Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login
exibições de letras 2.596

Scared Of Fear

Pearl Jam

A Dança da Dor, da Perda e do Medo em 'Scared Of Fear', da banda Pearl Jam

Mais uma vez a banda Pearl Jam demonstra sua habilidade em compor letras comoventes e emotivas enquanto utiliza batidas poderosas e envolventes, como no caso de "Scared Of Fear", a música de abertura do décimo oitavo álbum da banda, o "Dark Matter", lançado em 2024. Os versos iniciais da canção demonstram a verdade que amedronta o narrador: não temos controle de nada na vida, apesar de às vezes gostarmos de acreditar que sim ("we all like control, I surrender to you, dear"). Nesse sentido, vem à tona os questionamentos sobre possíveis erros cometidos e a sensação de estar fora de sintonia com a pessoa amada, mas para essas perguntas quase nunca é possível ter uma resposta imutável e absoluta.

Nesse sentido, o refrão também suscita a dúvida: mesmo que o eu lírico acredite que a pessoa amada está tendo atitudes para machucar a si e o próprio narrador, como em "I think you're hurting yourself just to hurt me", o quanto isso é verdade? Essas atitudes não podem ser o resultado de um conflito interno, numa batalha entre seus medos e vulnerabilidades? Nessa estrofe, também é apresentada a antiga vida do casal: eles tinham um relacionamento feliz, estrelas do seu próprio filme, quando a situação muda, e sua companheira vai embora ("all around my head, as if you never left").

Por meio das perguntas, percebemos que o narrador parece não ter certeza quem foi o responsável por essa mudança no relacionamento, mas, sendo o ser humano um animal por vezes orgulhoso, é difícil admitirmos a derrota ou abrirmos mão do que queremos. O narrador, por também se sentir assim, entra num conflito interno entre a vontade de fazer a relação funcionar ("oh, let me fall at your feet") e, ao mesmo tempo, mudar seus erros, como vemos no verso "why must I be compelled to admit defeat?".

O refrão mais uma vez relembra a nostalgia de tempos mais felizes, quando o casal ria, cantava e dançava juntos, o que contrasta com a realidade atual de sofrimento e desentendimento. Essa dualidade entre o passado feliz e o presente doloroso é uma metáfora poderosa pra fragilidade das relações humanas e como elas podem se deteriorar com o tempo, às vezes escorrendo entre os nossos dedos, sem nos darmos conta de que a situação está se tornando insustentável para um dos lados.

Por fim, as vozes na cabeça do narrador simbolizam constantemente a confusão mental e emocional que ele está enfrentando. Ele se pergunta se perdeu uma amiga, sua companheira, e se questiona sobre o que eles se tornaram. Parece não haver mais tempo de consertar o que foi quebrado e essas vozes se tornam cada vez mais altas, mesmo que ele não queira desistir e encarar a realidade de que sua amada não vai mais voltar. Esses versos demonstram a luta contra o medo de perder alguém que se ama e a tentativa de manter a esperança viva, mesmo diante da dor e da improbabilidade, o que nem sempre é o melhor caminho a se seguir.

Adicionar à playlist Tamanho Cifra Imprimir Corrigir
Composição: Stone Gossard / Mike McCready / Matt Cameron / Jeff Ament / Eddie Vedder / Andrew Watt. Essa informação está errada? Nos avise.

O significado desta letra foi gerado automaticamente.

Enviada por Thienrry e traduzida por Maria. Viu algum erro? Envie uma revisão.


Comentários

Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

0 / 500

Faça parte  dessa comunidade 

Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de Pearl Jam e vá além da letra da música.

Conheça o Letras Academy

Enviar para a central de dúvidas?

Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

Fixe este conteúdo com a aula:

0 / 500


Opções de seleção