Anitta empreendedora: conheça 5 características poderosas da cantora

Artistas · Por Jocilene Abreu

25 de Fevereiro de 2019, às 13:06


Com mais de 35 milhões de seguidores no Instagram, milhares de fãs e admiradores pelo país, ela segue conquistando, com muita elegância e ousadia, uma carreira internacional. Você sabe de quem estamos falando?

Larissa de Macedo Machado (nome de batismo da toda poderosa), mais conhecida como Anitta.

Menina vinda de Honório Gurgel, bairro da zona norte do Rio de Janeiro, desde a infância pobre já sonhava em brilhar nos palcos da vida. Ela começou a trilhar seus primeiros passos na música muito jovem, cantando numa igreja local. De lá pra cá, a musa só cresceu, ganhou visibilidade nacional e vem se destacando internacionalmente também.

O furacão Anitta chegou até nós com seu hit Show das Poderosas. O disco vendeu cerca de 40 mil cópias em apenas 10 dias após o lançamento. Na época muitos pensavam que não passaria de uma modinha da estação. Mas o que não sabiam era que a jovem cantora, além de talentosa, é surpreendente em gerenciar sua vida, sonhos e carreira.

Anitta no clipe de Bang
Créditos: Divulgação

E é por conta disso que vamos falar sobre como Anitta usou sua formação educacional vinda do curso técnico em administração e da experiência do estágio na Vale para gerenciar a própria carreira.

Tudo isso deu a ela um caráter estrategista e visão certeira para os negócios, conquistando resultados surpreendentes muito além do talento artístico, mas também por seu viés empreendedor.

Vamos destacar aqui quais características a cantora utilizou para alavancar sua carreira e permanecer crescendo dentro do mercado musical se tornando a Anitta empreendedora de sucesso que vemos hoje. Continue a leitura para saber mais das habilidades da cantora.

1. A poderosa sabia onde queria chegar

Ter clareza do lugar em que se deseja chegar foi exatamente o que fez Anitta se destacar de outras jovens de sua idade.

Desde o início, ela sabia o que queria e onde gostaria de estar. Isso fez com que ela se mantivesse alinhada aos propósitos de sua vida e dedicada aos estudos para alcançar seus objetivos.

Foi com o dinheiro do estágio que ela gravou um vídeo caseiro da música A Parada É Essa, da funkeira Priscila Nocetti. Tal vídeo chegou ao produtor Batutinha, reconhecido no cenário musical.

Como um ouro a ser refinado, ele a viu e se surpreendeu com o talento dela dançando e cantando enquanto ela segurava um frasco de perfume na mão neste vídeo cover.

A partir dali, ele enviou uma mensagem para o canal que ela tinha no YouTube (desde o início ela já apostava no poder da divulgação). No início ela achou que era trote. Mas, para alegria geral da nação, esse foi o primeiro passo para o início de sua carreira.

Naquele momento surgiu a proposta para fazer os testes como cantora e ela deu adeus a seu estágio. Como que predestinada ao sucesso, ela não desistiu.

Seu nome artístico foi baseado na minissérie Presença de Anita, pois ela se identificava com as características da protagonista, o que lhe serviu como inspiração.

2. Investiu dedicação, foco e energia no trabalho

Planejamento estratégico foi e continua sendo um instrumento vital que Anitta usou de forma eficiente em sua carreira. Desde o começo, ela foi traçando passo a passo como conquistar seu público e ganhar sua atenção. Sobretudo, como continuar nas paradas de sucesso!

Em 2009, ela assinou seu primeiro contrato e desde então ela tinha:

  • Uma visão clara do negócio (com metas e objetivos bem definidos);
  • conhecimento de quem era seu público e como atingi-lo;
  • foco, espírito de liderança e parcerias musicais.

A partir de 2012 sob o comando de uma nova empresária, ela começou a se destacar. Neste ano ocorreram as gravações do clipe de Meiga e Abusada, gravado em Los Angeles.

Não demorou muito para a Warner Music fechar um contrato com Anitta. A sua música estourou nas rádios cariocas e entrou para a trilha sonora da novela Amor à Vida, da Rede Globo.

