Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Biografia de Selena Quintanilla: a eterna estrela da música latina

Conheça a biografia de Selena Quintanilla, considerada a Rainha do Tex-Mex.

Biografias · Por Rafaela Damasceno

5 de Julho de 2023, às 12:00

As estrelas da música nem sempre conseguem mostrar todo o seu talento, porque uma tragédia pode encerrar suas vidas. Foi o caso de Selena Quintanilla, que tem uma biografia que você precisa conhecer.

Selena Quintanilla
Créditos: Divulgação

Ela é considerada uma das cantoras mais importantes da história da música latina. Afinal, apesar de ter tido uma carreira curta, a artista chegou a vender mais de 18 milhões de discos.

Além disso, ela é considerada a Rainha do Tex-Mex. O gênero é uma mistura de música regional mexicana com pop e, durante os anos 90, ganhou bastante popularidade nos Estados Unidos, graças à Selena e a seus hits inesquecíveis.

Quer saber mais sobre esses e outros fatos marcantes da biografia de Selena Quintanilla? Conheça sua vida a seguir.

Selena Quintanilla: a biografia da rainha do Tex-Mex

A biografia de Selena Quintanilla seria o retrato do “sonho americano”, se ela não tivesse sido vítima de uma terrível tragédia. Nascida em família humilde, a jovem conquistou o estrelato com seu talento e determinação em seguir carreira na música.

Saiba todos os detalhes dessa trajetória inspiradora mas, ao mesmo tempo, triste e cheia de mistérios.

A infância musical na família Quintanilla

Selena Quintanilla-Pérez nasceu no dia 16 de abril de 1971, em Lake Jackson, no Texas. Os pais, Abraham Quintanilla e Marcella Samora, eram imigrantes mexicanos e descendentes de indígenas cherokees.

Ainda na infância, Selena se mudou para uma cidade vizinha, Corpus Christi. Lá, seus pais abriram um restaurante.

Selena e Los Dinos
Créditos: Divulgação

Sua primeira influência na música foi seu pai, que era músico e até teve uma banda na juventude, a Los Dinos. Ao perceber que Selena tinha talento musical, comprou uma bateria, uma guitarra e um microfone e formou o grupo Selena y Los Dinos, composta pela garota e seus dois irmãos mais velhos, Suzette e Abraham.

Os primeiros shows da banda aconteciam no restaurante da família Quintanilla. Porém, aos poucos, Selena y Los Dinos começaram a se apresentar em festas e outros locais da cidade.

Crise na família e o primeiro disco lançado

Os altos impostos e a política anti-imigração, que vigorava durante o governo Reagan, foram os principais motivos para a falência do restaurante dos Quintanilla. Sem condições financeiras, eles se mudaram para a casa de parentes

Nesse período, a principal fonte de renda familiar era a banda Selena y Los Dinos. Em paralelo, a mãe trabalhava como costureira, e o pai, como sapateiro.

Com o tempo, Selena começou a participar de concursos musicais e venceu alguns. Foi então que, em 1984, aos 13 anos, a cantora gravou seu primeiro disco, Mis Primeras Grabaciones.

Selena Quintanilla e o estilo Tejano

Na década de 80, poucas eram as mulheres que se arriscavam no estilo Tejano ou Tex-Mex. Por isso e também por seu talento inigualável, Selena começou a chamar a atenção de grandes nomes da indústria musical do Texas.

Tanto que, em 1987, ela venceu o Tejano Award como Melhor Vocalista Feminina. Esse reconhecimento concedeu à cantora o título de “nova Gloria Estefan” e um contrato com uma grande gravadora.

Em 1988, a cantora lançou mais dois álbuns: Preciosa e Dulce Amor. Sem falar no contrato milionário com a Coca-Cola, de quem seria garota propaganda até o fim da vida.

O amor do público e o casamento escondido

Com shows em todos os cantos do país e fãs fiéis, Selena tinha alcançado o sonho de ser estrela. A sua voz potente, mas também sensível e emocionante, conquistava cada vez mais admiradores.

Além disso, por ser americana, mas descendente de mexicanos e indígenas, Selena conseguia transitar pelas mais variadas culturas que compõem os Estados Unidos. Assim, ela acabou se tornando um verdadeiro símbolo da luta contra o preconceito cultural.

Selena Quintanilla e Chris Perez
Créditos: Divulgação

Nessa época, um novo guitarrista, Chris-Pérez, passou a integrar a banda de Selena. Logo, os dois começaram a namorar. A princípio, o pai da cantora não gostou do namorado e a proibiu o relacionamento.

