Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 20 melhores músicas internacionais dos anos 70

Nostalgia · Por Dora Guerra

22 de Agosto de 2019, às 07:00

Ah, os anos 70! A era da discoteca, do cabelo black power, das calças boca-de-sino e do rock clássico. No mundo, nos aproximávamos da fase final da Guerra Fria, com o fim da Guerra do Vietnã em 1975. 

Para qualquer fã de música, conhecer os clássicos da década de 70 é essencial. Foi nessa época que os Beatles fizeram seu último show e Michael Jackson começava a surgir. Pensando nisso, escolhemos algumas das canções mais marcantes dos anos 70 para recomendar no post de hoje. Vem ver que tá bom demais:

As 20 músicas internacionais mais icônicas da década de 70

Teve tanta música incrível que a gente fica triste de ter que escolher só algumas! Por isso, listamos as 20 músicas internacionais dos anos 70 que consideramos mais marcantes, tentando lembrar o que tocava na rádio na época. Assim, dá pra contar um pouco sobre a história de cada uma.

Não tem ordem específica, viu? As escolhidas são:

1. ABC — Jackson 5

Em 1970, o Jackson 5 já era uma grande aposta na Motown Records. A indústria já estava de olho na família Jackson, especialmente o pequeno Michael, que já cantava muito. O resto da história você já sabe, né? 

Vem ver os irmãos cantando ABC:

2. I’m Not In Love — 10cc

Sabe quando você está super apaixonado e não quer admitir nem pra si mesmo? Essa é a história por trás de I’m Not In Love, música da banda britânica 10cc. Hino da negação! 

3. Dancing Queen — ABBA

Não podia faltar ABBA na lista: o grupo sueco é simplesmente a banda que mais vendeu discos nos anos 70. Tem muita música incrível na discografia do quarteto, mas a nossa escolhida foi Dancing Queen. Um hit é um hit! 

 4. Let’s Get It On — Marvin Gaye

Forte nome na música setentona, Marvin Gaye cresceu com um pai extremamente severo, que criou suas crianças para acreditarem que sexo era vergonhoso. Assim, a sensual Let’s Get It On representa uma rebeldia por parte de Gaye, que vai contra o que seu pai lhe ensinou. No entanto, a história do artista não acaba bem: em 1984, o cantor foi assassinado pelo próprio pai 😢 

A gente honra sua memória como pode, ouvindo os grandes sucessos:

5. YMCA — Village People

Um dos marcos na década de 70 foi a ascensão da música disco, pra botar todo mundo na pista de dança com passinhos inesquecíveis. A icônica YMCA, do Village People, se tornou rapidamente um hino gay nessa época. E quem não lembra na hora dos cinco caras fantasiados fazendo a mesma coreografia?

6. Killing Me Softly With His Song — Roberta Flack

Gravada originalmente por Lori Lieberman, em 1972, Killing Me Softly With His Song se tornou ainda mais icônica na voz de Roberta Flack, em 1973. Com uma letra marcante e vocais poderosos, não é à toa que a música rendeu dois Grammys para a artista. 

7. Le Freak — Chic 

No Ano Novo de 1977, Nile Rodgers e Bernard Edwards (da banda Chic) foram barrados na entrada do Studio 54, uma boate super famosa em Nova York. Bravos com o acontecimento, os músicos foram pra casa e compuseram Le Freak. A música acabou se tornando um hino das discotecas! 

8. Bridge Over Troubled Water — Simon & Garfunkel

Lançada em 1970, Bridge Over Troubled Water é uma das músicas mais famosas do duo Simon & Garfunkel. A música adianta algumas das tensões que já rolavam entre Art Garfunkel e Paul Simon, que eventualmente levariam à separação da dupla. Ainda assim, o resultado é uma bela canção:

9. Your Song — Elton John 

Em 1970, Elton John ainda não tinha se assumido homossexual. Apesar disso, Bernie Taupin, seu principal colaborador nas músicas, já sabia: por isso, compôs essa bela música com pronomes neutros. Assim, dá pra se declarar pra qualquer amor com Your Song, um grande sucesso da década:

10. I Will Survive — Gloria Gaynor

Quando Gloria Gaynor recebeu a proposta de cantar I Will Survive, percebeu que tinha um hit em mãos. Além disso, a cantora estava se recuperando de um acidente que a deixou seis meses em um hospital: quem melhor para cantar “eu vou sobreviver”?

11. Have You Ever Seen The Rain? Creedence Clearwater Revival

Deu pra notar que teve muita separação de banda nessa época, né? Outro exemplo é o Creedence Clearwater Revival, que no auge da tensão entre membros lançou Have You Ever Seen The Rain?

