Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Do clássico ao moderno: conheça 13 diferentes estilos de rock

Listas musicais · Por Luiza Pérez

31 de Agosto de 2019, às 07:00

O rock não só é um dos estilos de música mais ouvidos no mundo inteiro, como também representa um estilo de vida e uma forma de pensar.

É um gênero musical que surgiu no final da década de 40, nos subúrbios dos Estados Unidos, sob a influência de outros tipos de música, como o country, o jazz e o R&B.

Nos anos 50, ganhou notoriedade pelo seu elemento mais marcante: a guitarra.

Como esse estilo de música nasceu há bastante tempo, você pode estar se perguntando: como o rock consegue ser tão forte e relevante até hoje? A resposta é fácil: inovando e se reinventando sempre.

E olha, se tem algo que consegue se transformar, é o rock! Com o passar dos anos, novas referências, técnicas e instrumentos foram sendo incorporados ao gênero, dando espaço para a criação de outras vertentes, mantendo-o sempre vivo.

13 estilos de rock que marcaram a história da música

São inúmeros estilos de rock que existem e que já existiram. Para sermos honestos, foi bem difícil escolher apenas alguns para fazerem parte dessa lista, mas acreditamos que com esses dá pra ter uma boa ideia de como o gênero foi se reinventando para além do clássico rock ‘n’ roll.

1. Rockabilly

O primeiro estilo de rock que podemos citar é o rockabilly. Com forte influência da música country e do R&B dos Estados Unidos, o rockabilly surgiu no início da década de 50 e deixou seu legado graças a nomes como Carl Perkins, Elvis Presley, Johnny Cash e Buddy Holly.

https://youtu.be/Wb0Jmy-JYbA

Confira nossa playlist com diversas canções do estilo rockabilly!

2. Garage rock

O garage rock (ou rock de garagem) é uma vertente bem underground do rock, tanto que o punk se inspirou nesse estilo.

O nome vem justamente referenciando as bandas amadoras que surgem das garagens das casas, com um som baseado em acordes básicos, distorções, pouca preocupação com as letras e, geralmente, baixo orçamento para gravações.

Bandas como The Standells e The Sonics são exemplos desse estilo. Além disso, uma composição que demonstra bem o garage rock é Wild Thing, da banda The Troggs!

3. Rock psicodélico

Esse estilo, surgido nos anos 60, buscava reproduzir, através da música, os efeitos causados pelos alucinógenos.

Como assim? Bom, o rock psicodélico usava muito de elementos como pedais de efeito, teclados, distorção e instrumentos exóticos utilizados na Índia (como o sitar e o tabla) para tentar causar esse tipo de sensação em suas canções.

Até os Beatles incorporaram o psicodelismo em uma época, como fica perceptível no álbum Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Porém, tiveram outros grandes artistas que marcaram esse gênero, como o The Doors, Jimi Hendrix e Grateful Dead.

Light My Fire, do The Doors, é uma das canções que marcaram o rock psicodélico, dá uma olhada:

Relembre as 17 melhores músicas de Jimi Hendrix, ícone do rock

4. Rock progressivo

O rock progressivo também surgiu no fim da década de 60, na Inglaterra.

Esse estilo de música é bastante marcado por longas composições, álbuns conceituais (no qual se desenvolve uma mesma história durante todo o disco) e a utilização de instrumentos não tão convencionais no rock até então, como os de sopro.

Um grande representante do rock progressivo é o Pink Floyd, mas também temos outras grandes bandas pertencentes à essa vertente, como Yes, Rush e Genesis.

Confira a análise e o significado de Another Brick In The Wall, do Pink Floyd

5. Glam rock

Glam rock é, na verdade, uma abreviação de glamour rock. Esse estilo surgiu na década de 60, na Inglaterra, mas ficou conhecido mesmo nos anos 70.

A marca principal dos artistas de glam rock é o estilo extravagante de se vestir e de performar: salto alto, maquiagem, cabelos longos e bastante brilho!

Toda essa presença marcante no visual também era refletida em músicas agitadas e enérgicas. Alguns artistas que marcaram o gênero foram David Bowie, New York Dolls, T. Rex, Heart, e, aqui no Brasil, a banda Secos e Molhados.

6. Folk rock

O folk rock surgiu da mistura do nosso bom e velho rock com a música folk, que tem sua origem na música folclórica e usa muito de instrumentos como o violão e a gaita.

Esse estilo também surgiu na década de 60 e muitas de suas letras passam mensagens de progresso e críticas sociais.

Sem dúvidas, o mais famoso representante do folk rock hoje é o Bob Dylan, que foi o grande responsável pela popularização do gênero.

