16 de Janeiro de 2025, às 12:00
Um dos louvores mais ouvidos da história do gospel nacional é Apenas Um Toque, de Fernanda Brum. Com um significado marcante, sobre a intimidade da adoração e a proximidade com o Senhor, a cantora gospel emociona qualquer cristão.

As canções de Fernanda Brum sempre trazem uma grande sensibilidade ao falar do amor de Deus e de passagens bíblicas. Em Apenas Um Toque, ela canta sobre a vontade que existe nos corações dos fiéis de ter um relacionamento mais íntimo com o Pai e se inspira em diversos trechos da Bíblia Sagrada.
Vamos dar mais detalhes sobre o significado de Apenas Um Toque, sucesso de Fernanda Brum, a seguir. Não deixe de ler!
Fernanda Brum lançou o louvor Apenas Um Toque no álbum de mesmo nome, em 2 de março de 2004. Foi o sétimo disco da carreira da cantora gospel e o primeiro gravado ao vivo e no estilo de adoração congregacional.
As gravações aconteceram entre os dias 10 e 12 de outubro de 2003, na Igreja Batista Nova Ebenézer, no Rio de Janeiro. O disco foi produzido por Emerson Pinheiro, marido da cantora, e a capa da obra foi pintada à mão pela artista Daniela Jordão, que já havia trabalhado com o Diante do Trono.
A gravação de Apenas Um Toque foi uma experiência muito desafiadora para Fernanda Brum, já que ela havia acabado de dar à luz ao seu filho Isaac e não pôde usar a respiração abdominal para cantar. Assim, a sua voz ficou um pouco rouca nas faixas do disco.
Apesar dessa diferença em relação aos outros trabalhos da cantora, os fãs gostaram muito de todas as músicas, em especial Apenas Um Toque. A crítica também enalteceu o projeto, como um dos melhores de sua trajetória musical. O retorno comercial foi favorável e ele recebeu o disco de platina triplo pela ABPD.
O sucesso foi tão grande que Fernanda Brum também lançou o seu primeiro álbum em vídeo a partir desse disco, em julho de 2004. Além disso, a obra ganhou uma versão em espanhol, Apenas Un Toque, e a cantora passou a ser conhecida em outros países da América Latina.
Em Apenas Um Toque, Fernanda Brum explora um desejo comum a todo cristão: uma conexão mais profunda e próxima com o Divino.
Esse desejo já aparece de forma explícita na primeira estrofe da canção e as suas frases são muito usadas para inspirar orações:
Com olhar apaixonado
Quero Te dizer palavras
Que expressam a vontade do meu coração
A intimidade na adoração
A ideia na canção é que o fiel busque um relacionamento de mais intimidade com o Senhor, como se fosse a relação de um filho com um pai.
A imagem da “orla”, que aparece nos versos finais desta estrofe, faz referência à passagem bíblica de Mateus 9:20-22. Nesse trecho, é narrada a cena em que uma mulher enferma toca na orla (na borda) do manto de Jesus Cristo e é curada.
Assim, a palavra “toque”, que aparece em diversos trechos da música e também no título, carrega toda essa mensagem presente na Bíblia Sagrada, de que somente um simples contato, mesmo que pequeno, já é o suficiente para conseguirmos sentir o amor de Deus.
Como um filho, eu quero um abraço
Me envolver em Tua graça
Não quero tocar só na tua orla
Eu quero tocar onde um filho toca
O ato de tocar é reforçado no refrão de Apenas Um Toque, em que Fernanda Brum expande a passagem bíblica e insiste que o cristão quer tocar no coração do Pai.
Quando esse contato acontece, as lágrimas rolam, a emoção toma conta dos nossos espíritos e a adoração ocorre de forma espontânea, de tão poderoso que é o amor de Deus.
Apenas um toque
Apenas um toque no Seu coração
As lágrimas rolam
As mãos se levantam em adoração
A Igreja também é impactada pelo poder da oração e da conexão com o divino. Em outro refrão do louvor, a cantora ressalta a importância de a Igreja também se render à adoração. Afinal, a oração se fortalece ainda mais com o poder da comunidade.
Essa ideia está presente em outro trecho bíblico, no livro de Mateus 17:20. Nele, encontramos a importante reflexão de que a fé, mesmo do tamanho de um grão de mostarda, é capaz de mover montanhas. Assim, “apenas um toque”, mesmo que imperceptível, é capaz de nos conectar de forma profunda ao Pai.
Outra passagem da Bíblia Sagrada que também serviu de inspiração para a escrita de Apenas Um Toque foi Filipenses 2:10-11.
Nesses versículos, os cristãos são lembrados de que todo joelho se dobrará e toda língua se confessará que Jesus Cristo é o Senhor. É um ensinamento importante de que, em algum momento, todos entrarão em contato com a soberania e a glória de Jesus e reconhecerão que Ele é o Senhor.
Apenas um toque
Apenas um toque no Seu coração
A Igreja se prostra
A Igreja se rende em adoração
Por fim, Apenas Um Toque, de Fernanda Brum, tem um significado muito importante para o ministério de qualquer fiel. A música sugere que apenas um toque, apenas um pequeno gesto em direção à Palavra já é o suficiente para construirmos um relacionamento de mais proximidade com o Pai e de provarmos do Seu amor.
Você percebeu que Apenas Um Toque, de Fernanda Brum, traz um significado que desperta uma profunda reflexão aos cristãos, transmitido através dos versos da canção, certo?
Assim como esse louvor, outras músicas da cantora também têm ótimos trechos para meditar e compartilhar. Pensando nisso, confira agora a nossa seleção com as melhores frases de Fernanda Brum.





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.