Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia da Xuxa: saiba tudo sobre a eterna Rainha dos Baixinhos

Confira as principais realizações e contribuições de Xuxa para a cultura brasileira e saiba tudo sobre a trajetória da artista que ainda encanta pessoas de todas as idades.

Biografias · Por Ana Paula Marques

27 de Março de 2023, às 15:14

A biografia da Xuxa é marcada por uma carreira bem-sucedida como apresentadora infantil, cantora, atriz e empresária. Não é à toa que ela ganhou o merecido apelido de Rainha dos Baixinhos e segue, até hoje, encantando pessoas de todas as idades.

Biografia da Xuxa
Créditos: Divulgação.

Um dos maiores ícones da cultura popular brasileira, a loira começou sua carreira televisiva e musical na década de 1980, quando começou a ganhar notoriedade pelas músicas infantis, e nunca mais deixou os holofotes, inspirando muitos jovens com sua mensagem de positividade e autoestima.

Neste texto, vamos explorar tudo sobre a história de Xuxa: desde sua infância até o auge de sua carreira, assim como seus projetos mais recentes, destacando suas principais realizações e contribuições para a cultura brasileira. Veja só!

Biografia da Xuxa: a história da Rainha dos Baixinhos

A biografia da Xuxa começa na pequena cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, onde a loira nasceu em 27 de março de 1963.

O tempo no Sul do Brasil, no entanto, foi curto: logo aos 7 anos de idade, a futura estrela e sua família se mudaram para o Rio de Janeiro, onde ela cresceu e vive até hoje.

E se você sempre quis saber, afinal, qual é o nome da Xuxa, saiba que a artista chama-se oficialmente Maria das Graças Meneghel

O apelido célebre foi dado pela irmã mais velha, Solange, que começou a chamar a caçula de “Xu” e, aos poucos, o apelido evoluiu para “Xuxa”, hoje um dos nomes artísticos mais lembrados do Brasil.

Das lutas da infância ao estrelato

Quem vê a loira alta, bem-sucedida e saudável pode não imaginar que nem sempre as coisas foram assim. A história da Xuxa envolve também dificuldades de saúde que mudaram a vida de toda a família durante a infância da loira.

Nos primeiros anos de vida, a artista foi diagnosticada com uma condição chamada “displasia”, que causava dor nos ossos e dificuldade para andar. Como resultado, ela precisou passar por várias cirurgias para corrigir a condição.

Já recuperada, ela passou a frequentar escolas particulares no Rio de Janeiro e logo descobriu sua paixão pela música e dança: Xuxa começou a estudar balé aos 9 anos e, aos 13, já havia se tornado solista em uma companhia de dança.

Pouco depois, aos 16 anos, a loira começou uma modesta carreira de modelo, até que foi descoberta pelo mágico mundo da televisão. Em 1983, veio o primeiro convite para apresentar um programa infantil na extinta TV Manchete, o Clube da Criança, dando início a uma carreira de sucesso que transformaria Xuxa em uma das personalidades mais populares do Brasil.

Xuxa apresentando o Clube da Criança, na TV Manchete
Xuxa apresentando o Clube da Criança, na TV Manchete. Créditos: Divulgação.

Xou da Xuxa: a transformação em ícone da cultura pop

Apenas três anos depois da estreia na Manchete, a vida de Xuxa sofreu uma grande reviravolta: a loira estreou o Xou da Xuxa, o programa mais famoso e bem-sucedido apresentado pela artista na TV brasileira. 

No programa, a estrela passou a se apresentar como a “Rainha dos Baixinhos”, apelido que ostenta até hoje, e se dedicou a criar um universo lúdico e colorido para as crianças, com muita música, dança, brincadeiras e entrevistas com convidados especiais.

O sucesso foi estrondoso, e o programa se tornou um fenômeno de audiência em todo o país. Enquanto isso, Xuxa aproveitava a repercussão para lançar uma série de discos infantis, que venderam milhões de cópias.

Com o Xou da Xuxa, a artista se firmou como uma das personalidades mais populares e influentes do Brasil, a ponto de se tornar sinônimo da cultura infantil brasileira dos anos 80 e 90. 

O programa ficou no ar por seis anos, até 1992, e até hoje é lembrado com carinho por muitos brasileiros que cresceram assistindo à loira na TV.

Xuxa apresentando o Xou da Xuxa
Xuxa apresentando o Xou da Xuxa. Créditos: Divulgação.

