Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira a análise de lágrimas e Chuva, música do Kid Abelha

Analisando letras · Por Mateus Pereira Silveira

4 de Março de 2022, às 19:00

Uma das amadas bandas de pop rock, o Kid Abelha embalou mais de uma geração com suas músicas que fizeram sucesso nos mais de 30 anos de estrada.

O grupo conseguiu muito bem aproveitar as influências musicais nacionais e estrangeiras, com canções românticas, dançantes e até aquelas mais reflexivas.

Kid Abelha
Créditos: Divulgação

Claro que outro destaque eram suas letras, que na maioria das vezes carregavam mensagens escondidas que até passavam em branco num primeiro momento, mas sempre tinham histórias interessantes. 

Com Lágrimas e Chuva, hit de 1985, isso não é diferente. Quer entender melhor? Então vem com a gente conferir a análise de Lágrimas e Chuva

Análise: Lágrimas e Chuva

Faixa que abre o Educação Sentimental, segundo álbum lançado pelo Kid Abelha, Lágrimas e Chuva é uma das canções mais marcantes do grupo.  

Com arranjos leves, a canção tem uma vibe animada como outros trabalhos típicos do grupo carioca, o que rouba a atenção de um detalhe bem importante: a letra tristonha que leva para um outro oposto quando analisada. 

O real sentido da música Lágrimas e Chuva 

Como em músicas internacionais com traduções surpreendentes, Lágrimas e Chuva é um sucesso que disfarça a mensagem em suas cifras, dando a entender que o pesar contido nos versos é relacionado a um coração partido. 

A verdade é que a solidão e o desespero narram os sentimentos de alguém que encara a depressão de perto e entre as metáforas contidas na letra, o que está registrado ali seria um bilhete suicida. 😪

Lágrimas e Chuva teve em sua versão original um apelo voltado para o pop, o que com o passar do tempo foi sendo revista em novas apresentações. 

Tanto que nas interpretações acústicas da canção, ela foi repaginada com acordes mais suaves, trazendo um ponto de vista mais melancólico e realista para o sucesso. 

No fim das contas, a canção pode muito bem fazer parte daquela playlist que você coloca em momentos em que o choro chega à garganta. 

Análise verso a verso de Lágrimas e Chuva 

Você pode estar achando que exageramos um pouco né? Bom, que tal destrinchar cada estrofe com a gente para acompanhar esse raciocínio? 

Eu perco o sono e choro
Sei que quase desespero
Mas não sei por quê

Logo no começo, vemos que a canção traz a perspectiva de alguém que sofre todas as noites com a insônia, sem ter uma explicação lógica para isso. Olhando com atenção, notamos que ela pode estar contando alguns dos sintomas da depressão, como a ansiedade, a angústia e a tristeza

Notamos também que há dificuldade em expressar quais são os motivos que levam essa pessoa a lidar com a pressão sentimental, outro aspecto bem presente na doença, uma vez que esse estado psicológico nem sempre está relacionado a momentos de luto ou perda

A noite é muito longa
Eu sou capaz de certas coisas
Que eu não quis fazer

Na sequência, é possível notar que a convivência com esse turbilhão dentro do peito é capaz de alterar a percepção de tempo, tornando as noites mais extensas e criando pensamentos inesperados. 

Com isso, ela sente que suas dores o levam a procurar soluções que podem ser mais instintivas. Dizer que é capaz de certas coisas que não quer fazer leva a acreditar que a pessoa está ao ponto de cometer loucuras, como machucar a si mesmo. 

Será que alguma coisa
Nisso tudo faz sentido?
A vida é sempre um risco
Eu tenho medo

Na canção Lágrimas e Chuva, a pessoa passa a se questionar sobre a existência e buscar razão nos atos que a rodeiam. 

À primeira vista, isso não é um indicativo preocupante, já que todo mundo possui seus momentos abstrações existenciais. O problema é que aqui ela já passa a viver com medo constante, que a leva a sensações paralisantes. 

Lágrimas e chuva
Molham o vidro da janela
Mas ninguém me vê

Não é um fato confirmado, mas parece que a canção pega um pouco da referência de um dos monólogos mais marcantes do cinema mundial.No filme Blade Runner, de 1982, o replicante Batty eternizou a seguinte expressão no seu discurso final: Eu vi coisas que vocês não imaginariam. Naves de ataque em chamas ao largo de Órion. Eu vi raios-c brilharem na escuridão próximos ao Portal de Tannhäuser. Todos esses momentos se perderão no tempo, como lágrimas na chuva. Hora de morrer.

A fala se tornou uma das metáforas mais aplicadas para representar como algo pode ser invisibilizado em um contexto mais amplo, como os sentimentos individuais se tornam menores diante dos problemas sociais, por exemplo. 

Como Lágrimas e Chuva foi escrita poucos anos depois, dá para dizer que há uma certa relação, principalmente quando vemos que os problemas da protagonista são apagados em meio a correria cotidiana. 

O mundo é muito injusto
Eu dou plantão nos meus problemas
Que eu quero esquecer

Um aspecto interessante de ser notado é que, no quadro depressivo, as pessoas possuem consciência da injustiça no mundo, mas a tormenta interna é tão profunda que é difícil fugir daquele ciclo de conflitos que a assolam. 

Por isso, vira uma prática comum, mesmo em momentos bons, quando a intenção é deixar os problemas lá fora, eles roubarem a atenção e o resto de leveza que a cerca. 

Será que existe alguém
Ou algum motivo importante
Que justifique a vida
Ou pelo menos este instante 

Um caminho possível é encontrar razões externas que motivam o ato de seguir em frente, procurar ajuda e viver longe daquela espiral de dificuldades. 

Ao mesmo tempo que tenta trazer um pouco de esperança, Lágrimas e Chuva mostra que talvez ela já esteja depositando expectativas demais nos outros, como forma de se fortalecer, mostrando a baixa confiança em si mesma. 

Eu vou contando as horas
E fico ouvindo passos
Quem sabe o fim da história
De mil e uma noites
De suspense no meu quarto

Ao final de seus versos, Lágrimas e Chuva aumenta a impressão de aprisionamento, já que o tempo passa devagar, a levando a tentar se distrair despertando os outros sentidos. 

A expressão o fim da história traz duas possibilidades de conclusão de toda a situação vivenciada. A primeira aponta para a tentativa de sobreviver tal qual Sherazade em Mil e Uma Noites, trazendo uma nova história para persistir lutando. 

O outro ponto de vista é mais pessimista, com a escrita de um bilhete de suicídio para encerrar o momento de sofrimento pessoal, o que deixa tudo mais pesado. 

A letra de Como Eu Quero é sobre isso mesmo? 😱

O Kid Abelha é especialista em fazer nossas cabeças explodirem quando o assunto é significado de suas composições, como podemos ver na análise de Lágrimas e Chuva.

Além dela, você já tinha imaginado que uma das músicas mais românticas da banda é, na verdade, sobre um relacionamento abusivo? Vem conferir a análise da música Como Eu Quero!

Análise Como Eu Quero