A artista de músicas criativas e ousadas deu lugar à mulher empreendedora que estava decidida a ser a melhor profissional dentro da sua área de atuação. Ela foi lá e fez!

Não bastava ser boa o suficiente; sobretudo, ela entendia como sua carreira estava se delineando e em que direção estava indo. Tudo isso foi decisivo para que Anitta conquistasse todo o Brasil e pudesse traçar voos mais altos numa jornada internacional.

3. Antenada com as mudanças no mercado musical

Anitta demonstra a estrategista que é nos negócios, sempre aprendendo e aperfeiçoando os conhecimentos sobre gestão de carreira e no aprendizado de novos idiomas.

Ela se envolve nos processos de criação artística, agenda, produção dos clipes, negociação de projetos de parceria e escolha da equipe de trabalho entre as variadas áreas dentro do nicho musical como um negócio.

Ouça as mais de 30 parcerias nacionais e internacionais de Anitta nessa playlist.

Playlist: Parcerias da Anitta

Em 2013, a música Zen lhe rendeu o primeiro lugar no Top 100 da Billboard Music Brasil. Após um ano, saiu o clipe da mesma música em sua primeira parceria internacional, com o cantor Rasel, em espanhol. Em 2014, ela deu palhinha da música no Grammy Latino.

Quem a conhece e a acompanha em entrevistas e até mesmo nas redes sociais pode perceber o quanto ela é focada em oferecer um trabalho de qualidade e diferenciado, deixando sua marca registrada em tudo o que se propõe a fazer.

Podemos perceber a guinada na carreira da artista com o lançamento do hit Bang. Essa música, que é sucesso, foi um tiro no reposicionamento da marca. Trabalhada numa pegada pop e com referências evidentes da moda, a canção a possibilitou atingir um público AB, que tem outras referências culturais bem distintas do funk carioca.

4. Presente nas redes sociais

Anitta aliou o talento musical ao marketing digital. Fato que proporcionou a ela o fortalecimento de sua marca no mundo. A rainha lacradora é conhecida agora por todos!

Em cada lançamento de suas músicas, Anitta procura se destacar em diversos canais on-line simultaneamente. Lembram do lançamento do single Paradinha? A data foi meticulosamente escolhida exatamente após sua aparição no famoso programa de Jimmy Fallon, o The Tonight Show.

A partir daí, ela foi lançada com mais solidez ao mercado latino cantando em espanhol, um público com grande potencial. A musa participou de diversas coletivas de imprensa, em lugares como as sedes do Facebook Brasil e do Google, ambas em São Paulo. E também fez transmissões ao vivo pelas redes sociais.

5. Ela fez valer a pena

Um negócio, para ter longa trajetória em um mercado cada vez mais competitivo, precisa ter claro em sua estratégia quais passos tomar a cada decisão.

Anitta é um exemplo de quem teve uma visão a longo prazo do seu negócio com a música. É por meio dessa perspectiva que ela está sempre em busca de crescimento pessoal, profissional e carreira.

Fato é que ela está sempre com seus hits no topo das paradas de sucesso em todo o país e vem ganhando o mercado internacional com suas parcerias de consistência. Um exemplo disso é o hit Sim ou Não, em parceria com Maluma, trabalho que veio para consolidar seu negócio musical.

Isso demonstra como sua competência para a gestão tem crescido e acompanhado as mudanças no mercado. Ela inova quando vai do funk (seu estilo inicial) e se une a parcerias no sertanejo, forró e pop. Ela não para!

Então, aquela velha frase “Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe” é real na vida de profissionais como Anitta. Ela encontrou dentro da área de atuação pessoas que somaram experiência, e soube driblar os obstáculos e obter o suporte necessário para fazer seu negócio musical brilhar.

Além de artista, Anitta é empreendedora, ela sabe para onde está caminhando e aonde quer chegar. Isso faz parte da vida de pessoas de sucesso.

Se inspire ouvindo agora essa playlist com a evolução musical de Anitta e deixa pra a gente nos comentários o porquê ela é a rainha do empreendedorismo musical!

Playlist: A Evolução de Anitta