Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Marchinhas de carnaval: 14 clássicos inesquecíveis

Confira as principais marchinhas de carnaval e conheça seu legado musical na cultura brasileira!

Listas musicais · Por Renata Arruda

17 de Fevereiro de 2023, às 16:00

Carnaval é sinônimo de celebração e diversão. E não existe farra sem música boa, não é verdade?

Todos os anos, a folia é marcada por músicas que animam os bloquinhos pelo país inteiro. Sem falar das marchinhas de carnaval, que também não podem faltar!

Essa tradição veio lá de Portugal no século XX e depois deu lugar aos sambas-enredo das escolas de samba.

Para relembrar essas canções inesquecíveis, preparamos uma seleção com 14 marchinhas de carnaval famosas, que não podem faltar em nenhuma folia de respeito. Dá uma olhada no que tem em nossa lista: 

Quais são as principais características das marchinhas de carnaval?

Antes de seguirmos para a nossa lista, vale entender melhor o que caracteriza uma marchinha de carnaval.

Um desses atributos é a batida, semelhante à das fanfarras militares. O ritmo é acelerado e os refrãos são simples, fáceis de memorizar. Além disso, as marchinhas carregam um toque de humor, e por vezes, uma certa ironia. As composições são curtas, e suas letras costumam fazer críticas políticas e sociais.

Prontos para a diversão? Selecionamos as marchinhas de carnaval antigas mais conhecidas, que alegram a folia em todas as épocas!

14 marchinhas de carnaval para cair na folia

Você vai relembrar ou conhecer as mais clássicas composições, de Chiquinha Gonzaga até um dos últimos grandes nomes do gênero, João Roberto Kelly, cantadas por personalidades que vão de Carmen Miranda até Silvio Santos.

Dá o play e vem com a gente!

Ó Abre Alas — Chiquinha Gonzaga

Primeira marchinha de carnaval da história, Ó Abre Alas foi composta por Chiquinha Gonzaga para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, em 1899.

O hino levou o Cordão a ser o grande vencedor do desfile daquele ano e tornou-se símbolo do carnaval carioca.

Ó abre alas

Que eu quero passar

Allah-La-Ô — Haroldo Lobo

Composição de Haroldo Lobo e Antônio Nássara, Allah-La-Ô é uma marchinha dos anos 40 que fala sobre uma travessia pelo Saara. A ideia é fazer uma brincadeira comparando o calor carioca ao calor do deserto.

Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô

Mas que calor ô ô ô ô ô ô

Mamãe Eu Quero — Carmen Miranda

Uma das canções brasileiras mais famosas de todos os tempos, Mamãe Eu Quero virou hit na voz inconfundível de Carmen Miranda, que a tornou conhecida internacionalmente após lançá-la no filme Serenata Tropical, em 1940.

Mamãe, eu quero, mamãe, eu quero

Mamãe, eu quero mamar

Me Dá Um Dinheiro Aí — Ivan Ferreira

Composta no final dos anos 1950, Me Dá Um Dinheiro Aí ficou famosa na voz de Moacir Franco. É uma das marchinhas de carnaval mais tradicionais, não podendo faltar em nenhum baile.

Ei, você aí

Me dá um dinheiro aí

Me dá um dinheiro aí!

Cachaça Não É Água — Marinósio Trigueiros Filho

Cachaça Não É Água é uma das marchinhas de carnaval engraçadas que animam qualquer bloquinho! Composta nos anos 1950, é dedicada aos foliões que curtem tomar umas e outras — especialmente a água que passarinho não bebe.

Você pensa que cachaça é água?

Cachaça não é água não

Cabeleira do Zezé — João Roberto Kelly

Segundo o compositor João Roberto Kelly, Cabeleira do Zezé foi escrita em homenagem a um garçom cabeludo, que atendia a ele e seus amigos em um bar no bairro carioca do Leme.

A música foi escrita naquele mesmo bar e virou um clássico do carnaval!

Olha a cabeleira do Zezé

Será que ele é?

A Pipa do Vovô — Silvio Santos

Quem não lembra das famosas vinhetas de carnaval do SBT? A sugestiva A Pipa do Vovô foi composta pela dupla Manoel Ferreira e Ruth Amaral e ficou conhecida no país inteiro na voz de Silvio Anos, nos anos 80.

