Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça 16 artistas LGBTQIA+ para ouvir com orgulho

A lista de artistas LGBTQIA+ que estão conquistando seus lugares na indústria não para de crescer. Confira alguns dos nomes que você não pode deixar de prestigiar!

Listas musicais · Por Dora Guerra

28 de Junho de 2023, às 15:10

A comunidade LGBTQIA+ sempre foi parte essencial da história da música. O que é realmente incrível é que, nos dias de hoje, os artistas podem finalmente celebrar e compartilhar abertamente suas jornadas amorosas, com muito mais alegria e liberdade do que em tempos passados.

O vento da mudança sopra forte e as barreiras para os artistas LGBTQIA+ estão sendo derrubadas, abrindo novos horizontes cheios de oportunidades e melodias contagiantes.

Por isso, é essencial exaltar essas pessoas, né? Para o mês do orgulho LGBTQIA+ (e pro resto do ano!), listamos algumas das personalidades da música que fizeram a diferença para a causa com posicionamentos, letras e frases marcantes para a comunidade.

A lista vai de Pabllo Vittar a Elton John, vem ver!

16 artistas LGBTQIA+ que fazem a diferença

Para abrir as celebrações do Dia do Orgulho LGBTQIA+, selecionamos 16 artistas nacionais e internacionais para você conferir:

Ricky Martin

Ricky Martin explodiu com Livin’ La Vida Loca e trouxe o sucesso do latin pop, abrindo portas para artistas como Shakira e Jennifer Lopez.

Mas ele passava dificuldades na indústria sendo latino e, na época, não se sentia confortável para se assumir. Segundo ele: eu já senti que era difícil ser um latino em Hollywood, o que poderia ter sido mais difícil do que ser latino e gay?

Ricky se assumiu em 2010 e continua sendo amado (com músicas que todo mundo adora!). E segue lançando hits: sua música Vente Pa’ Ca, com Maluma, já passou de 1 bilhão de visualizações no YouTube. 

Lulu Santos

Quem nunca cantarolou como uma onda no mar…, né?

Lulu Santos é um ícone da música brasileira. Dono de grandes hits e conhecido também por ser técnico do The Voice Brasil, Lulu tem vários álbuns de estúdio gravados e sempre teve músicas icônicas para a comunidade LGBTQIA+ mesmo antes de se assumir parte dela, em 2018.

Afinal, consideramos justa Toda Forma de Amor!

Lulu Santos e Clebson Teixeira
Lulu Santos e Clebson Teixeira / Créditos: Divulgação

Lulu Santos: as 7 melhores músicas do grande nome dos anos 80

Linn da Quebrada

A incrível Linn da Quebrada vem ficando cada vez mais conhecida, principalmente pelo seu trabalho como atriz na série da Globo, Segunda Chamada, e pela sua participação no BBB 22.

Mas seu trabalho na música é bastante icônico: ela é uma das artistas mais relevantes no cenário LGBTQIA+ atual. Entre funk, rap e pop, Linn da Quebrada não deixa de cantar em nome da comunidade, especialmente transgênera.

Vem ver o lindo clipe de Oração, com a participação de outras artistas trans, como Liniker e Urias:

Elton John

Não há dúvidas: Elton John é um nome gigante na música internacional. O pianista, cantor e compositor tem músicas icônicas como Your Song e Rocket Man, além de já ter vendido mais de 300 milhões de discos.

Elthon John e David Furnish
Elton John e o marido, David Furnish / Créditos: Divulgação.

Depois de décadas de carreira, o mundo foi ficando mais aberto e ele foi se tornando uma figurinha carimbada do Orgulho LGBTQIA+ na música.

Em 2019, foi lançada a cinebiografia do cantor, Rocketman, que recebeu a aclamação dos críticos e marcou a história de Hollywood ao se tornar a primeira grande produção a mostrar uma cena de sexo gay masculino.

Hoje, Elton esbanja seu casamento com David Furnish e seus lindos filhinhos. Por isso, não dá pra ficar sem esse artista na lista: ele é um dos essenciais.

Pra relembrar a carreira do cantor, confira as 12 melhores músicas do cantor Elton John!

Liniker

Quem ainda não conhece a Liniker tá perdendo, viu? Ela tem uma voz que não dá pra confundir (é maravilhosa!), que usa em canções incríveis do soul/black music.

Ela surgiu explorando a androginia, com visuais que misturavam o feminino e o masculino e, hoje, se identifica como uma pessoa de gênero fluido. Mas se sua imagem mudou nos últimos anos, uma coisa permanece: ela segue uma artista incomparável.

Vem curtir a voz da Liniker na linda Zero:

Daniela Mercury

O que é o axé brasileiro sem Daniela Mercury? A cantora luso-brasileira já vendeu mais de 20 milhões de discos mundo afora, é licenciada em dança e possui um vozeirão característico.

Daniela Mercury e Malu
Malu Verçosa e Daniela Mercury / Créditos: Divulgação

Sempre alegre e com a alma do Carnaval, não foi com menos leveza que se definiu como uma pessoa de sexualidade múltipla e faz sua parte em nome da comunidade LGBTQIA+.

Hoje, ela é felicíssima em seu casamento com Malu Verçosa e já lançou até livro sobre a história de amor das duas! 😍

Troye Sivan

Troye começou como um pequeno ator talentoso e passou a se dedicar à música em 2014, tendo bastante sucesso com seu pop tranquilinho.

Ele se assumiu gay em 2013, canta abertamente sobre seus relacionamentos e também se envolve com ativismo pelas causas LGBTQIA+.

Se você ainda não adora o fofíssimo Troye, pode começar curtindo Dance To This, seu hit com Ariana Grande, ou Bloom (faixa título do seu disco de 2018):

Johnny Hooker

O cantor, compositor e ator Johnny Hooker já teve algumas músicas que foram trilha de novela, além de um primeiro disco aclamadíssimo.

Desde o início de sua carreira, sempre compôs sobre amar homens. Ele se inspira em Caetano, Madonna e Bowie para fazer um misto de pop, rock e brega: ídolos bem escolhidos, não?

É ele quem canta Flutua com a Liniker, um hino LGBTQ lindíssimo:

Ney Matogrosso

Desde que apareceu com o Secos e Molhados, Ney Matogrosso nunca teve medo de se posicionar em nome do que acredita e fazer uma arte política.

Afinal, uma de suas músicas mais famosas é simplesmente Homem Com H — que não foi Ney quem compôs, mas foi quem mudou o significado da música, ironizando a sociedade machista antes de começar a desconstruí-la.

Ney sempre experimentou com visuais malucos e uma performance muito dele: dançava de saia, cantando porque eu sou é homem.

As melhores do Ney Matogrosso: confira 12 músicas do cantor

Lil Nas X

Montero Lamar Hill, mais conhecido como Lil Nas X, ganhou destaque com Old Town Road — o hit se tornou a canção com mais tempo no número um da Billboard Hot 100 desde a estreia do chart, em 1958.

Foi nessa mesma época que o cantor anunciou ser gay, tornando-se então o primeiro artista a fazer essa declaração enquanto tinha um recorde em primeiro lugar.

Polêmico e ousado, Lil Nas X continuou acumulando sucessos com INDUSTRY BABY e MONTERO, e sempre possui uma resposta na ponta da língua para quem questiona sua sexualidade e posicionamento.

Quem é Lil Nas X, o ousado rapper da nova geração

Adriana Calcanhotto

Adriana Calcanhotto não é só cantora: é compositora, produtora, arranjadora, ilustradora e professora na Universidade de Coimbra.

Na música, ficou famosa por sua voz suave e letras bem-humoradas, muitíssimo bem escritas. Adriana viveu um belo casamento por 26 anos, com quem ela dizia ser o amor de sua vida: Suzana de Moraes, filha de Vinicius de Moraes, que faleceu em 2015.

Pra curtir as canções de Adriana Calcanhotto, você pode começar pela linda Esquadros:

As 14 melhores músicas de Adriana Calcanhotto

Pabllo Vittar

Como fazer essa lista sem citar a incrível Vittar? A Pabllo é uma artista que fez história e chegou em lugares que nenhuma drag queen tinha alcançado na música brasileira.

Sempre com looks maravilhosos, ela não tem exatamente um estilo musical: seu pop transita por brega, funk e estilos eletrônicos com muita fluidez. Sua marca registrada é aquele vozeirão e a diversão em seus shows é garantida.

AMEIANOITE é um dos mais recentes sucessos da cantora. A faixa conta com a participação de outro nome incrível que também está em nossa lista, Gloria Groove:

Sam Smith

Sam Smith já é dono de quatro Grammys, um Globo de Ouro, um Oscar e três BRIT Awards — grandes feitos para um artista com um pouco mais de 30 anos de idade.

Em uma entrevista, o cantor declarou que sua mãe já sabia que ele era homossexual aos três anos de idade. Sam revelou sua orientação sexual durante seu discurso de agradecimento na 57ª edição do Grammy Awards, e em 2019, anunciou ser não-binário, comentando: não sou homem nem mulher. Eu acho que flutuo em algum lugar entre os dois.

Sam Smith
Créditos: Divulgação

Gloria Groove

A talentosíssima Gloria Groove é uma drag queen que estourou pouco tempo depois da Pabllo Vittar.

O jovem Daniel canta desde pequeno e fez carreira na dublagem. Mas como Gloria Groove, é uma artista inesquecível.

Seu estilo musical marcante varia entre soul, trap e funk carioca — com tanto talento e sucesso, ela já se tornou ídolo LGBTQIA+, claro!

Vem curtir Coisa Boa, um dos hits de Gloria Groove:

Kim Petras

A cantora e compositora alemã Kim Petras conquistou uma série de recordes com Unholy, hit feito em parceria com Sam Smith. Com isso, Kim foi a primeira mulher abertamente transgênero a ganhar um Grammy, além de ter sido a primeira a chegar ao topo das paradas mundiais em diferentes charts.

Quem é Kim Petras? Tudo sobre a cantora do hit Unholy

Ludmilla

Tudo que Ludmilla lança é hit: apesar de começar a carreira como funkeira, até seu EP de pagode virou sucesso.

Depois de famosa, seu namoro (agora casamento!) com sua dançarina, Bruna, foi assumido em 2019 e hoje as duas esbanjam orgulho, inclusive em capas de revista.

Lud passou até a lançar músicas que falam de amor entre mulheres, como em Cheiro Bom do Seu Cabelo e Te Amar Demais. Outro destaque vai para Maldivas, que a cantora fez em homenagem à sua esposa:

Ouça mais artistas LGBTQIA+

No caso de todos os artistas LGBTQIA+ incríveis que citamos, não falta orgulho em suas carreiras. São todos felizes com seus próprios corpos e sexualidades e ostentam a bandeira sem medo, abrindo portas para outros artistas que ainda virão.

Já que voz é importante, nada melhor que ouvir vários desses artistas maravilhosos, né? Se você faz parte da comunidade ou é um apoiador da causa, vem conferir a playlist Orgulho LGBTQIA+ que fizemos com carinho pra cantar, dançar e curtir a diversidade!

Orgulho LGBTQIA+