Samba Enredo 2002 - Xeque-mate
G.R.E.S. Gaviões Da Fiel (SP)
Xadrez Social: A Metáfora da Gaviões da Fiel no Carnaval
A música "Samba Enredo 2002 - Xeque-mate" da escola de samba Gaviões da Fiel é uma obra que utiliza o jogo de xadrez como metáfora para discutir questões sociais e políticas do Brasil. A letra inicia com a afirmação de identidade da escola, que se compara a um rei no tabuleiro da vida, simbolizando a força e a nobreza de seus ideais. O Carnaval é apresentado como o momento de celebração e expressão dessa identidade.
A narrativa então se desloca para referências ao Oriente, com menções a "mil e uma noites" e ao vento que leva o canto da escola, trazendo histórias de paixões e romances. O "Chaturanga", mencionado na letra, é um antecessor do xadrez originário da Índia, sugerindo que o jogo é tão antigo quanto as histórias que ele pretende contar. A dança das pedras, ou seja, o movimento das peças no jogo, é usada para representar a luta do povo, comparando o peão, a peça mais humilde do xadrez, à luta do cidadão comum para sobreviver diante de adversidades como o FMI (Fundo Monetário Internacional), aqui representado como um cavalo alado e mal intencionado.
A música clama por um Brasil mais justo, onde o povo dê um "xeque" na corrupção e na impunidade, utilizando o termo do xadrez que indica um ataque direto ao rei adversário. A bateria da escola é a força que sacode a multidão, e a esperança de mudança é reforçada com a fé de que o país possa se transformar, trazendo felicidade para seu povo. A letra é um apelo por integridade e uma celebração da cultura e da resistência brasileira.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Gaviões Da Fiel (SP) e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: