Batista firmou várias parcerias ao longo de sua carreira. Em uma delas gravou Romance No Deserto, ao lado de Fagner, outro grande nome da música brasileira.

A canção é uma versão em português de Romance In Durango, de Bob Dylan. E não é que as letras ficaram bem parecidas? Compare as duas versões e tire as suas próprias conclusões:

https://youtu.be/-NBWMK0CV0Y

Amado@.com – 2001

Antenado com as novas tecnologias, Amado Batista também atualizou a temática de suas letras. Em Amado@.com, o cantor brinca com sinais e endereços da web para chamar a atenção da mulher que ama.

Então, basta que ela siga o caminho virtual do amor. Quer saber qual é? Descubra agora ao ouvir a música:

Secretária – 2001

Mais tocada em todo 30 de setembro, a data em que se comemora o Dia da Secretária, a música dedicada a essa profissional é outro grande sucesso do cantor. Além de ser uma homenagem, a letra também mexe com o imaginário de muitos homens, olha só:

Secretária, às vezes penso em falar contigo
Mas tenho medo de ser confundido
Por um assédio sexual

Relembre a música:

Viu como esse ícone da música brasileira tem muitos sucesso que você já tinha escutado? Agora que você já sabe um pouco da sua trajetória musical, não deixe de ouvir as melhores músicas de Amado Batista!