Burrerita
Luis Alberto del Parana
Resiliência e Luta: A Narrativa de 'Burrerita' por Luis Alberto del Parana
A música 'Burrerita', interpretada por Luis Alberto del Parana, é uma expressão poética que retrata a vida árdua de uma trabalhadora paraguaia. A letra, escrita por Antonio Ortiz Mayans com música de Félix Pérez Cardozo, descreve a rotina diária de uma mulher que, desde o amanhecer, enfrenta adversidades climáticas para vender seus produtos no mercado. A canção destaca a resiliência e a força dessa mulher, que não se deixa abater pela chuva ou pela geada, simbolizando o 'dolor de un mba´asy' (dor de uma doença), uma metáfora para as dificuldades enfrentadas.
A narrativa da música também enfatiza a perseverança e a paciência como virtudes cultivadas pela protagonista ao longo de sua vida de penúrias. Essas características são vistas como ensinamentos essenciais para manter-se forte ('mbarete') diante das adversidades. A repetição de suas jornadas, sem distinção entre os dias da semana, ilustra a constante luta pela sobrevivência, sem espaço para descanso ou lazer ('pytu´u').
'Burrerita' não é apenas uma música, mas um retrato social que homenageia a tenacidade das trabalhadoras paraguaias. Luis Alberto del Parana, através de sua interpretação, e os criadores da obra, usam a figura da 'burrerita' para simbolizar a luta diária de muitas mulheres que, apesar das adversidades, continuam a trilhar seus caminhos com dignidade e coragem. A canção se torna um abraço poético ('kunu´ü'), reconhecendo e valorizando a jornada dessas mulheres resilientes.
O significado desta letra foi gerado automaticamente.
Comentários
Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra
Faça parte dessa comunidade
Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Luis Alberto del Parana e vá além da letra da música.
Conheça o Letras AcademyConfira nosso guia de uso para deixar comentários.
Enviar para a central de dúvidas?
Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.
Fixe este conteúdo com a aula: