Pular para o conteúdo

Como se diz criança em espanhol? Aprenda com alguns exemplos

Descubra as várias formas de dizer criança em espanhol e aumente o seu vocabulário.

Espanhol · Por Bianca Carvalho

27 de setembro de 2022, às 15:00

Além da palavra niños, existem várias outras maneiras para se referir a criança em espanhol. Mas sabia que crianza não faz parte dessa lista?

Isso acontece porque crianza é um falso cognato em espanhol. Ou seja, apesar de ter uma grafia e pronúncia semelhante à criança, o significado é diferente. Para aprender as formas adequadas de falar criança em espanhol, é só seguir com a gente! ¿Vámonos?

Como se fala criança em espanhol

As possibilidades para falar criança em espanhol são muitas, pois elas podem variar bastante entre os países que usam o idioma. Por aqui, fizemos um apanhado com as mais diversas formas de se referir à fase infantil em espanhol para não restar mais dúvidas!

Então, já separa seus materiais de estudo e vem aprender com nossa lista:

MANEIRAS DE DIZER CRIANÇA EM ESPANHOL
niño / niña
chico / chica
bebé
crío / cría
criatura
chiquilín / chiquilina
chiquillo / chiquilla
pequeño / pequeña
peque
pibe / piba
rorro
churumbel
muchacho / muchacha
chamo
chamaco / chamaca
chaval / chavala
chavo / chava
chango / changa
chibolo / chibola
peneca
pelado / pelada
gurrumino / gurrumina
enano / enana
fiñe
carajito / carajita
nene / nena
renacuajo / renacuaja
guagua
angelito

Note que algumas formas que listamos são variações regionais, a exemplo da palavra botija, usada no Uruguai; peneca, usada no Chile; chaval, usada na Espanha; ou chavo, usada em países como Honduras, México e Nicarágua.

E, por falar em chavo, fica aqui uma curiosidade: sabia que o nome original do famoso programa Chaves é El Chavo Del Ocho? Ou seja, em tradução livre, trata-se do menino da casa número oito! 🤯

Diferença entre crear, criar e crianza

Como você viu na nossa lista, crío e cría podem ser usadas para falar criança em espanhol. De acordo com o dicionário da Real Academia Española, crío designa uma criança, especialmente de pouca idade.

Contudo, essa palavra é bastante semelhante à primeira pessoa do singular do verbo criar em português: eu crio.

Em espanhol, existem dois verbos muito parecidos que podem causar confusão: criar e crear.

O primeiro, criar, tem o mesmo uso do português, podendo se referir tanto ao ato de instruir e educar uma criança quanto de alimentá-la.

Los padres crían a sus niños.Os pais criam seus filhos.

Por sua vez, crear tem sentido de produzir algo novo, a partir do zero.

El cantante creó la música en tan solo diez minutos.O cantor criou a música em apenas dez minutos.

Existe, ainda, a palavra crianza, que como já te contamos, não tem nada a ver com criança. Ainda assim, as duas palavras têm certa relação, já que crianza é usada para se referir à ação ou efeito de criar, isto é, significa criação.

La crianza de los hijos no es una tarea fácil, pero es muy buena.A criação dos filhos não é uma tarefa fácil, mas é muito boa.

Repassemos, então, os significados: criar significa criar (no sentido de dar educação e instrução); já crear implica fazer algo novo. Por último, a palavra crianza significa criação.

Expanda seu vocabulário em espanhol

Agora você já conhece diversas formas de falar criança em espanhol e temos certeza que vai arrasar usando ela em várias ocasiões. ¡Olé tú! 🥳

Mas uma ótima maneira de praticar o vocabulário aprendido é criar frases com ele, adicionando outras palavras relacionadas. Então, para melhorar ainda mais seu repertório, nada mais justo do que aprender a falar mãe em espanhol, ¿verdad?

Mãe em espanhol

Aprenda espanhol com a ajuda da música

Se inscreva em nossa newsletter gratuita e aproveite!

Leia Também

Ver mais posts