Samba-enredo Rosas de Ouro 2024: saiba tudo sobre o tema

Conheça o samba-enredo Ibira 70!, que homenageia um dos grandes simbolos da capital paulista!

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

7 de Fevereiro de 2024, às 12:00


O Carnaval de São Paulo coleciona desfiles inesquecíveis, que emocionam e contagiam o público. Um dos destaques deste ano, que promete muitas emoções na avenida, é o samba-enredo da Rosas de Ouro para 2024. 

Fundada em 1971, a Sociedade Rosas de Ouro tem a tradição de sempre trazer elementos e figuras típicas da cidade de São Paulo para os seus desfiles. Porém, há quase 20 anos, as temáticas não mais se voltavam para a capital paulista. 

Samba-enredo da Rosas de Ouro 2024, Ibira 70!
Créditos: Divulgação

Neste ano, a escola de samba paulistana, também chamada de Roseira pelos foliões, voltou às suas origens. Ela decidiu homenagear um dos principais cartões postais de São Paulo, o Parque Ibirapuera, com o samba-enredo Ibira 70!.

Confira, a seguir, a nossa análise completa do samba-enredo da Rosas de Ouro 2024 e todo o significado por trás da sua letra. 

Ibira 70!: análise do samba-enredo da Rosas de Ouro 2024

O tema de Ibira 70!, samba-enredo da Rosas de Ouro 2024, foi idealizado pelo carnavalesco Paulo Menezes, que já está à frente da escola há quase 3 anos. 

A letra foi escrita por apenas três compositores, algo incomum para as músicas de Carnaval. São eles: Vaguinho, Marcus Boldrini e Rapha SP. A interpretação principal ficou por conta do sambista Carlos Júnior.

No dia 3 de junho de 2023, a Sociedade Rosas de Ouro e o público em geral conheceu o tema deste ano da escola de samba. A ideia é exaltar o Parque Ibirapuera, um dos símbolos da cidade de São Paulo e motivo de orgulho pelos paulistanos. 

O clipe de Ibira 70!

O sambista Carlos Júnior aparece no clipe do samba-enredo, cantando e animando o público. 

Também aparecem imagens belíssimas da paisagem do Parque Ibirapuera e de pessoas frequentando esse espaço, praticando diversas atividades como piquenique, caminhada e esportes no geral, que são comuns no local.

Os integrantes da escola de samba também fazem parte do vídeo, representando a Rosas de Ouro e trazendo uma prévia dos figurinos que apresentarão na avenida. 

A importância do Parque Ibirapuera 

O Parque Ibirapuera é um espaço de mais de 1.500.000,00 m² e abriga uma vasta área verde, com espécies da fauna e da flora brasileiras, e espaços arquitetônicos e artísticos. Além disso, também é palco de diversas manifestações culturais e esportivas. 

O espaço recebe cerca de 4,5 milhões de visitantes por ano. Ele está localizado na Zona Sul da cidade e foi inaugurado no dia 21 de agosto de 1954, em comemoração aos 400 anos de São Paulo. 

Parque Ibirapuera
Créditos: Divulgação

A sua importância é tão grande que, em 2015, o Parque Ibirapuera apareceu na lista de 10 melhores parques do mundo, publicada pelo jornal The Guardian

Os paulistanos o chamam carinhosamente de “Ibira”, daí o título do samba-enredo da Rosas de Ouro 2024, que comemora o aniversário de 70 anos do Parque Ibirapuera. 

Ibira 70!: análise das principais estrofes do samba-enredo

A Roseira promete emocionar os foliões logo no início da letra de Ibira 70!. Na primeira estrofe, essa intenção é relevada a quem acompanha a escola de samba na avenida.

O verbo amanhecer traz a ideia de início de um novo dia, mas também de uma nova temática da Rosas de Ouro, “abrindo as alas” para o Carnaval de 2024. 

Amanheceu

Que tal a gente erguer as mãos pro céu

E agradecer a Deus

O prazer de estar aqui

Prepare o seu coração

Sou capaz de apostar

Minha Roseira vai te emocionar

Em seguida, os compositores dão ideia do tema da canção. Verbos como renascer e florescer evocam ações da natureza, principal componente do Parque Ibirapuera.

Trazer a paz no caos

Esse é um espaço que promete trazer paz no caos”, como é mencionado na letra. No meio da correria de uma cidade tão agitada como São Paulo, uma extensa área verde proporciona calmaria e tranquilidade aos seus habitantes. 

O verso O avesso do avesso ser normal sugere a quebra de padrões e a celebração da diversidade, algo que a gente sempre encontra no Carnaval. 

Bom dia, é carnaval!

Vem ver a esperança renascer

Eu vi um lindo sonho florescer

Nós todos somos um

Trazer a paz no caos

Fazer a nossa essência se expressar

O avesso do avesso ser normal

Nesse solo ancestral

Árvore de amores, meu Ibirapuera

O refrão indica o foco do samba-enredo da Rosas de Ouro 2024: o Parque Ibirapuera. Uma árvore de amores, que ocupa o coração dos paulistanos e de todas as pessoas que decidiram chamar a cidade de São Paulo de lar. 

Nasce com as flores, quase primavera

Árvore de amores, meu Ibirapuera

Presente que o passado deixou para a cidade de São Paulo

O Parque Ibirapuera, além de sua importância na cultura, na arte e no esporte, também ressalta a necessidade de preservação da natureza, em meio a uma selva de concreto. Assim, a sua variedade de árvores e outras plantas proporciona um ar mais renovado e limpo para a cidade grande.

Sem falar no espaço para pausa e relaxamento, onde as pessoas podem se reconectar consigo mesmas, praticar uma atividade física, meditar ou simplesmente apreciar a vista, contemplar o infinito. 

Ao final do samba-enredo, há a menção ao bairro da Brasilândia, local de fundação da Rosas de Ouro. Então, apesar de exaltar um espaço localizado na Zona Sul de São Paulo, a escola não se esquece de suas origens. 

É presente que o passado nos deixou

Futuro para sempre a preservar

Espaço verde onde o tempo para

Transforma toda energia do ar

Reduto do esporte, da arte e cultura

Saúde mais pura, corpo e mente sãos

É tão bonito contemplar o infinito

Rosas, pra comemorar, cantar pra você

Chegou a Brasilândia com toda humildade

Mostrando sua identidade

Relembre as marchinhas de Carnaval que marcaram época

Deu para perceber que o samba-enredo da Rosas de Ouro 2024 promete muito no Carnaval de São Paulo. Pensando nisso, que tal relembrar as melhores marchinhas de Carnaval, para entrar no clima da folia? 

Marchinhas de carnaval

Você também pode se interessar por:


Leia também