Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Confira as 11 melhores músicas da carreira de Belchior

Nostalgia · Por Renata Arruda

4 de Maio de 2020, às 12:00

Falecido em 2017, Belchior continua mais vivo do que nunca nas playlists dos fãs de música brasileira. Membro do movimento chamado Pessoal do Ceará, o músico ficou muito famoso nos anos 70 após o lançamento do álbum Alucinação, um clássico sem defeitos.

Belchior
Créditos: Divulgação

Após abandonar a carreira em 2008 e desaparecer dos holofotes, Belchior conquistou os corações de uma nova geração de admiradores, que devolveu ao cantor o reconhecimento que ele merecia!

Para relembrar a obra desse grande artista, preparamos este post só com as melhores de Belchior. Olha o que tem na nossa seleção:

  • Alucinação
  • Sujeito de Sorte
  • Tudo Outra Vez
  • Apenas Um Rapaz Latino Americano
  • e muitas outras!

As 11 melhores músicas de Belchior

Vem curtir esses grandes sucessos com a gente!

Alucinação

Alucinação reflete a visão de uma pessoa vinda de fora, que observa a rotina caótica de uma capital como São Paulo, onde Belchior escreveu a canção: pessoas marginalizadas, solidão, violência, tráfego, a efervescência da juventude.

Presente no álbum de mesmo nome, a canção traz o célebre verso Amar e mudar as coisas me interessa mais.

https://youtu.be/9K3Wj5BZBF4

Sujeito de Sorte

Mais uma faixa do álbum Alucinação, Sujeito de Sorte não foi um grande sucesso na época do seu lançamento.

Ainda assim, ela foi ressignificada pelas redes sociais, e a frase Ano passado eu morri, mas esse ano eu não morro foi transformada em um slogan de esperança e de resistência.

O rapper Emicida, por exemplo, incluiu um sample da música na forte AmarElo.

O que muita gente não sabe é que esses versos foram escritos pelo repentista paraibano Zé Limeira, conhecido como o poeta do absurdo.

Tudo Outra Vez

Presente no álbum Era Uma Vez Um Homem e Seu Tempo, Tudo Outra Vez foi lançada em 1979, mesmo ano em que foi promulgada a Lei da Anistia.

Por isso, foi adotada como uma expressão do sentimento dos exilados pela ditadura.

Apenas Um Rapaz Latino-Americano

Apenas Um Rapaz Latino-Americano é o maior sucesso de Belchior! Composta durante a ditadura, a faixa faz um contraponto à canção Divino Maravilhoso, de Caetano Veloso e Gilberto Gil, para criticar o autoritarismo do regime militar.

Mas não se preocupe, meu amigo
Com os horrores que eu lhe digo
Isto é somente uma canção
A vida realmente é diferente
Quer dizer, ao vivo é muito pior

Coração Selvagem

Meu bem, vem viver comigo, vem correr perigo, vem morrer comigo 

Quem resiste a um verso assim? Lançada no álbum homônimo, Coração Selvagem é uma intensa música de amor.

Comentários a Respeito de John (Saia do Meu Caminho)

Popularmente conhecida como Saia do Meu Caminho, Comentários a Respeito de John é uma parceria entre o compositor José Luiz Penna e Belchior, que reformou a letra original.

Segundo declaração do cantor, a música é um comentário a respeito de John Lennon e a ideia de felicidade presente na canção Happiness Is a Warm Gun, dos Beatles.

Divina Comédia Humana

Com citação do poema Ouvir Estrelas, de Olavo Bilac, e referência ao livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Divina Comédia Humana é uma música que fala sobre o amor sensual, que pode levar a gente tanto ao céu quanto ao inferno.

A Palo Seco

Cante a palo seco é um termo espanhol para se referir a um tipo de flamenco cantado a capella, sem acompanhamento de música.

Foi utilizado por João Cabral de Melo Neto em seu poema A Palo Seco e acredita-se que esta tenha sido a inspiração de Belchior.

Assim, A Palo Seco já avisa logo no título a que veio: uma música que fala do desespero de uma juventude oprimida pelo regime militar e que ainda procura exaltar a cultura latino-americana, tema sempre presente na obra de Belchior.

Medo de Avião

Quando se pensa em medo de voar, Medo de Avião é uma música que logo vem à cabeça. No entanto, Belchior declarou que nunca teve medo de avião na vida!

Em uma entrevista, o músico declarou que fez a canção simplesmente porque via vários artistas sofrerem com este problema, como Vinícius de Moraes, que gritava nomes de santos desconhecidos ao pisar em uma aeronave.

Velha Roupa Colorida

Velha Roupa Colorida trata da necessidade de se deixar o passado para trás e abrir espaço para o novo: no caso, a superação dos ideais do movimento hippie.

Aqui Belchior faz inúmeras referências a ícones estrangeiros, como os Beatles, os Rolling Stones e o poeta Edgar Allan Poe, como exemplos de uma cultura importada que deveria ser superada.

Como Nossos Pais

Um grande clássico da música brasileira, Como Nossos Pais está presente no álbum Alucinação, mas ficou famosa mesmo na voz de Elis Regina. 

Como outras canções do disco, a letra foi composta durante o regime militar e fala sobre o conservadorismo e a desilusão da juventude.

Foi considerada pela revista Rolling Stone Brasil como uma das 100 Maiores Músicas Brasileiras de todos os tempos.

Saiba mais sobre Belchior

Antonio Carlos Belchior nasceu em 26 de outubro de 1946, em Sobral, no Ceará. Durante a infância, estudou piano e música coral, além de atuar em feiras como cantor e poeta repentista. 

Na década de 60, mudou-se para Fortaleza, onde se formou em filosofia e passou alguns anos morando em um monastério.

Belchior
Créditos: Divulgação

Em 1971, Belchior passou a priorizar sua carreira artística, se unindo a jovens músicos como Fagner, Ednardo e Jorge Mello no movimento que ficou conhecido como Pessoal do Ceará.

Suas composições fizeram sucesso na voz de Elis Regina, que gravou canções como Mucuripe, Como Nossos Pais e Velha Roupa Colorida.

Com o lançamento de Alucinação, em 1976, a carreira de Belchior estourou, tornando o cantor um dos maiores vendedores de disco do período no país.

Capa do álbum Alucinação, de Belchior
Capa do álbum Alucinação / Créditos: Divulgação

Em 2008, o músico abandona a carreira e se muda para Porto Alegre, antes de partir para o Uruguai. Em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, Belchior faleceu, vítima de um aneurisma da aorta.

Para entender Como Nossos Pais

Agora que você viu as melhores músicas do Belchior, não pode deixar de conferir a nossa análise de Como Nossos Pais e conhecer o significado desse grande sucesso da MPB!

Significado da música Como Nossos Pais

Continue com clássicos da MPB: