exibições de letras 22.103

Samba-Enredo 2005 - O Vento Corta As Terras Dos Pampas: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani – Sete Povos Na Fé e Na Dor, Sete Missões de Amor

G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ)

LetraSignificado

    A luta e a esperança guarani em “Samba-Enredo 2005”

    O samba-enredo “Samba-Enredo 2005 - O Vento Corta As Terras Dos Pampas: Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Guarani – Sete Povos Na Fé e Na Dor, Sete Missões de Amor”, da G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis, retrata a história dos Sete Povos das Missões, destacando o contraste entre a utopia das missões jesuíticas e a tragédia causada pela ambição colonial. A letra evidencia esse conflito ao citar a “ganância alimentada nos palácios de Madrid” e a traição do Tratado de Madri, que entregou as missões aos portugueses e resultou na Guerra Guaranítica.

    A música valoriza a resistência e a fé do povo guarani, evocando a figura do “missioneiro” e a esperança que persiste mesmo diante da destruição. Imagens como “Clareou, anunciando um novo dia” simbolizam a chegada dos jesuítas e o início de uma nova era para os guaranis, enquanto “A companhia de Jesus restaura a fé e a paz faz semear” destaca o papel dos jesuítas na evangelização e proteção dos indígenas. O verso “Na liberdade dos campos e aldeias... canta e dança o guarani” ressalta a força da cultura guarani, que sobreviveu mesmo sob influência externa. Já “Oásis para a vida em comunhão, o paraíso!” reforça a ideia de que as reduções foram, por um tempo, espaços de harmonia e desenvolvimento.

    Ao abordar a ruptura provocada pelo Tratado de Madri, a letra expressa a dor e o apelo dos guaranis em “Oh, Pai, olhai por nós! Ouvi a voz desse missioneiro”, e a resiliência diante do sofrimento em “O vento cortando os pampas, dobrando a esperança”. No final, a Beija-Flor se coloca como herdeira dessa história, afirmando “A Beija-Flor é guarani”, celebrando a união, a fé e o amor que marcaram a trajetória dos Sete Povos.

    Composição: Adilson China / Domingos PS / J.C. Coelho / Jorginho Moreira / Paulinho Rocha / R. Alves / Ribeirinho / Serginho Sumaré / Sidney De Pilares / Walnei Rocha / Wanderlei Novidade / Zequinha Do Cavaco. Essa informação está errada? Nos avise.

    O significado desta letra foi gerado automaticamente.

    Revisões por 3 pessoas. Viu algum erro? Envie uma revisão.

    Comentários

    Envie dúvidas, explicações e curiosidades sobre a letra

    0 / 500

    Faça parte  dessa comunidade 

    Tire dúvidas sobre idiomas, interaja com outros fãs de G.R.E.S. Beija-Flor de Nilópolis (RJ) e vá além da letra da música.

    Conheça o Letras Academy

    Enviar para a central de dúvidas?

    Dúvidas enviadas podem receber respostas de professores e alunos da plataforma.

    Fixe este conteúdo com a aula:

    0 / 500

    Opções de seleção