A história da música Valerie, sucesso na voz de Amy Winehouse

Analisando letras · Por Renata Arruda

26 de Abril de 2020, às 19:00

Muita gente conhece Valerie, grande sucesso de Amy Winehouse. O que alguns não sabem é que a música não é dela, nem foi composta pra ela: na verdade, a faixa é de uma banda chamada The Zutons e está no segundo álbum do grupo, Tired Of Hanging Around, lançado em 2006.

Amy Winehouse
Créditos: Divulgação

O cover aconteceu quando Mark Ronson, produtor do Back To Black, convidou Amy para colaborar em seu disco Version regravando alguma música de uma banda de rock atual. A cantora então sugeriu Valerie e a releitura deu tão certo que virou um hit no mundo todo.

O mais legal da canção é que a letra é toda inspirada em uma situação real que aconteceu entre o vocalista dos Zutons, Dave McCabe, e a maquiadora Valerie Star! Vem saber mais sobre a história por trás de Valerie, eternizada na voz de Amy Winehouse. 

História da música Valerie

Em 2006, Dave McCabe, músico da banda inglesa The Zutons, estava no banco de trás de um táxi na cidade de Liverpool quando teve um estalo: decidiu escrever ali mesmo um cartão postal para sua namorada Valerie, que morava nos Estados Unidos.

The Zutons
The Zutons / Créditos: Divulgação

Dave McCabe e Valerie haviam se conhecido meses antes na Flórida, durante um show no qual o Zutons eram a banda de abertura. A moça se surpreendeu tanto com a performance dos ingleses que acabou convidando Dave para tomar uma bebida.

Várias bebidas depois, eles voltaram para a casa de shows, onde curtiram o amanhecer tomando champanhe juntinhos no telhado.

O romance entre os dois permaneceu firme e forte durante as semanas seguintes, com Valerie viajando pelos Estados Unidos para acompanhar as apresentações do namorado. O casal tinha planos: a ideia era que Valerie seguisse para Liverpool com Dave, onde viveriam juntos.

No entanto, um contratempo frustrou o romance: Valerie foi presa uma semana antes de partir para a Inglaterra por estar dirigindo com a carteira de motorista suspensa. Para piorar a situação, essa não era a primeira infração da moça, mas a sétima! Ela já tinha todo um histórico de problemas com a polícia por sua atuação no trânsito.

Valerie Star
Valerie Star / Créditos: Facebook

Em entrevista à revista Vice, a maquiadora explicou o que aconteceu:

“Levei uma multa por excesso de velocidade e achava que os policiais eram idiotas, então pensei ‘Bom, não vou pagar a multa como um foda-se para o sistema’. Só que aí eles colocam um mandado de prisão pra você. E acho que não parei imediatamente quando eles mandaram, o que aparentemente é fugir da polícia. E acho que também cuspi no policial porque ele foi muito grosso — e isso é agredir autoridade.”

Para não ficar na prisão, Valerie precisou desembolsar 30 mil dólares e ainda perdeu a carteira de motorista. O caso todo, que envolveu advogados e tribunais, levou meses até ser resolvido. E foi nessa época que Dave escreveu a canção.

Assim, quando Amy Winehouse canta os versos:

Did you have to go to jail? (Você teve que ir pra prisão?)
Put your house out up for sale? (Teve que vender sua casa?)
Did you get a good lawyer? (Arranjou um bom advogado?)

Está se referindo à batalha legal na qual Valerie acabou envolvida.

Valerie: a mulher que inspirou a canção

Valerie Star é maquiadora, reconhecida como um nome em ascensão no mercado de beleza. Para se ter uma ideia, ela já foi responsável pela make de estrelas da série Orange Is The New Black, da Netflix!

Valerie
Créditos: Divulgação

A situação legal de Valerie se desenrolou ao longo de nove meses, durante os quais ela e Dave mantiveram o namoro à distância: “Eu tinha todos esses pensamentos iludidos de que ia sair impune sem gastar um centavo. Eu pensava tipo ‘sim, vou estar aí muito em breve!’, contou ela.

No entanto, isso nunca aconteceu. Falida, a maquiadora decidiu que não queria viver em Liverpool sem dinheiro e resolveu permanecer na Flórida. Enquanto isso, ela juntou dinheiro para se mudar para Nova York, cidade onde encontraria melhores oportunidades profissionais.

Valerie Star
Créditos: Facebook

“Foi nessa época que ele me contou que escreveu a música, a gravadora adorou e eles iam fazer um single”, disse ela, que também revelou qual trecho da música é o seu favorito: “Na época eu me vestia de um jeito muito louco também, como no verso:

And I miss your ginger hair (E eu sinto falta do seu cabelo ruivo)
And the way you like to dress (E da maneira com qual você gosta de se vestir)

É uma música sobre aquela parte da minha vida. Eu estava me vestindo toda fabulosa, seguindo esse cara de banda e sendo presa!”.

Embora o relacionamento tenha terminado, Valerie afirma que ama muito o ex, mas a logística “não é algo viável a longo prazo”. Ela também contou que foi conhecer Mark Ronson, o produtor que gravou a versão cantada por Amy Winehouse:

“O Mark me disse ‘Sinto que eu devia abrir minha carteira agora e te entregar todo meu dinheiro’. Foi muito engraçado.”

Mark Ronson e Amy Winehouse
Mark Ronson e Amy Winehouse / Créditos: Divulgação

Saiba mais sobre Amy Winehouse

Amy Winehouse nasceu em 14 de setembro de 1983, em Londres. Filha da farmacêutica Janis e do taxista e aspirante a cantor Mitch Winehouse, começou a demonstrar talento artístico aos 10 anos, quando fundou uma banda amadora de rap, a Sweet ‘n’ Sour.

Amy Winehouse
Créditos: Divulgação

Aos 15 anos, Amy Winehouse passou a compor suas próprias músicas e se apresentar em pequenos clubes de jazz londrinos. Foi nessa mesma época que ela desenvolveu transtornos alimentares e passou a se envolver com drogas.

Um trecho inédito de seu documentário mostra como, aos 14 anos, a cantora já tinha uma voz incrível e muito talento:

A contratação por uma gravadora aconteceu em 2002, dando origem ao álbum Frank, lançado no ano seguinte. Porém, o auge de sua carreira viria em 2006, com o lançamento de Back To Black, que transformou a cantora em uma das maiores estrelas da música.

Com a vida pessoal abalada e após inúmeros transtornos com a imprensa e diversas internações em clínicas de reabilitação, Amy Winehouse faleceu em 23 de julho de 2011 devido à ingestão excessiva de álcool. 

Músicas com nome de mulher

Gostou de saber a história por trás da música Valerie? Então aproveita para conferir o post com outras músicas com nome de mulher!

Músicas com nome de mulher