Viaje no tempo com as 20 melhores músicas nacionais dos anos 80

Rock · Por Rhânia Marcela

12 de Julho de 2019, às 07:00

Não tem época que traz mais nostalgia do que os anos 80, né? Sinceramente, não tem como não amar um momento na história do mundo como esse!

Eram os anos de cortes de cabelo triangulares ou quadrados e dos filmes de ficção científica como De Volta Para o Futuro e O Exterminador do Futuro (sim, nos anos 80 as pessoas adoravam cortes de cabelo estranhos e filmes que falavam sobre o futuro!😂).

Cortes de cabelo anos 80
Cortes de cabelo dos anos 80 / Créditos: Divulgação

Não é atoa que produções atuais, como Stranger Things, buscam retratar suas histórias em cenários lá dos anos 80. E no Brasil isso não foi diferente, viu? O estilo das roupas, dos cabelos e das produções culturais seguiam a mesma forma. 

Dica: se você não viveu, mas algum parente seu sim, pede pra ver uma foto da época de escola e fique chocado com o cabelo dessa pessoa!

Brincadeiras a parte, uma das coisas mais fortes dentro do Brasil nos anos 80 foi a música. Clássicos cantados até hoje foram lançados nessa época e precisam sim ser lembrados. Enquanto lá fora bombavam as canções de Michael Jackson, por aqui estavam a mil nas rádios sucessos de Cazuza, Legião Urbana e Roupa Nova. Parece outro universo, né?

Por isso, fizemos uma seleção das 20 melhores músicas nacionais dos anos 80. Está pronto para entrar no túnel do tempo? Prometemos te trazer de volta, sã e salvo, e com o cabelo intacto! Vem com a gente!

20 melhores músicas nacionais dos anos 80

Tem clássicos pra todos os gostos!

1. Faz Parte do Meu Show – Cazuza

Um dos nomes que mais vai se repetir por aqui na lista é o de Cazuza! Implacável nos anos 80, seus hits dominavam as paradas e ainda dominam as coletâneas de melhores sucessos da época. 

Faz Parte do Meu Show é uma das músicas mais tocadas nas rádios e introduz nossa viagem pelo tempo por aqui.

2. Dona – Roupa Nova

Também sendo uma das canções mais tocadas por aí nos anos 80, Dona reflete bem o sentimento de curtir a canção, independente de com quem seja.

3. Como Eu Quero – Kid Abelha

Uhhhh, eu quero você Como Eu Quero! A canção que tanto bombou nos anos 80 também faz sucesso entre os apaixonados até hoje.

4. Que País É Esse? – Legião Urbana

Apesar do romance das canções anteriores, os anos 80 também foram marcados por músicas políticas e de protesto.

Começando por Que País É Esse?, um dos clássicos da banda Legião Urbana, responsável por dar voz a revoltas que continuam atuais até os dias de hoje.

5. Ideologia – Cazuza

Com heróis morrendo de overdose e com o coração partido sendo também o sentimento político, outro cantor que trouxe revolta ao cenário musical com suas letras poéticas foi Cazuza.

Não falamos que ele iria aparecer muito por aqui? 😜

6. Inútil – Ultraje a Rigor

Outra forte crítica política é Inútil, do Ultraje a Rigor.

7. Podres Poderes – Caetano Veloso

Apesar de ser uma canção dos anos 70, Podres Poderes do Caetano Veloso bombou demais na onda dos anos 80 e pelas canções anteriores, faz sentido, né?

8. Entre Tapas e Beijos – Leandro e Leonardo

Fugindo da pauta de política e de protestos, temos um hino dos casais difíceis que também estava nas paradas dos anos 80.

9. Superfantástico – A Turma Do Balão Mágico

Pensando em quem vivia sua infância nos anos 80, temos Superfantástico, o hino infantil atemporal. Eita que essa dá saudade, hein?

10. Como Uma Onda – Lulu Santos

Trilha de novela, a música de Lulu estava bombando junto à MPB dos anos 80.

11. Banho de Espuma – Rita Lee

A diva dos anos 80! Sim, nós também amamos todo esse ritmo de Rita!

12. Coração de Estudante – Milton Nascimento

Outra canção que marcou o país pela forte presença em novelas brasileiras. Coração de Estudante é simbólica!

13. Sina – Djavan

Pai e mãe, ouro de mina! Sina é dançante, é leve e é um dos maiores sucessos de Djavan que tanto marcou os anos 80.

14. Alagados – Paralamas do Sucesso

Paralamas foi uma das bandas que mais marcou o cenário musical brasileiro dos anos 80 e não podíamos deixá-los fora, por isso escolhemos Alagados para nossa lista. 

15. Rádio Pirata – RPM

RPM marcou demais a época e só de lembrar dá aquele sentimento de saudade também. Rádio Pirata lembra até mesmo a programação da TV…

16. Menina Veneno – Ritchie

Menina veneno/ O mundo é pequeno/ Demais pra nós dois 🎶

Sucesso dos karaokês hoje em dia, essa música é A CARA dos anos 80.

17. Vou de Táxi – Angélica

Dá para acreditar que a apresentadora Angélica também teve uma carreira ilustríssima de cantora? Vou de Táxi foi um SUPER sucesso dos anos 80.

18. Você Não Soube Me Amar – Blitz

Ei! Você Não Soube Me Amar! Inevitáaaaavel não lembrar das jaquetas, dos óculos coloridos e dos cabelos malucos do visual de quem amava cantar essa música. Beijo, Blitz!

19.O Tempo Não Pára – Cazuza

Mais uma do Cazuza, o dono dos hits do país! Época de muitos sucessos de Cazuza entre as canções mais tocadas.

20. Pro Dia Nascer Feliz – Barão Vermelho

Para finalizar nosso TOP 20 de músicas nacionais dos anos 80, um hino alegre e apaixonado. Com toda essa lista nós realmente ficamos a um triz de ficar extremamente feliz!

Continue essa viagem no tempo

Curtiu viajar pelo tempo com a gente? Então não precisa parar por aqui! Fizemos uma lista com as 100 músicas que mais marcaram os anos 80 e tudo que você precisa fazer é clicar pra continuar ouvindo! 

Playlist top 100 dos anos 80

Gosta de relembrar músicas antigas? Então continue nesses posts: