Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Trilha sonora Ghost – Do Outro Lado da Vida: músicas que marcaram

Trilhas sonoras · Por Ana Paula Marques

2 de Março de 2022, às 12:00

Mais de três décadas atrás, a trilha sonora Ghost – Do Outro Lado da Vida (1990) embalava o romance de Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore), emocionando milhões de espectadores nos cinemas do mundo todo.

O filme conta a história de um casal separado por uma morte prematura e seu amor, capaz de superar as barreiras da vida.

Você gostou de Ghost e quer relembrar as cenas mais emocionantes do filme? Vem conhecer um pouco mais sobre a trilha sonora do filme que marcou os anos 1990!

As músicas da trilha sonora Ghost – Do Outro Lado da Vida

Assim como outros grandes sucessos do cinema, como Titanic e O Poderoso Chefão, Ghost tem uma trilha sonora basicamente instrumental.

Mais que isso: apenas a primeira faixa tem letra, prova de que Maurice Jarre sabia como tocar seus espectadores sem uma só palavra!

Prepare o lencinho para conhecer os sucessos da trilha sonora Ghost – Do Outro Lado da Vida!

Unchained Melody

Música-tema do casal Sam e Molly, Unchained Melody, interpretada por The Righteous Brothers, é considerada uma das melhores baladas românticas de todos os tempos.

A música disputou o Oscar de Melhor Trilha Sonora duas vezes: em 1955, no filme Unchained, e em 90, depois de ser “requentada” para a trilha sonora do filme Ghost – Do Outro Lado da Vida.

Escrita por Alex North, a única música com letra no álbum já foi regravada por Elvis Presley, Liberace, Roy Hamilton e centenas de outros artistas em diversos idiomas.

Ghost

Uma das versões instrumentais de Unchained Melody, Ghost ganhou um arranjo diferente para se tornar uma das músicas mais emocionantes da trilha sonora do filme Ghost: a faixa embala a despedida final de Sam e Molly!

Sam

Sam é uma música instrumental que mostra o drama do personagem principal do longa. A faixa toca desde os momentos que antecedem a morte de Sam até sua constatação de que não está mais vivo.

Ditto

A faixa Ditto começa com uma pegada romântica e evolui para um som mais caótico, com influências do jazz para representar a jornada do casal Molly e Sam.

O nome da música também foi cuidadosamente escolhido: sempre que Molly dizia amar Sam, ele respondia apenas com “ditto”, que, em inglês, significa “idem”.

Carl

Carl mistura batidas de baixo, bateria e piano para mostrar a volatilidade do grande antagonista do filme (Tony Goldwyn), que contratou o assassino que matou seu velho amigo Sam.

Molly

Faixa mais curta do álbum, Molly traduz em música a personalidade e a jornada da protagonista do longa com uma batida progressiva e otimista, digna de animações da Disney, embalada por instrumentos de orquestra.

Unchained Melody (Orchestral Version)

A sétima faixa do álbum é uma versão instrumental da música-tema do filme. Unchained Melody (Orchestral Version) é bastante utilizada nas cenas em que Sam tenta fazer com que Molly sinta a sua presença.

Ghost (End Credits) 

Versão estendida da segunda faixa do álbum, Ghost (End Credits) é tocada durante a exibição dos créditos do filme. 

Fire Escape

Uma das faixas-bônus do álbum, Fire Escape embala a principal cena de ação de Ghost, quando Sam confronta Carl e assiste à morte acidental do vilão.

Oda Mae and Carl

A última música da trilha sonora do filme Ghost, Oda Mae and Carl, é o pano de fundo da cena em que Carl finalmente constata que a Oda Mae realmente consegue se comunicar com o espírito de Sam.

Mais sobre o filme e a trilha sonora de Ghost: Do outro lado da vida

Com bilheteria de mais de US$ 500 milhões, Ghost – Do Outro Lado da Vida foi considerado um divisor de águas nas carreiras já consagradas de Patrick Swayze e Demi Moore, que encantaram os espectadores com seu amor além da vida.

Patrick Swayze e Demi Moore
Patrick Swayze e Demi Moore em Ghost – Do Outro Lado da Vida. Créditos: Divulgação.

Os coadjuvantes Tony Goldwyn e Whoopi Goldberg também roubaram a cena: a atriz levou o Oscar, o Bafta e o Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante por sua atuação como Oda Mae Brown, uma médium que ajuda Sam a se vingar de seu assassino.

Com tanto reconhecimento assim, nada mais justo que uma trilha sonora de respeito, assinada pelo francês Maurice Jarre, que também foi responsável pelas músicas de outros sucessos das telonas, como Lawrence da Arábia e Mad Max!

Ghost: filme e música estouram nas telas e nas rádios

Segunda maior bilheteria de 90, Ghost quase virou série de TV, ficou perto de levar o Oscar de Melhor Trilha Sonora e foi um grande sucesso nas rádios, vendendo mais de 1,5 milhão de cópias e certificados de ouro e platina na Ásia, Europa e América do Norte.

A falta de reconhecimento da Academia não impediu que a trilha sonora Ghost caísse no gosto do público, especialmente por Unchained Melody, balada do dueto The Righteous Brothers.

Lançada em 1955, a faixa só estourou depois do lançamento do filme e se tornou uma das baladas mais gravadas do século XX, com versões em vários idiomas!

O sucesso foi tão grande que a música foi a mais ouvida de 1990 e superou hits de Madonna, Elton John e Sinead O’Connor!

Conheça as 10 melhores trilhas sonoras da história do cinema 

Curtiu a trilha sonora Ghost – Do Outro Lado da Vida? Aproveite para conhecer as melhores trilhas sonoras da história da sétima arte!

Fizemos uma superseleção com faixas inesquecíveis de gigantes das bilheterias, como Titanic, Dirty Dancing e muito mais!

Melhores trilhas sonoras do cinema