Mas além de Dylan, não podemos esquecer de citar Woody Guthrie, considerado pioneiro neste estilo musical, e outros artistas igualmente importantes, como Joni Mitchell, The Band e Simon & Garfunkel.

Relembre as melhores músicas de Bob Dylan

7. Hard rock

O hard rock é o estilo que mais marcou a década de 70. Combinava os estilos mais modernos de rock, como o psicodélico e o de garagem, com o rock mais clássico, além de ter uma influência também do blues.

É um estilo considerado um pouco mais pesado que o tradicional, já que a guitarra começou a ter mais intensidade nas músicas e a distorção era bastante utilizada.

Com certeza você já ouviu falar de muitos das principais bandas de hard rock, como o Led Zeppelin, Deep Purple, Kiss, Black Sabbath e AC/DC.

Top 10: as melhores músicas do Black Sabbath

8. Heavy metal

Baseado no hard rock, o heavy metal (ou apenas metal) se desenvolveu no fim dos anos 60 e início dos anos 70. É conhecido por ser um som mais pesado, com guitarras distorcidas e densos sons de bateria e baixo.

Posteriormente, foram surgindo diversos outros subgêneros do metal, como o trash metal e o glam metal. Alguns representantes do heavy metal são Iron Maiden, Motörhead e Judas Priest.

Relembre a carreira de algumas das melhores bandas de heavy metal de todos os tempos

9. Punk rock

O punk rock foi um movimento musical surgido na década de 70, tanto nos Estados Unidos quanto na Grã-Bretanha.

Uma de suas características mais chamativas era o ato de fazer críticas à sociedade da época em suas letras, abordando temáticas sobre política (falam muito sobre anarquismo e revolução) e problemas sociais.

Músicas rápidas, atitudes destrutivas e visual agressivo e fora do convencional também são aspectos que fazem parte do punk rock. Algumas bandas famosas dessa vertente são os Ramones, Sex Pistols, Iggy Pop & The Stooges e The Clash.

Relembre a carreira das 10 melhores bandas de punk rock dos últimos tempos

10. New wave

A new wave (nova onda, traduzindo para o português) surgiu ali do ladinho do punk rock, bem ao final dos anos 70. Entretanto, diferentemente do punk rock, o new wave insere elementos do pop, do disco e da música eletrônica em seu estilo musical.

O gênero ficou bastante popular nos anos 80, principalmente por bandas como The Police, Talking Heads, The Cars, Blondie e The B-52’s.

Ouça esses e outros artistas na nossa playlist exclusiva de new wave!

11. Rock alternativo

O estilo de rock alternativo surgiu na década de 80, porém ficou mais conhecido só nos anos 90.

Rompendo com o gênero de rock mainstream, muitas bandas desse estilo possuíam forte influência do punk rock, mas não se encaixavam em nenhuma outra designação de rock na época.

R.E.M., Pixies e Radiohead são alguns dos representantes do rock alternativo.

Entenda o significado de Creep, clássico do Radiohead

12. Grunge

Aqui temos a ascensão do look calça jeans rasgada com camisa xadrez!😅

O grunge nasceu em Seattle, nos Estados Unidos, lá para a década de 90. Também influenciado pelo punk rock, possui sons mais pesados e distorcidos e questões existenciais são frequentemente abordadas em suas letras.

A banda mais famosa de grunge com certeza é o Nirvana. Mas também temos outros grandes nomes que carregam o legado dessa vertente, como o Pearl Jam, Soundgarden e Alice In Chains.

Agora que você já conhece um pouco desse estilo, te apresento os clássicos do grunge nessa playlist sensacional!

13. Pop punk

Proveniente da Califórnia, o pop punk teve muito sucesso nos anos 90 e início dos anos 2000. Assim como já diz o nome, ele combina um pouco do punk com a música pop num estilo totalmente irreverente.

Algumas bandas que representam bastante esse estilo são: Blink-182, Green Day, The Offspring e Yellowcard.

Ah, e só mais um detalhe, as bandas de pop punk costumam abordar temáticas adolescentes e usam bastante humor e sarcasmo em seu som, como você pode perceber no clipe de What’s My Age Again, do Blink-182:

Continue ouvindo os clássicos do rock

Se você ama todos os estilos de rock, não deixe de conferir a seleção que fizemos com os maiores clássicos do rock de todos os tempos.

Clássicos do rock

E se você achou que faltou citar algum dos estilos de rock na nossa lista, conta pra gente nos comentários! 😜

Leia mais sobre rock