Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise da música Dreams, do Fleetwood Mac

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

19 de Novembro de 2020, às 12:00

O TikTok é, sem dúvida, um dos maiores fenômenos do nosso tempo e isso é uma maravilha para quem ama música

Com seus desafios, mashups e vídeos engraçados, a rede social ajudou a popularizar vários hits do ano, além de ressuscitar clássicos de todos os ritmos.

Fleetwood Mac
Fleetwood Mac / Créditos: Divulgação

Só de falar assim, já lembramos do maravilhoso vídeo em que o skatista Nathan Apodaca dá o seu rolê aleatório tomando seu suquinho ao som de Dreams, do Fleetwood Mac, fazendo com que a canção voltasse para as paradas 40 anos depois de ser gravada

E a gente não poderia deixar esse sucesso passar em branco, né? Por isso, vamos analisar os significados da letra de Dreams e depois vamos contar tudo o que sabemos por trás do viral que é um hino da banda inglesa. Vem com a gente! 

Análise de Dreams, do Fleetwood Mac

Sabe aquela expressão ‘senta que lá vem história’? Pois é, ela cabe bem quando o assunto é explicar as mensagens que a letra de Dreams carrega.

Mas calma, que a gente vai dar aquela pincelada pelos pontos principais dessa composição. 

Para quem não conhecia a banda, o Fleetwood Mac é um grupo de soft-rock que emplacou muitos hits nos anos 70. Composta por músicos ingleses e norte-americanos, a banda teve diversas formações, sendo que a mais famosa delas contou com: 

  • Stevie Nicks, nos vocais
  • Lindsey Buckingham, nos vocais e na guitarra
  • Mick Fleetwood, na bateria
  • John McVie, no baixo
  • Christine McVie, nos vocais e no teclado

Em 1976, eles gravaram o álbum Rumours, considerado um dos mais memoráveis do rock. Contudo, os bastidores que os cercavam fazem inveja aos roteiros de novelas e aos reality shows. 

Os principais problemas eram os conflitos internos, principalmente entre os casais do grupo: Christine e John e Stevie e Lindsey. O abuso de álcool e drogas só acirrava os ânimos e o quinteto só tinha paz na hora de gravar as músicas. 

Óbvio que esse clima de tensão vazava para a imprensa e existiam diversos rumores sobre a separação da banda, daí saiu nome do álbum.  

Significado da música Dreams

E onde entra Dreams nessa confusão toda? Bem, para retratar as idas e vindas com Stevie, Lindsey compôs Go Your Own Way, que trazia um recado bem claro sobre as relações dos dois.

Em sua resposta, ela foi bem mais sutil e escreveu Dreams, que mostra a sua percepção sobre o namoro deles. Escolhendo palavras certeiras, que alfinetaram Lindsey, Stevie construiu uma verdadeira poesia, que vamos analisar usando alguns trechos da letra para exemplificar. 

Now here you go again (Lá vai você de novo) 
You say you want your freedom (Dizer que quer a sua liberdade) 
Well, who am I to keep you down? (Bem, quem sou eu para te prender) 

It’s only right that you should (É verdade que você deve) 
Play the way you feel it (Agir conforme seus sentimentos) 
But listen carefully to the sound (Mas escute atentamente ao som) 
Of your loneliness (Da sua solidão) 

É evidente que os dois tinham personalidades fortes e nenhum deles queria ceder. Se ele dizia que Stevie devia seguir seu próprio caminho, ela queria mostrar que um não estava prendendo o outro e que o relacionamento não deveria ser um jogo, mas sim uma demonstração de sentimentos sinceros.  

Lindsey e Stevie
Stevie e Lindsey / Créditos: Divulgação

A solidão é um assunto frequente nas provocações entre eles e aqui o sentimento é posto como um ingrediente da relação, como se isso os enlouquecesse quando estavam separados. 