Xuxa ao redor do mundo: carreira internacional 

Não foi só no Brasil que Xuxa alcançou o auge do estrelato. Seu sucesso foi tão retumbante que ecoou em outros cantos do mundo, eclodindo em uma surpreendente carreira internacional.

Em 1991, ela lançou seu primeiro álbum em espanhol, que vendeu mais de 2 milhões de cópias na América Latina. Além disso, a loira também lançou álbuns em inglês, italiano e português para o mercado internacional.

E não foi só na música que a estrela deixou a sua marca: Xuxa estrelou um filme em inglês, A Princesa Xuxa e os Trapalhões, que foi lançado em vários países da Europa e América Latina.

Xuxa em A Princesa Xuxa e os Trapalhões
Xuxa em A Princesa Xuxa e os Trapalhões. Créditos: Divulgação.

Quer mais? A cantora e apresentadora também teve seu próprio programa na televisão espanhola, El Show de Xuxa, que fez grande sucesso na época.

Xuxa também fez uma participação especial no programa infantil americano Vila Sésamo e foi indicada ao Grammy Latino com um álbum em inglês, além de ter participado de diversos programas de TV em toda a América Latina.

Apesar de ter conquistado um grande sucesso internacional, a carreira de Xuxa fora do Brasil foi relativamente curta: ela voltou a se concentrar novamente no mercado brasileiro a partir da metade dos anos 90.

Xuxa nas telonas: a trajetória no cinema

Além de ser celebrada como uma grande apresentadora, Xuxa também teve uma carreira no cinema, com obras voltadas para o público infantil e juvenil que se tornaram muito populares no Brasil. Ela atuou em diversos filmes, principalmente nos anos 90, incluindo Super Xuxa Contra Baixo Astral (1988), Lua de Cristal (1990) e Xuxa e os Duendes (2001).

As melhores músicas de Xuxa

Um dos grandes destaques da biografia da Xuxa é sua trajetória na música, desde a década de 1980, com músicas voltadas para o público infantil.

Sua discografia inclui hits até hoje celebrados em todo o Brasil, como Arco-Íris, Doce Mel, Ilariê e Cinco Patinhos, hits conhecidos por suas letras alegres e animadas, que convidam as crianças a cantar e dançar.

De Rainha dos Baixinhos à Rainha dos Adultos

A carreira da loira passou por uma transformação após o fim do Xou da Xuxa, em 1992. Menos de 2 anos depois, a apresentadora voltou às telinhas com mais um programa infantil, o Xuxa Park, que ficou no ar até 2001.

Não demorou muito até que ela percebesse que poderia ganhar também o público mais velho: em 1997, a artista estreou o Planeta Xuxa, um programa de variedades com foco na família e nos adolescentes.

Xuxa apresentando o Planeta Xuxa
Xuxa apresentando o Planeta Xuxa. Créditos: Divulgação.

O programa foi muito bem-sucedido e consolidou a imagem de Xuxa como uma apresentadora versátil e carismática, capaz de conquistar tanto as crianças quanto os adultos.

Agora, a loira se prepara para seu novo desafio, o programa Caravana das Drags, no qual ela percorre o Brasil em busca da próxima grande estrela drag do país.

Biografia de Xuxa: a pessoa por trás da fama

Nem só de estrelato é feita a biografia da Xuxa: a artista tem também uma bela história pessoal, marcada pela vida em família e pelo amor à filha única, Sasha Meneghel.

A vida pessoal da loira sempre foi bastante comentada pela mídia e pelo público em geral, sobretudo pelos relacionamentos com famosos, como Pelé, Ayrton Senna, Luciano Szafir, pai da Sasha, e o atual marido, Junno Andrade, com quem se casou em 2012.

A artista também enfrentou alguns dramas, como a perda de sua mãe, dona Alda, em 2018, após uma longa batalha contra o mal de Parkinson. 

Atualmente, a artista se destaca por seu engajamento em diversas causas sociais, como iniciativas para ajudar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Ela também é uma celebrada porta-voz das comunidades vegana e de proteção dos direitos dos animais, além de ser uma das embaixadoras da UNICEF no Brasil.

Xuxa e outras rainhas dos baixinhos: músicas para crianças

Gostou de conhecer tudo sobre a biografia da Xuxa? A eterna Rainha dos Baixinhos é famosa pelos discos de música infantil que gravou ao longo de seus mais de 40 anos de carreira.

Aproveite o clima da leitura e confira a lista que preparamos com músicas infantis para ajudar a manter a rotina das crianças!

Músicas infantis

Leia também: