Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Top 10: as melhores músicas do Black Sabbath

Listas musicais · Por Elaine Caroline

25 de Junho de 2020, às 19:00

O Black Sabbath é uma grande inspiração para a música mundial. Inovadora e polêmica, a banda criou hinos atemporais do rock que foram os grandes responsáveis pela criação do heavy metal, um dos maiores estilos de rock.

Black Sabbath
Créditos: Divulgação

Além da nova forma de fazer rock, eles ficaram conhecidos também por causa do vocalista Ozzy Osbourne, que tinha uma voz inconfundível e também era dono de um estilo excêntrico.

Para relembrar as músicas da banda que mudou o rock para sempre, selecionamos algumas das melhores músicas do Black Sabbath pra você conferir. Vem com a gente!

As 10 melhores músicas do Black Sabbath

Separamos algumas das melhores músicas do Black Sabbath para contar a trajetória da banda e para apresentar algumas curiosidades sobre os clássicos que ajudaram a criar o heavy metal. Dá uma olhada:

Paranoid

Você acredita que Paranoid, segunda faixa do álbum que leva o mesmo nome, quase não foi lançada? Pois é! 

O baixista da banda, Geezer Butler, acreditava que ela era muito parecida com a música Communication Breakdown, do Led Zeppelin, e ficou receoso. Mas que bom que isso não os impediu, né? A canção se tornou um grande hino do rock!

War Pigs

War Pigs, primeira faixa do álbum Paranoid, é uma daquelas músicas inconfundíveis pra quem ama. Como não reconhecer a sirene? 

Ela, até hoje, é interpretada por muitos como sendo uma música anti-guerras e foi até vinculada à Guerra do Vietnã, mas Ozzy negou.

Iron Man

Diferente do que alguns pensam, Iron Man não é sobre aquele famoso super-herói. 

A letra fala sobre um homem que se transforma em um Homem de Aço ao atravessar um campo magnético quando viajou para o futuro 🤯

Não só com o Black Sabbath, a década de 70 em si foi muito fértil musicalmente. Relembre a carreira das 10 maiores bandas de rock dos anos 70!

N.I.B.

Algumas pessoas têm teorias para o significado de N.I.B. Uns acreditam que poderia ser a sigla de Nativity In Black (contrastando com nativity of Jesus, “nascimento de Jesus”), outros acreditam ser uma piada interna da banda. 

Bill Ward, baterista, era chamado de pen nib, ponta de uma caneta antiga. Mas o que sabemos é que essa é uma das músicas mais sombrias e aclamadas da banda.

Changes

Changes mostra um Black Sabbath bem diferente: uma música tocada no piano, sem as guitarras distorcidas dos trabalhos anteriores. 

A letra é inspirada no término do primeiro casamento do baterista Bill Ward e tem uma sonoridade leve, embora a letra seja bem triste.

Heaven And Hell

Heaven And Hell é quarta faixa do disco com mesmo nome, de 1980. Este álbum foi o primeiro com Ronnie James Dio nos vocais, trazendo novas perspectivas e características para a banda.

Black Sabbath

Sim, o Black Sabbath tem um álbum chamado Black Sabbath (1970) com uma música chamada Black Sabbath. 😂

Considerada por muitos a música mais polêmica e obscura da banda, ela conta com um detalhe muito raro: um trítono, conhecido como o som do diabo!

Aliás, esse álbum está na nossa lista dos 8 melhores álbuns de rock de todos os tempos. Se você curte esse, deveria ouvir os outros!

Children Of The Grave

As guitarras marcadas e bem sonoras de Children Of The Grave, quarta faixa do álbum Master Of Reality (1972), são o fundo para uma letra bem reflexiva e triste: como seria o futuro das crianças num mundo pós-guerra nuclear?

Sabbath Bloody Sabbath

Falar de Sabbath Bloody Sabbath, primeira faixa do álbum de mesmo nome, de 1973, é simples: usando as palavras de Slash, do Guns ‘N’ Roses, uma das coisas mais pesadas que ouvi na vida

Nas de Brent Hinds, do Mastodon, sonhos viram pesadelos e o céu vira inferno. O que mais falar sobre o peso e a importância dessa música, né?

Symptom Of The Universe 

Symptom Of The Universe é a terceira faixa do Sabotage, álbum conhecido por ser mais experimental e flertar com o rock progressivo, contando, inclusive, com sintetizador e órgão em algumas faixas.

Entre guitarras e vocais marcantes, muitos acreditam que essa pode ter sido a grande inspiração para o Thrash Metal, popularizado nos anos 80.

Mais sobre Black Sabbath

Formada em 1968 na cidade de Birmingham, na Inglaterra, Black Sabbath foi uma das principais bandas responsáveis pelo surgimento do heavy metal.

Ozzy Osbourne, Tony Iommi, Geezer Butler e Bill Ward constituem a formação original, responsável por 9 dos 19 álbuns de estúdio lançados pela banda.

Black Sabbath
Créditos: Divulgação

Em 1979, a banda resolveu demitir Ozzy Osbourne por seu abuso de álcool, drogas e por medo da banda acabar. Depois disso, tiveram inúmeras formações, dando espaço para nomes únicos da música, como Ronnie James Dio, Glenn Hughes e Ian Gillan. 

Ozzy Osbourne
Ozzy Osbourne / Créditos: Divulgação

Mais tarde, a banda contou com momentos instáveis, hiatos e mais algumas formações e reuniões até anunciar o fim de suas atividades em 2015. Em 2016 eles realizaram a turnê de despedida, The End Tour, que passou pelo Brasil. 

Em 4 de fevereiro de 2017 a banda encerrou oficialmente suas atividades em um último show em Birmingham, na Inglaterra, cidade natal do Black Sabbath.

Mais heavy metal pra você!

Aproveite para conhecer ou relembrar outras bandas de heavy metal. Muitas delas foram influenciadas diretamente pelo Black Sabbath e merecem ser ouvidas. Vem conferir!

Bandas de heavy metal