Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Você conhece o real significado da música Eva?

Analisando letras · Por Rafaela Damasceno

3 de Outubro de 2019, às 20:00

Não importa a sua idade: se você é brasileiro, certamente já pulou algum Carnaval ao som de Eva. Esse grande sucesso foi lançado em 1997 e até hoje embala bloquinhos, festas, casamentos e formaturas.

Ao som da Banda Eva, um dos maiores nomes do axé brasileiro, a canção acabou se transformando no hino do grupo. Além disso, também contribuiu para consolidar a carreira da sua vocalista na época, a cantora Ivete Sangalo.  

Banda Eva
Créditos: Divulgação

O que muita gente nem imagina é que a música Eva carrega um significado que envolve muito mais do que energia positiva: são referências à Bíblia misturadas a um possível fim do mundo e a uma história de amor. 💕 

Quer entender melhor essa história? Vem com a gente! 

Afinal, qual é o significado da música Eva

Para quem ainda não sabe, a música Eva é, na realidade, uma regravação de uma versão da banda Rádio Táxi, de 1983. A letra original foi escrita em italiano, por Umberto Tozzi, e a versão brasileira é uma tradução literal para o português.  

No mesmo ano, várias bandas gravaram essa música ao redor do mundo, em seus respectivos idiomas. Aqui no Brasil, ela ficou nas paradas de sucesso durante muito tempo. 

Apesar de parecer um pouco viajada, a letra se encaixa muito bem ao contexto histórico da época: era o final da Guerra Fria e as pessoas estavam com medo de bombas atômicas e de ataques nucleares 😱 

Deve ser por isso que o clipe da Rádio Táxi retrata todos esses acontecimentos. Ele é cheio de foguetes, de bombas e de imagens pra lá de psicodélicas. Dá só uma olhada:

Mesmo que você não conheça o momento em que a música original foi lançada, é possível perceber o seu significado pela letra, que tem muitas referências bíblicas e detalhes sobre um futuro sem muitas esperanças para o ser humano. 

Bem diferente do clima de alegria e descontração que envolve o Carnaval, né? Olha só, com a galera pulando e cantando a música em um show da Banda Eva assim, nem parece que estão cantando sobre um tema tão assustador:

Análise da música Eva

Logo nos primeiros versos, você já pode ter alguma ideia sobre o tema. O narrador leva um susto ao acordar de manhã e perceber que o Sol desapareceu e a aventura humana na terra está chegando ao fim:

Meu amor, olha só, hoje o sol não apareceu
É o fim da aventura humana na Terra

Diante desse acontecimento, ele logo se despede da Terra:

Meu planeta, adeus
Fugiremos nós dois na arca de Noé
Olha bem, meu amor, o final da odisseia terrestre

O homem que narra a canção, então, resolve declarar o seu amor para a mulher amada. Depois, afirma que os dois serão os únicos habitantes da Terra, assim como Adão e Eva: 

Sou Adão e você será
Minha pequena Eva (Eva)
O nosso amor na última astronave (Eva)
Além do infinito eu vou voar
Sozinho com você

Em uma nave espacial, uma espécie de Arca de Noé, eles fugirão para longe. E, pensando no que diz a Bíblia, é bem possível que irão povoar juntos um novo planeta… 

Afinal, a música é também uma declaração de amor eterno, em pleno fim do mundo. Dá pra sentir todo o romance neste trecho, em que o homem diz que esse sentimento é a força que o mantém vivo:

Me abraça pelo espaço de um instante (Eva)
Me cobre com teu corpo e me dá
A força pra viver

Lembra que nós falamos sobre o contexto da Guerra Fria na letra? Pois é, dá uma lida neste trecho a seguir:

E pelo espaço de um instante
Afinal, não há nada mais que o céu azul
Pra gente voar
Sobre o Rio, Beirute ou Madagascar
Toda a Terra reduzida a nada, nada mais
E minha vida é um flash (flash)
De controles, botões anti-atômicos

A ideia de que a Terra podia ser reduzida a pó simplesmente apertando um botão estava muito presente no imaginário (e nos pesadelos) do pessoal da época 😅

Agora que você descobriu o real significado da música Eva, será que vai ouvi-la da mesma forma nas próximas vezes? Só não vale ficar se lamentando pelo apocalipse, hein? 😆

Polêmicas à parte, é inegável que ela foi um importante marco na carreira da Banda Eva. Quer conhecer melhor a história da banda? A gente conta também:  

Um pouco mais sobre a Banda Eva

A Banda Eva, ou simplesmente EVA, surgiu como um grêmio estudantil em 1977, em Salvador. Em 1980 esse grêmio virou um bloco, e, em 1993, empresários perceberam o seu potencial para se tornar uma banda. 

Nos primeiros anos, a EVA foi liderada pela vocalista Ivete Sangalo, e fez muito sucesso no Nordeste. Mais tarde, ganhou destaque nacional com o disco Beleza Rara e, logo após, com Banda Eva Ao Vivo. Foi neste álbum que surgiu a música Eva.

Capa do álbum Beleza Rara, da Banda Eva
Capa do álbum Beleza Rara / Créditos: Divulgação

Em 1999, Ivete deixou o grupo para seguir carreira solo. A cantora cedeu lugar para Emanuelle Araújo. Depois dela, Saulo Fernandes e Felipe Pezzoni também assumiram os vocais da banda. 

Com mais de 40 anos de história, a Banda Eva já vendeu cerca de 8 milhões de discos e se tornou um dos grupos mais reconhecidos do Brasil. E ela também se consagrou como um dos principais blocos do Carnaval de Salvador.

Continue ouvindo a banda Eva

Agora que você já sabe tudo sobre a música Eva e a própria Banda Eva, que tal entrar de vez no clima gostoso do axé e da festa mais animada do mundo? Ouça a nossa seleção de carnaval das antigas e relembre os dias de folia! 🙌

Playlist Carnaval das antigas