Mas Selena e Chris continuaram namorando escondidos do pai dela, enquanto o resto da família sabia. Depois de três anos, o casal se casou, em abril de 1992, ainda sem o consentimento de Abraham e sem nenhuma testemunha. Só depois de casada é que Selena lhe contou sobre o casamento.

O auge da carreira de Selena

O primeiro disco de grande sucesso da artista foi Entre a Mi Mundo, de 1992. Ele ficou em primeiro lugar na parada de música mexicana da Billboard durante 8 meses consecutivos. Sua principal faixa é uma das melhores de Selena, Como La Flor.

Em 1994, a cantora alcançou dois grandes marcos em sua carreira: venceu o Grammy de Melhor Álbum Mexicano-Latino e estava no topo das paradas com a música Amor Prohibido.

No mesmo ano, Selena entrou no mundo da moda, com a rede de lojas Selena Etc. A cantora já era considerada um ícone fashion e tinha seus looks copiados pelas fãs. Como a maioria era de sua autoria, ela resolveu criar a própria marca para que outras jovens também pudessem se vestir como ela. 

O mercado dos Estados Unidos

Foi também nessa época que Selena gravou o seu primeiro disco em inglês e a faixa Dreaming of You foi um grande sucesso. Era o primeiro passo para que ela conquistasse o mercado norte-americano, que tanto desejava alcançar.

Selena também estava iniciando carreira em Hollywood, com uma participação no filme Don Juan DeMarco, estrelando Johnny Depp.

A chegada de Yolanda Saldívar 

Yolanda Saldívar era uma fã da cantora de longa data, desde o início de sua carreira, e estava presente em quase todos os seus shows.

O pai de Selena era o seu empresário e, no início dos anos 90, muito atribulado com o trabalho, acabou aceitando a ajuda de Yolanda Saldívar para auxiliá-lo na criação de um fã-clube para Selena.

Selena Quintanilla e Yolanda
Créditos: Divulgação

Apesar de ser enfermeira, ela mentiu e disse que tinha experiência em administração de empresas. Com o tempo, Yolanda foi nomeada gerente da Selena Etc. e ainda cuidava da agenda de Selena. Assim, ela não saía mais de perto da artista.

O início do fim

Nesse período, algumas fãs de Selena começaram a enviar cartas à cantora, reclamando que tinham comprado roupas na loja, mas não haviam recebido as peças.

A cantora e seu pai, então, confrontaram Yolanda, e descobriram que ela estava roubando dinheiro da empresa e tinha escondido documentos da contabilidade.

Embora estivesse decepcionada com a amiga, Selena chegou a confidenciar ao marido que queria manter a amizade com Yolanda, porque gostava muito dela. 

Na manhã do dia 31 de março de 1995, a mulher marcou um encontro com Selena em um hotel, para lhe entregar todos os documentos contábeis que havia escondido e também provar sua inocência.

No encontro, as duas discutiram e Yolanda sacou uma arma da bolsa. Selena, muito assustada, tentou fugir, mas acabou sendo baleada nas costas.

A morte de Selena Quintanilla

Apesar de estar baleada, Selena conseguiu rastejar até a recepção do hotel e informar que tinha levado um tiro. Prontamente, ela foi levada ao hospital, mas acabou não resistindo à hemorragia. Aos 23 anos de idade, Selena Quintanilla faleceu.

Yolanda foi condenada à prisão perpétua, com a possibilidade de pedir liberdade condicional em 2025.

O legado de Selena

Selena se tornou ainda mais famosa após sua trágica morte. O crime foi capa dos principais jornais do país e do mundo, e muitos artistas, como Madonna e Gloria Estefan, manifestaram suas condolências. 

Depois de 1995, muitas meninas que nasceram no Texas receberam seu nome. O então governador texano, George W. Bush, declarou o dia 16 de abril como “Selena Day” no Estado. E a família Quintanilla criou a Fundação Selena, para ajudar crianças carentes.

Em 1997, um filme sobre a sua vida, Selena, foi lançado, com Jennifer Lopez no papel principal. Na Netflix, está disponível a produção Selena: The Series, de 2021, e, no Prime Video, temos a série O Segredo de Selena, de 2018.

Até hoje, Selena é considerada a Rainha do Tex-Mex, e seu talento e estilo únicos continuam a inspirar cantoras e jovens de todo o mundo.

Fique por dentro da música pop em espanhol

Gostou de conhecer a biografia de Selena Quintanilla? Entre no clima do estilo latino com a nossa lista de melhores músicas pop em espanhol!

Músicas pop em espanhol

Leia mais: