Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Tim Maia: as melhores músicas do rei do soul brasileiro

Listas musicais · Por Camila Fernandes

30 de Setembro de 2019, às 20:00

Tim Maia era dono de uma personalidade irreverente e de uma voz inconfundível, características que fizeram dele um dos maiores e mais polêmicos cantores da música brasileira.

Responsável por trazer o soul e o funk afro-americano para a Jovem Guarda, ele já ganhou livro, filme, minissérie e até uma estátua na Tijuca em sua homenagem.

Cantor Tim Maia
Créditos: Divulgação

Durante sua carreira, Tim lançou 29 álbuns de estúdio e 3 álbuns ao vivo, isso sem falar nos EPs e nas várias coletâneas.

Já dá pra imaginar o tamanho da lista de sucessos né? Por isso, resolvemos eleger algumas das melhores músicas do cantor pra falar um pouquinho mais por aqui. Você vai saber mais sobre as músicas:

  • O Descobridor Dos Sete Mares
  • Ela Partiu 
  • Um Dia de Domingo
  • Não Quero Dinheiro
  • Você
  • Primavera
  • Azul da Cor do Mar
  • Gostava Tanto de Você

As 8 melhores músicas de Tim Maia

Foram tantos hits que fica até difícil escolher. Mesmo assim, resolvemos aceitar essa difícil missão e listamos aqui 8 das melhores músicas de Tim Maia. Bora conferir? 

Se prepara, porque o síndico chegou!

O Descobridor Dos Sete Mares

Muita gente conhece essa música na voz do Lulu Santos, mas a versão original foi lançada como single por Tim Maia lá em 1983.

O Descobridor Dos Sete Mares foi composta por Michel e Gilson Mendonça como uma espécie de continuação para outra música de Tim que também fala sobre praias, Do Leme Ao Pontal.

Ela Partiu

Já diziam os fãs de Tim Maia: se for pra sofrer, que seja com classe. Ela Partiu é uma das músicas do cantor que fala sobre fim de relacionamento, mostrando que ele já sabia o que era sofrência bem antes do surgimento do sertanejo universitário.

Um Dia de Domingo

Tim Maia não fazia muitas parcerias com outros cantores, mas, para nossa alegria, ele resolveu apostar em uma que deu muito certo. Um Dia de Domingo foi gravada por Tim e Gal Costa para o vigésimo álbum da cantora, Bem Bom, de 1985.

Não Quero Dinheiro

Quando falamos em Tim Maia, é impossível não lembrar dessa música. Lançada em 1971, Não Quero Dinheiro tem presença obrigatória em qualquer lista com os sucessos do cantor. A música foi composta por Tim e traduz bem o seu estilo de vida, muito mais passional do que racional.

Você

Você é uma música da época em que Tim ainda não havia estourado como cantor. A canção é uma composição dele que foi gravada por Eduardo Araújo em 1968. 

Depois de iniciar a carreira solo como cantor, Tim Maia também gravou a música e a lançou como parte de seu segundo álbum de estúdio, em 1971.

Primavera

Primavera foi lançada em 1969 em um vinil compacto ao lado da música Jurema. A canção também fez parte do primeiro disco lançado por Tim Maia, lá em 1970, e rapidamente se tornou um grande sucesso. Afinal, quem mais consegue cantar sobre as estações do ano com tanta emoção?

Azul da Cor do Mar

Essa música é uma prova da criatividade de Tim Maia como compositor: em 1969 ele estava hospedado no apartamento de um amigo e, num belo dia, ficou sozinho.

Sem nada pra fazer, ele ficou admirando um poster azul pregado na parede e foi daí que surgiu a letra de Azul da Cor do Mar. Criativo, né?

Gostava Tanto de Você

Gostava Tanto de Você é sem dúvidas uma das músicas mais conhecidas de Tim. Quem nunca se emocionou com ela com certeza ainda não prestou atenção de verdade na letra.

Muita gente acredita que a música fala sobre a morte de alguém, e houve até um boato de que seria sobre uma filha de seu compositor, Edson Trindade. No entanto, essa teoria já foi desmentida. 

Saiba mais sobre Tim Maia 

Sebastião Rodrigues Maia é o nome verdadeiro do cantor Tim Maia. Ele nasceu no dia 28 de setembro de 1942, no Rio de Janeiro, e cresceu na Tijuca, um famoso bairro da Zona Norte da cidade. Tim já mostrava gosto pela música desde criança e teria começado a compor aos 7 anos de idade. 

A primeira banda da qual Tim Maia participou foi Os Tijucanos do Ritmo, ainda na adolescência, ao lado de amigos do bairro. Em seguida, ele integrou o grupo The Sputniks.

Os Tijucanos do Ritmo
Os Tijucanos do Ritmo / Créditos: Divulgação

O sucesso de Tim Maia não veio rápido — foram anos de erros e acertos até que ele alcançasse de vez a fama. A consagração definitiva veio em 1970, com seu primeiro LP. Depois disso, Tim se firmou como o pai da música soul brasileira e se tornou um dos maiores nomes da MPB.  

Capa do primeiro LP de Tim Maia
Capa do primeiro LP de Tim Maia / Créditos: Divulgação

Além da voz super potente, Tim Maia também era conhecido pelo gênio difícil que tinha — e que lhe causou muitos problemas, apesar de ter se tornado uma de suas marcas. Participar de um show dele era uma grande expectativa, afinal, ninguém nunca sabia se ele ia aparecer ou não. 

Tim faleceu em 1998, aos 55 anos de idade, depois de passar mal durante uma apresentação em Niterói. Apesar da morte precoce, ele nos deixou uma lista enorme de sucessos pra matar as saudades. 

Continue ouvindo as melhores músicas do Tim Maia

Como já dissemos, a lista de sucessos é longa e não cabe em um post só. Agora que já sentiu um gostinho do rei do soul brasileiro, que tal continuar ouvindo? Dá o play nas músicas mais acessadas do Tim Maia!