Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas de reggae: conheça o melhor do estilo

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

11 de Maio de 2022, às 19:00

Quer curtir um ritmo com cara de verão e muito suingue? As melhores músicas de reggae podem ser o que você precisa para embalar o seu dia!

O reggae foi criado na Jamaica, nos anos 1960, inspirado no movimento rastafári, e desde então tem influenciado diversos ritmos pelo mundo inteiro, misturando temáticas como espiritualidade, amor e sociedade.

A batida de cortes rítmicos regulares, marcados pelo compasso da bateria, hoje tem até mesmo uma data para chamar de sua no Brasil: 11 de maio, Dia do Reggae Nacional e aniversário de morte do maior ícone da história do reggae, Bob Marley.

Se você é apaixonado por esse estilo musical caribenho que superou barreiras geográficas e cativou fãs em todos os cantos, confira o compilado que preparamos com as melhores músicas de reggae do mundo!

As melhores músicas de reggae

Com letras que falam sobre amor, fé, paz e questões sociais, o reggae nunca mais deixou seu lugar de destaque na música mundial.

Para te ajudar a entrar no ritmo e conhecer um pouco mais sobre esse estilo musical surpreendente, fizemos uma seleção com as melhores músicas de reggae. Solte o som e veja só!

Exodus — Bob Marley & The Wailers

Considerada uma das melhores entre todas as músicas de reggae e detentora do título de música de reggae internacional mais tocada, Exodus, de Bob Marley & The Wailers, é um verdadeiro fenômeno.

Lançada em álbum homônimo em 1977 e com mais de 32 milhões de cópias vendidas no ano de lançamento, a faixa foi composta por Bob Marley em Londres, enquanto o músico se recuperava de uma tentativa de homicídio que sofrera na Jamaica seis meses antes.

Poor and Needy — Misty In Roots

A batida compassada do baixo, dos instrumentos de sopro e dos metais, combinada a uma letra com forte apelo espiritual, colocam Poor and Needy, da banda britânica Misty In Roots, entre as melhores músicas de reggae da história.

A faixa de 1983 comenta injustiças sociais, racismo e os problemas do capitalismo em meio a apelos pela piedade de Jah, abreviação de Yahweh, um dos nomes de Deus na religião rastafári.

World a Music — Ini Kamoze

Com composição e produção de Sly and Robbie, World a Music, do cantor jamaicano Ini Kamoze, fisgou seu espaço na lista de melhores músicas de reggae em 1984, quando surpreendeu ouvintes do mundo inteiro com sua letra positiva.

Um dos hits #1 da Hot 100 da Billboard no ano de lançamento, a música fez sucesso nos Estados Unidos e foi até homenageada em sample na faixa Welcome to Jamrock, de Damian Marley, filho de Bob Marley, lançada em 2005.

Babylon Too Rough — Gregory Isaacs

Parceria de Gregory Isaacs com o lendário produtor de reggae Joe Gibbs, Babylon Too Rough comenta o estado de ebulição social movido pelo racismo e pela corrupção na polícia na década de 1970.

Em pouco mais de 3 minutos, a faixa utiliza efeitos de eco de maneira estratégica para simular uma batida infinita: um dos motivos que levou o hit ao rol de melhores músicas de reggae do mundo.

Black Woman — Judy Mowatt

Principal representante feminina na lista de melhores músicas de reggae, Black Woman é um sucesso de Judy Womatt. Lançada em 1978, ela comenta as dores e delícias da vida de uma mulher negra em um período marcado pela desigualdade racial.

Provando que é possível equilibrar influências do pop, gospel, soul, rock e dance em uma só faixa de reggae, a música faz parte de disco homônimo, considerado o melhor álbum de reggae feminino da história.

Marcus Garvey — Burning Spear

A batida animada e carregada por instrumentos de sopro em Marcus Garvey esconde uma letra triste, que fala sobre fome, pobreza e violência: temáticas lamentavelmente comuns na Jamaica de 1975.

A obra-prima do cantor jamaicano Burning Spear conta a história de um homem bom que morreu sem deixar rastros após ser traído por um de seus amigos mais próximos.

Valley of Jehosaphat — Max Romeo

De acordo com a revista Bula, Valley of Jehosaphat, de Max Romeo, é uma das melhores músicas de reggae da história por representar o que há de melhor no reggae roots em seu compasso de baixo e percussão.

A faixa de 1973 foi uma das precursoras do estilo reggae lyrics, caracterizado por músicas cantadas a três vozes, e foi um dos maiores sucessos do Reino Unido em seu ano de lançamento.

Fisherman The Congos

Música de abertura do álbum Heart Of The Congos, de 1977, Fisherman, que conta a história de um pescador rastafari que precisa sustentar os três filhos, é considerada um dos grandes clássicos do reggae mundial.

A música faz um aceno à realidade do grupo The Congos, que nasceu e cresceu em uma pequena vila pesqueira da Jamaica, com referências à Bíblia e São Pedro, padroeiro dos pescadores.

None Shall Escape The Judgement Johnny Clarke

No sucesso de 1975 None Shall Escape The Judgement, Johnny Clarke resgata a temática religiosa para cantar sobre a cultura rastafári e professar seu amor a Jah.

Com produção de Bunny Lee e batida simples, em três tempos, a faixa é uma regravação da versão original do jamaicano Earl Zero, lançada em 1973.

Freedom Taking Over Groundation

Representante mais “jovem” do ranking de melhores músicas de reggae de todos os tempos, Freedom Taking Over ( de 2003) mistura vocais poderosos a elementos do soul, blues e reggae roots para fazer uma ode ao gênero originado na Jamaica.

Na letra, é possível perceber referências aos cantores Zion Marley e Don Carlos, à banda The Congos e ao álbum Rastaman Vibration, de Bob Marley & The Wailers, entre outros.

As melhores músicas do reggae nacional para conhecer

Agora que você já conhece as melhores músicas de reggae da história, que tal conhecer as melhores bandas de reggae nacional?

Nossa seleção inclui sucessos de Melim, Natiruts, Cidade Negra, Maneva, Chimarruts e outros grandes representantes brasileiros do estilo musical surgido na Jamaica.

Melhores bandas do reggae nacional