Balancê — João de Barro

Mais conhecida na voz de Gal Gosta, Balancê é daquelas marchinhas de carnaval tão famosas que ganhou até versões parodiadas por torcidas de times, como o Vasco e o Independente. Impossível ficar parado com ela!

Entra na roda, morena, pra ver

Ó balancê, balancê

Yes, Nós Temos Banana — João de Barro

Yes, Nós Temos Banana é mais uma marchinha imortalizada na voz de Carmen Miranda.

Exaltando as qualidades dessa fruta tropical com muito bom humor, a música é um clássico do carnaval e diverte os foliões até hoje.

Yes, nós temos bananas

Bananas pra dar e vender

Turma do Funil — Tom Jobim

Turma do Funil é daquelas marchinhas pra quem gosta de beber até o sol raiar e não tem vergonha disso!

Composta em 1956 por Mirabeau, M de Oliveira e Urgel de Castro, ficou famosa nas vozes de ninguém menos que Tom Jobim e Miúcha.

Chegou a turma do funil

Todo mundo bebe, mas ninguém dorme no ponto

Aurora — Mário Lago

Escrita em 1941 em uma Quarta-feira de Cinzas, Aurora se tornou um sucesso no ano seguinte e até hoje é cantada nos carnavais de rua pelo Brasil.

Oh, oh, oh, Aurora

Veja só que bom que era

Não Existe Pecado ao Sul do Equador — Chico Buarque

Chico Buarque compondo marchinhas de carnaval? Temos também! Não Existe Pecado ao Sul do Equador, de 1990, foi composta em parceria com Rey Guerra e fez a alergia dos foliões pelo Brasil.

Não existe pecado do lado de baixo do equador

Vamos fazer um pecado, rasgado, suado a todo vapor

Me deixa ser teu escracho, capacho, teu cacho, diacho

Um riacho de amor

Daqui Não Saio — Paquito e Romeu Gentil

A famosa frase “daqui não saio, daqui ninguém me tira” vem de Daqui Não Saio, lançada em 1949 e composta por Paquito e Romeu Gentil. A música aborda questões sociais da época, como o acesso à moradia.

Onde é que eu vou morar?

O senhor tem paciência de esperar!

Inda mais com quatro filhos

Onde é que vou parar?

Cidade Maravilhosa — André Filho

A bela e alegre Cidade Maravilhosa é uma homenagem ao Rio de Janeiro, cidade referência na história do carnaval brasileiro. A música já foi interpretada por grandes artistas, como Caetano Veloso, Maria Bethânia e Alcione.

Cidade maravilhosa

Cheia de encantos mil

Cidade maravilhosa

Coração do meu Brasil

História das marchinhas de carnaval

As marchinhas de carnaval são uma tradição que começou no início do século XX, quando o Brasil passou a importar marchinhas portuguesas como Vassourinha e A Baratinha, que se tornaram grandes sucessos populares.

Com melodias simples, ritmo acelerado e letras picantes e cheias de duplo sentido, as marchinhas de carnaval brasileiras começaram a ser produzidas anualmente no Rio de Janeiro, se popularizando entre os anos de 1920 e 1950.

No entanto, a primeira marchinha brasileira da história foi composta bem antes disso: em 1899, Chiquinha Gonzaga criou Abre Alas!

Essas composições se tornaram um símbolo do carnaval brasileiro, sendo cantadas por grandes intérpretes como Carmen Miranda, Emilinha Borba, Gal Gosta e Tom Jobim, e algumas até ganharam projeção internacional.

Ainda que as marchinhas tenham perdido a popularidade a partir dos anos 1960, quando saíram de cena para dar espaço aos sambas-enredo das escolas de samba, seu prestígio permanece vivo, com grandes hits que embalam o carnaval até hoje.

Ouça mais marchinhas de carnaval

Carnaval é tempo de curtição: hora de preparar aquela fantasia divertida, deixar os problemas de lado e aproveitar os quatro dias de farra como se não houvesse amanhã!

E nada melhor do que deixar a festa ainda mais animada com a nossa seleção de marchinhas de carnaval. Aumenta o som, aperta o play e caia na folia!

Marchinhas de Carnaval