Now here I go again, I see the crystal visions (Lá vou eu novamente, eu vejo nos cristais) 
I keep my visions to myself (Mantenho minhas visões para mim mesma) 
It’s only me who wants to (Sou só eu que quero) 

Em sua composição, Stevie não deixou passar a sua ironia ao trazer referências sobre seus vícios, fazendo um trocadilho sobre o que ela via, seja em seus momentos sóbrios ou quando a onda batia. 

Na letra, conseguimos perceber que na época ele tinha a vontade de compartilhar os mesmos sonhos com Lindsey, de fazer com que o relacionamento desse certo, apesar das dificuldades que a fama trazia para os dois

Lindsey e Stevie
Stevie e Lindsey / Créditos: Divulgação

Sucesso de vendas e aclamado mundialmente, recentemente Rumours apareceu na lista da revista Rolling Stone como o sétimo melhor disco de todos os tempos.

Com tantos boatos que rodeiam a música e o disco, o mínimo que se esperava é que ele marcasse toda uma época. E isso ele fez com méritos. 

O meme que resgatou o sucesso de Dreams 

Tudo começou em um dia que parecia ser mais um dia normal na vida de Nathan Apodaca, até que a bateria de seu carro falhou a caminho do trabalho. Para superar o perrengue, Nathan pegou seu skate, uma garrafinha de suco de cranberry e seguiu o percurso até a fábrica onde trabalhava. 

O melhor de tudo é que ele filmou o trajeto enquanto “deslizava” em seu skate, bebendo suco e dublando Dreams, do Fleetwood Mac, na maior tranquilidade. Depois, ele publicou o vídeo na sua conta do TikTok, com o título Morning Vibes. 

@420doggface208

Morning vibe #420souljahz #ec #feelinggood #h2o #cloud9 #happyhippie #worldpeace #king #peaceup #merch #tacos #waterislife #high #morning #710 #cloud9

♬ Dreams (2004 Remaster) – Fleetwood Mac

Não demorou muito tempo para que a brisa positiva do vídeo contagiasse os usuários e logo o conteúdo se tornou um challenge pela internet e muita gente reproduziu o momento épico. 

O alcance foi tão grande que Nathan virou o assunto do momento. Ele, que levava sua rotina simples, foi elevado ao posto de celebridade na internet, e em duas semanas, o seu vídeo já tinha sido visto, comentado e compartilhado por mais de 50 milhões de usuários 😮

E não só foi Nathan que surfou no hype do momento. A Ocean Spray, marca do suco que aparece no viral, também lucrou com o aumento das vendas e recompensou o skatista da melhor forma possível: com uma caminhonete nova, carregada de sucos. Nada mais justo! 

O impacto do viral de Dreams

Dreams já era uma das canções mais conhecidas do Fleetwood Mac, além de ter sido a única do grupo que alcançou o primeiro lugar na Billboard, em 1977. 

O meme de Nathan Apodaca não somente apresentou o hit para o público mais jovem, como fez com que ele apresentasse resultados surpreendentes de vendas e popularidade. Dá só uma olhadinha: 

  • Em duas semanas depois da publicação do vídeo, a música foi ouvida mais de 230 milhões de vezes em plataformas de streaming e nas redes sociais 
  • Dreams voltou às paradas musicais, alcançando o top 20 nos Estados Unidos 4 décadas depois de seu lançamento. 
  • O Shazam, app usado para identificar músicas, registrou um crescimento de 1137% das pesquisas pela música. No Spotify, os streams aumentaram 127%. 

Impressionante, né? Outro aspecto que motivou essa procura foram as versões que outras pessoas fizeram para o vídeo, como o skatista profissional Bob Burnquist, o rapper Wiz Khalifa e até mesmo os próprios integrantes da banda, como Mike, Lindsey e Stevie Nicks <3

Ah, os anos 70…

Gostou de conhecer mais a história de Dreams? Então você também vai curtir essa viagem para relembrar as melhores músicas dos anos 70.

Músicas internacionais dos anos 70