Pular para o conteúdo

Como dizer “carta” em coreano?

Aprenda como dizer “carta” em coreano e descubra a estrutura da carta no idioma, como remetente, destinatário, data e cumprimentos.

Coreano · Por Agueda Kim

22 de julho de 2023, às 12:00

Você já recebeu cartas, daquelas físicas mesmo? No mundo atual dominado pela tecnologia, enviar cartas físicas se tornou menos comum. 

No entanto, algumas pessoas ainda apreciam a prática de escrever cartas para expressar carinho ou até para declarar seu amor. Na Coreia, por exemplo, é comum escrever cartas para os seus artistas favoritos. 🥰

Pensando nisso, hoje vamos aprender como se diz “carta” em coreano e ver como as cartas coreanas são estruturadas! Prepare papel e caneta, e vamos começar!

“Carta” em coreano e vocabulários relacionados

A palavra “carta” em coreano é 편지 (/pyeonji/). Veja como ela soa:

É possível especificar o tipo de carta, por exemplo: uma carta escrita à mão, é um 손편지 (/sonpyeonji/) e uma carta de amor é um 연애편지 (/yeonepyeonji/).

Seja qual tipo de carta for, escrevemos elas em 편지지 (/pyeonjiji/, papel de carta), colocamos em 편지 봉투 (/pyeonji bongtu/, envelope de carta), colamos um 우표 (/upyo/, selo postal) e as mandamos pelo 우체국 (/ucheguk/, correio). 

E, claro, podemos usar muitos outros materiais escolares especiais além do papel e da caneta para enfeitá-las. Mas, esses costumam ser os preparativos básicos.

Tendo os preparativos, vamos ver como escrever uma carta em coreano?

Estrutura básica de cartas coreanas

Vamos ver a estrutura das cartas coreanas, parte por parte!

1. Destinatário

O primeiro elemento da carta em coreano é o 받는 사람 (/batneun saram/), a pessoa que receberá a carta. O destinatário pode ser informado de duas maneiras: 

OO에게 (/ege/)OO께 (/ke/)

O espaço vazio (OO) é preenchido pelo nome ou pronome de tratamento do destinatário e é escrito no canto superior esquerdo da folha.

As duas estruturas indicam “Para fulano”, mas a diferença é que 께 é a versão honorífica. Portanto, devemos usá-la quando nos referimos a pessoas de hierarquia mais alta que a nossa. 

2. Cumprimentos

Em seguida, vem os primeiros cumprimentos: os 첫인사 (/cheot-insa/). A parte em que dizemos “Olá, tudo bem? Como você tem passado?” e nos introduzimos brevemente. 

A letra de Hello, It’s Me de 4MEN reproduz bem um formato básico muito usado em primeiros cumprimentos de cartas, veja:

안녕, 나야 잘지내지? 요즘 날씨 많이 춥지?

/annyeong, naya jaljinaeji yojeum nalssi manhi chupji/

Olá, sou eu, como você está? Está muito frio esses dias, né?

요즘 감기 독하던데 감기 조심하고

/yojeum gamgi dokhadeonde gamgi josimhago/

Parece que a gripe está pesada esses dias, então cuidado para não ficar gripada

3. Conteúdo

Essa é a parte que dizemos o que realmente queremos dizer, o motivo de estarmos escrevendo a carta. 

4. Despedida

Tendo dito tudo o que queria, vem a parte do 끝인사 (/keut-insa/), a despedida. A letra de Letter de Son Dong Woon do grupo HIGHLIGHT demonstra bem como as despedidas de cartas em coreano costumam ser:

온 맘 다해 바라

/on mam dahae baramyeo/

Desejando com toda minha alma

이만 줄일게

/iman jurirge/

Paro por aqui

Da mesma forma que em português existem expressões padrões que finalizam cartas e e-mails, em coreano também existem. 

A terminação -며 (/myeo/) dá ideia de continuidade e simultaneidade, e atribui nuance parecida com o gerúndio que usamos em “atenciosamente”, “respeitosamente” e “cortesmente”. A expressão “이만 줄일게” é bem típica de finalizações de cartas coreanas. 

5. Data

Diferentemente das brasileiras, as cartas coreanas indicam a data ao final da carta. Por isso, o último verso de Letter vista no tópico anterior diz:

5월 어느 날에

/oweol eoneu narae/

Em um dia de maio

Ah! Não se esqueça que as datas coreanas são escritas na ordem ano, mês e dia. 😉

6. Remetente

Por fim, depois de escrever toda a carta em coreano, devemos indicar quem a escreveu. Aqui, a estrutura que usamos é:

OO(이)가OO 올림

O espaço vazio pode ser preenchido com o nome ou o pronome de tratamento. (이)가 (/(i)ga/) é menos formal, já 올림 (/orlim/) é usado de uma pessoa de hierarquia mais baixa para outra de hierarquia mais alta. Os dois significam “De fulano”. 

A data e o remetente costumam estar localizados no canto inferior direito da folha.

Aprenda sobre as flores em coreano

Agora que aprendemos como se diz e como se escreve uma carta em coreano, que tal checarmos como se chamam algumas flores em coreano e quais podem ser presenteadas na Coreia? Continue os estudos!

flor em coreano

Pratique seu coreano com música

Inscreva-se para receber conteúdos para treinar o idioma com letras e traduções.

Leia Também

Ver mais posts