Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Análise de Hotel Caro, do Baco Exu do Blues e Luisa Sonza

Analisando letras · Por Rannyson Mykael

15 de Julho de 2022, às 19:00

Baco Exu do Blue e Luísa Sonza resolveram presentear seus fãs com uma música no Dia dos Namorados. Assim que Hotel Caro foi lançada, já deu para perceber que a canção era repleta de versos melancólicos e que podem ser usados como indiretas para o crush.

Os artistas já tinham sinalizado uma possível parceria nas redes sociais e os fãs estavam ansiosos, afinal, Baco e Luísa são dois dos grandes nomes do cenário musical da atualidade. Uma música com a participação dos dois tinha que ser incrível, né?

Baco Exu do Blues e Luísa Sonza em Hotel Caro
Créditos: Divulgação

Hotel Caro tem um ritmo simples e cativante. É quase como se fosse uma conversa entre o rapper, a cantora e o ouvinte. Eles tiram a armadura e se mostram vulneráveis enquanto falam sobre as dores do amor — apesar do lançamento ter sido no Dia dos Namorados.

A música tem muitos versos incríveis que precisam ser analisados aos poucos para entender a grandeza da dupla Baco Exu do Blues e Luísa Sonza, como você confere na análise de Hotel Caro.

Análise de Hotel Caro, do Baco Exu do Blues e Luisa Sonza

Em termos gerais, Hotel Caro fala sobre sentimentos que ficam depois de um término. Existem diversas músicas sobre o tema, mas de alguma forma a dupla conseguiu fazer algo completamente novo ao explorar um lado ainda mais pessoal.

Entre os versos, os dois falam sobre a rotina depois de um término e como a outra pessoa parece estar em tudo, despertando a saudade. No entanto, eles vão além e abordam também outras perspectivas interessantes.

Entenda cada trecho de Hotel Caro

A música começa com a voz de Luísa Sonza em evidência enquanto Baco Exu do Blues complementa no fundo:

Você mente tão mal, finge tão mal

Tá na sua cara, você não me esqueceu

Outros corpos, outros cheiros pra esquecer o meu

Os versos de abertura são bem sérios e situam o ouvinte no tema principal da música: a saudade que permanece depois do término e os caminhos que são tomados para driblar esse sentimento.

Leia também: Quem é Baco Exu do Blues?

Além disso, eles trazem à tona também uma válvula de escape que é comum em situações como essa: a busca por algum tipo de substituto. Como os artistas cantam, a pessoa em questão procura uma opção para esquecer quem está marcado em sua mente.

Em seguida, continuamos conhecendo um pouco mais da história contada em Hotel Caro:

Cê vai ligar fingindo que não aconteceu nada

Perguntando que horas pode passar na minha casa

Sentimento se foi, mas o tesão não acaba

Essa é a quinta última vez, nos falta palavra

Nesta estrofe todo mundo que já voltou com o ex vai se identificar. Depois de uma briga ou um momento de separação, quando fica decidido que aquilo é um término, um dos dois pode tentar simplesmente voltar atrás fingindo que nada do que aconteceu é real.

Como a própria música fala: Essa é a quinta última vez, então é algo que eles já estão praticamente acostumados. Pode parecer algo fofo ou até mesmo engraçado, mas a estrofe seguinte mostra que as coisas são bem mais sérias:

Me priorizar parece escolher te perder

Não me deixe só, me deixe perto de você

Relações ruins são bem mais fáceis de esquecer

Sei que vai doer já que foi tão bom

Este é, sem dúvidas, o ápice de Hotel Caro quando falamos da composição. É uma sequência de versos tão profunda e interessante que lembra diretamente o que Luísa Sonza fez — com maestria — em Penhasco.

É o tipo de letra que qualquer pessoa consegue sentir, mesmo que não tenha passado pela situação descrita.

Abrir mão de um relacionamento porque ele não te faz bem, mesmo que você ainda ame a outra pessoa, é algo difícil. Não tem como manter os dois: ou você se perde ou perde a pessoa amada — e estar consigo mesmo deve ser sempre a maior prioridade.

Ao decidir isso, a pessoa sabe que vai ser difícil esquecer o que ela viveu. Afinal, ficou algo bom daquele relacionamento, no fim de tudo, o que torna todo o processo de superação mais difícil.

É o momento em que qualquer situação lembra o outro, desde lugares que vocês visitaram até uma série que assistiram juntos. Como Anavitória canta em Te Procuro: Por onde quer que eu ande, aonde quer que eu olhe, nada afasta essa lembrança de você.

Você também pode gostar: Frases de amor para se declarar

Mas voltando para Hotel Caro, finalmente chegamos ao refrão. Musicalmente falando, é a parte em que Luísa solta o vozeirão e destaca uma das melhores frases da sua carreira:

Eu tô pensando em você, fumando um cigarro

Uma banheira vazia, um hotel caro

Sinceramente, eu tô cansado

Se foi você que errou, por quê que eu me sinto culpado?

Eles montam um cenário: a pessoa está sofrendo em um hotel caro, dentro da banheira vazia enquanto fuma um cigarro e pensa no outro. Essa visão, inclusive, é reforçada pelo clipe da música que mostra exatamente essa situação.

O refrão é repetido várias vezes e o que mais marca são os versos finais: Se foi você que errou, por quê que eu me sinto culpado? 

Durante um término, idealizar a outra pessoa é algo que pode acontecer. Mesmo sabendo todos os pontos negativos e problemáticos que ela tem, as características positivas se sobressaem e o sentimento de culpa reina por ter dado fim a algo supostamente perfeito.

Mas é importante tentar ver o cenário completo, apesar de ser difícil no começo. Os momentos felizes que ficam surgindo não demonstram a realidade do relacionamento, como Lorde canta em Supercut, outra música perfeita sobre término.

Após o refrão grudar na cabeça, partimos para a última estrofe de Hotel Caro e ela já começa com a voz impecável de Baco Exu do Blues, um dos maiores rappers do Brasil.

Lingerie da cor do fim de tarde

Quem te ensinou o caminho até mim?

Mentira também é ocultar verdade

Porque você não cuidou de mim

Meu bem, te amar tanto não faz bem

Mas não faz diferença, não quero tua presença

Apesar de parecer uma estrofe cheia de amor, os artistas deixam bem claro que o relacionamento, como um todo, é algo que não faz bem. 

O que resume muito bem Hotel Caro é o pensamento de que só amor não é suficiente para sustentar uma relação. As características de cada um podem se sobressair e impedir que o relacionamento se desenvolva, mesmo que as duas pessoas envolvidas se amem.

Luisa Sonza e Baco Exu do Blues
Créditos: Divulgação

As melhores frases de Baco Exu do Blues

Baco Exu do Blues dá um show em Hotel Caro, como pudemos ver na nossa análise, mas isso já era esperado.

Em Quantas Vezes Você Já Foi Amado?, seu álbum de estúdio mais recente, ele atinge o ápice das composições ao apresentar músicas vulneráveis e que realmente levam à reflexão.

Toda a carreira de Baco Exu do Blues é marcada por frases incríveis que falam muito bem sobre relacionamentos, raça e religião também, mostrando a ligação entre todos.

Frases: Baco Exu do Blues