Como a chuva em um dia ensolarado, separações podem ser boas e ruins.

12. Stairway To Heaven — Led Zeppelin

Os anos 70 contaram com movimentos psicodélicos no rock e muita música experimental. Um hino que representa perfeitamente esse clima é a sensacional Stairway To Heaven, do Led Zeppelin

Tem letra lúdica, voz marcante, guitarra e muito efeito. Quem diria que uma música tão longa poderia ser tão icônica, né?

13. Starman — David Bowie

Falar da década de 70 sem mencionar o David Bowie não dá! A nossa escolhida foi Starman, uma das maiores músicas do artista. Foi lançada no álbum The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, um disco mega icônico. 

Dá uma olhada nessas roupas setentonas:

14. Walk On The Wild Side — Lou Reed

Um clássico do Lou Reed, Walk On The Wild Side está nesta lista não só por ser uma música famosa. É que, de acordo com Reed, ela fala das pessoas do movimento cultural que rolava em Nova York na época: cineastas, artistas e músicos conviviam na cena e viviam trocando figurinhas. É o caso do cineasta Andy Warhol com o artista Basquiat, por exemplo. Imagina estar lá nessa época?

15. Superstition — Stevie Wonder

Superstition marca um momento muito interessante na carreira de Stevie Wonder e na black music. Depois do Movimento dos Direitos Civis dos anos 60, o soul e o funk começam a se tornar a forma predominante de expressão musical da comunidade negra. 

A influência desses estilos é nítida na música de Wonder:

16. Another Brick In The Wall (part II) — Pink Floyd

Falou rock progressivo, falou Pink Floyd, né? Única música da banda que foi número 1 nas rádios, Another Brick In The Wall (part II) é parte do álbum The Wall (1979). O disco se tornou sinônimo da definição álbum conceitual, pela narrativa coesa e complexa que norteia as faixas. 

Esse clipe mostra bem porque a música fez tanto sucesso:

17. Dreams — Fleetwood Mac

O álbum Rumours, do Fleetwood Mac, tem uma história e tanto. Na época, o relacionamento dos cantores Stevie Nicks e Lindsey Buckingham estava chegando ao fim, a tecladista Christine McVie estava se divorciando do baixista, John McVie, e o baterista Mick Fleetwood também estava passando por uma separação. 

Como é normal na música, tempos turbulentos costumam trazer canções sensacionais, e esse é o caso de Dreams:

18. Night Fever — Bee Gees 

Se tem uma música que é a cara da noite na década de 70, é Night Fever. A canção do Bee Gees foi composta para a trilha sonora do filme icônico Nos Embalos de Sábado a Noite, com o John Travolta. É só ouvir o falsete que dá pra imaginar Travolta na discoteca com um terno branco!

Vem relembrar com a gente outras músicas incríveis dos Bee Gees!

19. Let It Be — The Beatles

O último álbum da carreira dos Beatles, Let It Be, foi lançado em maio de 1970. A música que dá nome ao disco foi composta por Paul McCartney, depois de sonhar com sua mãe Mary (que havia falecido há 10 anos). No sonho, Paul estava tenso e sua mãe o acalmava, dizendo let it be (deixe estar). Vale ler a tradução dessa letra tão bonita 😉

20. Bohemian Rhapsody — Queen 

A ideia de juntar ópera com rock e compor uma faixa de 6 minutos para tocar nas rádios só poderia vir do Queen. O resultado não poderia ser melhor: Bohemian Rhapsody é considerada por muitos uma das melhores canções do século XX. Quer música melhor pra encerrar nossa lista?

Além do que já contamos, Bohemian Rhapsody também conta uma história, e a gente já explicou ela nesse post! 

O cenário musical nos anos 70

Como deu pra sentir, alguns dos movimentos mais fortes na música setentona foram o rock clássico, o disco, o soul e o funk. O rock progressivo encontrou expoentes incríveis, como o próprio John Lennon pós-Beatles. E claro, outros estilos também se destacaram, como o punk, na ascensão de grupos como o Sex Pistols e o The Clash. 

Ah, e se você curte músicas de outras décadas, vale dar uma olhada no nosso post sobre músicas internacionais antigas 🙂

“Poxa, Letras, faltou muita música boa dos anos 70!”

A gente sabe! Mas é que a gente não termina post sem indicar música, né? Por isso, hoje vamos indicar a playlist que fizemos com mais váaaarias faixas incríveis dos anos 70, incluindo as nacionais. Se depois de ouvir tudo você ainda sentir que faltou alguma, pode comentar!

Playlist top 100 músicas dos anos 70

Gosta de posts nostálgicos? Vem conferir esses então: