Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba quem é Vitão, grande nome do pop nacional

Biografias · Por Renata Arruda

3 de Julho de 2021, às 12:00

O cantor e compositor paulistano Vitão surgiu no cenário musical em 2018 e já se tornou um dos grandes nomes do pop nacional atual. Aos 22 anos, o músico lançou grandes hits como Caderninho e Embrasa, além de ter feito parceria com importantes nomes da música.

Vitão
Créditos: Divulgação

Com apenas um álbum lançado, Vitão promete ter vindo para ficar. Atualmente, o artista tem se dedicado não apenas a compor e cantar, como também a dançar e, inclusive, produzir trabalhos de outras pessoas. E já avisa que o próximo trabalho está vindo por aí.

Se você ainda não sabe quem é Vitão, leia nosso post e descubra tudo sobre o cantor que tem dado o que falar!

Quem é Vitão?

Victor Carvalho Ferreira, mais conhecido como Vitão, nasceu em 18 de agosto de 1999 em São Paulo. Filho de uma advogada e um cabeleireiro, logo cedo, o menino começou a demonstrar talento para a música e começou a fazer aulas de violão.

Vitão e família
Vitão e família / Créditos: Divulgação

Em entrevista, ele contou: ouvia música com minha mãe e comecei a tirar as músicas no violão. Meu pai começou a achar isso meio fora do normal e me colocou para fazer aula. Já a habilidade de cantar floresceu um pouco mais tarde: aos 13 anos, durante uma peça de teatro na escola. Antes disso, ele tinha vergonha da própria voz.

A decisão de se tornar cantor

Contudo, foi a participação na peça que convenceu Vitão de que ele queria ser cantor:

Foram quatro dias de peça. Quando acabou eu tive total certeza de que eu queria seguir essa vida de compositor e cantor. Me senti muito diferente após isso, muito mais solto, mudou toda a minha ideia do que era eu como artista e comecei a me enxergar como cantor também.

Vitão na pré-adolescência
Vitão na pré-adolescência / Créditos: Divulgação

Aos 16 anos, Vitão passou a se dedicar à vida artística. Ele dava aulas de violão e também se apresentava em bares da cidade.

Geralmente, o único público eram seus amigos da escola e familiares. Ele tocava de quatro a cinco horas seguidas para ganhar 50 reais.

Primeiros passos de Vitão na música

Eu sei que para muitas pessoas é muito, principalmente no nosso país, mas, graças a Deus, o ‘bagulho’ vingou, declarou. Vitão estava se referindo à virada que ocorreu em sua carreira a partir de 2018, quando lançou seu primeiro single Tá Foda. Antes disso, ele havia passado três anos gravando apenas covers para o seu canal no YouTube.

Ainda em 2018, Vitão ainda lançou outros dois singles de sucesso: Te Liguei e Embrasa, música em parceria com o cantor Luccas Carlos, que alcançou milhões de visualizações e chegou até a ser cantada por Neymar em vídeo.

Na época, o cantor comemorou: Foi muito especial. Quando a parada chega nele é porque chega em um nível diferenciado. Não é nem pelo fato dele ter postado um vídeo, isso não vai me dar seguidor, não vai crescer tanto a música, mas o fato dele escutar a música e chegar no círculo social dele foi especial e importante.

Voltando um pouco ao passado, Vitão ainda estava no último ano do Ensino Médio quando conseguiu um estágio na Head Music, trabalhando nas férias como assistente de estúdio. Depois de terminar a escola, ele retornou à empresa e foi por meio dela que, mais tarde, conseguiu um contrato com a gravadora Universal Music.

Início da carreira de Vitão

Em 2019, Vitão lançou o single Caderninho antes de colocar na rua seu primeiro EP. Homônimo, o álbum traz cinco faixas, incluindo Café, música com a qual estourou nas paradas de sucesso pelo país.

Sobre o EP, Vitão revelou: ele foi 100% feito na minha casa com o violão. Comecei todas as músicas sozinho, como eu sempre fiz e depois levei as ideias para o estúdio. Isso trouxe uma parada muito íntima e minha para o EP, foi algo legal, um diferencial.

No mesmo ano, o cantor lançou ainda Edredom, colaboração com MC Davi, e Complicado, parceria com Anitta que rendeu muito o que falar.

Houve até boatos de que os cantores estivessem namorando, devido às trocas de mensagens carinhosas e beijos quentes. Mas tudo não passou de uma ação de marketing.

O sucesso de Vitão veio

Depois de Anitta, o cantor gravou com diversos parceiros ilustres como Ludmilla, Ivete Sangalo, Vitor Kley, Projota, Zeca Pagodinho e, claro, sua namorada Luísa Sonza. Com ela, lançou os singles Bomba Relógio e Flores. 

Inclusive, Vitão ainda chegou a subir ao Palco Sunsent no Rock in Rio 2019 para cantar com Projota e Giulia Be. O cantor comemora o sucesso: não imaginava que nessa idade eu já teria conseguido sucesso. Achei que demoraria mais! 

Segundo ele, minha vida mudou da água para o vinho mesmo. Passei a me sustentar, a ajudar minha família. Ter uma vida muito diferente, graças à música.

Vitão Rock in Rio
Vitão no Rock in Rio / Créditos: Divulgação

Primeiro álbum

Em 2020, Vitão lançou seu primeiro álbum cheio, Ouro. O álbum conta com várias participações, incluindo o single gravado com Anitta, e 7 Chamadas, em parceria com o colombiano Feid.

Capa do álbum Ouro, do Vitão
Capa do álbum Ouro / Créditos: Divulgação

Polêmicas e vida pessoal

Entretanto, nem tudo são flores. O cantor sofreu muito com haters na internet, principalmente após a circulação de um vídeo seu tocando uma versão acústica de Diário de Um Detento, dos Racionais MC’s. Ele, inclusive, chegou a dar um tempo das redes sociais.

Outra situação delicada aconteceu após Vitão assumir publicamente o namoro com Luísa Sonza. O anúncio causou polêmica, após parte do público acusar a cantora de ter traído seu ex-marido. No entanto, o casal soube contornar a situação.

Vitão e Luísa Sonza
Créditos: Divulgação

Na minha vida [a Luísa] é uma parte muito grande do significado de amor, a mulher com quem quero construir uma família e uma vida, declarou.

Próximos passos

Curtindo o sucesso que conquistou, e agora mais experiente, Vitão prepara seu segundo álbum. Dessa vez, ele afirma se afastar um pouco do assunto relacionamentos: tem bastante amadurecimento pessoal. Com esse segundo disco eu gostaria de mostrar para as pessoas o quão pessoal é a minha arte. 

Vitão
Créditos: Divulgação

Para o futuro, ele promete: Estou buscando crescer muito como cantor, dançarino, produtor musical, compositor… Estou compondo para outros artistas, produzindo para outros artistas. Quero ser parte da música brasileira como um todo, não só como Vitão. Quero trazer novas histórias, focar na dança para a música pop masculina brasileira.

As melhores do pop

Gostou de conhecer mais sobre Vitão? Então aproveita e vem conferir as 10 melhores playlists de pop pra você curtir!

Melhores playlists de pop

Confira também: