As 20 melhores bandas de rock nacional de todos os tempos

Listas musicais · Por Luiza Pérez

30 de Novembro de 2019, às 19:00

Geralmente, quando falamos de rock, pensamos direto em grandes nomes internacionais e, muitas vezes, esquecemos de mencionar os vários grupos e cantores incríveis do Brasil.

Bandas de rock nacional
Bandas do rock nacional / Créditos: Divulgação

Falando um pouco de história, o rock teve seu boom no mundo todo na década de 1950, principalmente com o fenômeno Elvis Presley. 

Contudo, foi só nos anos 80 que o rock ganhou realmente destaque no cenário nacional, com a ascensão de bandas como o Legião Urbana e os Titãs, que obtiveram um sucesso exponencial na época e ganharam uma legião de fãs (não podia deixar passar o trocadilho 😅).

As melhores bandas e cantores do rock nacional

Depois de anos, colecionamos uma diversidade enorme de grupos de rock nacional. Porém, algumas bandas e cantores específicos acabaram se consolidando de maneira única no cenário musical e fizeram história no gênero.

Quer saber quem são? Relembre os nomes das melhores bandas de rock nacional de todos os tempos!

1. Legião Urbana

O primeiro nome da nossa lista é o Legião Urbana!

Assim como mencionamos anteriormente, o Legião e as composições de Renato Russo foram sucesso absoluto na década de 80 e até as gerações mais novas conhecem seus hits.

Relembre os maiores clássicos do Legião Urbana!

2. Charlie Brown Jr.

Banda que passou a ganhar bastante destaque no fim dos anos 90, o Charlie Brown Jr. veio com uma proposta de som mais hardcore com uma pegada descontraída e jovem.

Definitivamente, as suas músicas marcaram toda uma geração.

Confira os 6 maiores sucessos do Charlie Brown Jr.

3. Engenheiros do Hawaii

O Engenheiros do Hawaii também marcou o rock nacional dos anos 80. Suas músicas ganharam bastante popularidade por trazerem críticas sociais em algumas de suas letras.

4. Pitty

Abram alas para a musa do rock! Pitty começou suas atividades em 2003 com o lançamento do marcante álbum Admirável Chip Novo e até hoje faz muita música boa.

5. Skank

Skank, a banda belo-horizontina comandada pelos vocais de Samuel Rosa, surgiu no início dos anos 90 e também possui uma quantidade interminável de hits.

Infelizmente, recentemente, o grupo anunciou uma pausa em suas atividades por tempo indeterminado… Vamos torcer pra que não seja para sempre, né?

Confira 40 frases de hits memoráveis do Skank

6. Barão Vermelho

O Barão Vermelho foi fundado na década de 80 no Rio de Janeiro.

Com certeza, a banda foi um marco no cenário do rock nacional, muito por ter como um de seus integrantes um dos maiores cantores da nossa história, Cazuza.

7. Roupa Nova

O Roupa Nova teve seu auge nos anos 80 e 90.

Eles já venderam mais de 20 milhões de discos e emplacaram mais de 50 singles de sucesso durante toda a carreira, como a famosíssima Whisky a Go Go.

8. Capital Inicial

Fundada pelos irmãos Fê e Flávio Lemos e com Dinho Ouro Preto nos vocais, o Capital Inicial também surgiu no cenário da década de 80, em Brasília, e não pararam de fazer música desde então! 

9. O Rappa

Valeu a pena, ê ê… Todo mundo já escutou a música Pescador de Ilusões em algum momento na vida!

Ela é só um dos grandes sucessos de O Rappa, grupo que mistura o rock, o reggae e o rap e dá origem a composições incríveis.

O Rappa: 32 frases que vão te colocar pra pensar

10. Titãs

Quando começaram, os Titãs possuíam oito integrantes no grupo, acredita? Entre eles, Nando Reis, Arnaldo Antunes, Paulo Miklos e Tony Bellotto, o único que continua na formação atual da banda.

11. Raimundos

O Raimundos surgiu em Brasília, em 87, com Digão e Rodolfo Abrantes. Curiosidade: no início, eles eram uma banda cover de Ramones, uma de suas maiores influências musicais. Por isso o nome Raimundos.

12. Os Paralamas do Sucesso

Os Paralamas do Sucesso são uma banda de rock formada em 1982 por Herbert Vianna, Bi Ribeiro e João Barone.

Além de terem uma vasta discografia, eles também já acumularam diversos prêmios, como o Grammy Latinos de melhor álbum de rock.

13. Mamonas Assassinas

O Mamonas Assassinas foi um fenômeno absoluto nos anos 90 com suas músicas zoeiras. Infelizmente, a banda teve um fim trágico em 1996, num acidente aéreo que levou a óbito todos os integrantes.

Foi uma enorme comoção nacional. Felizmente, suas músicas permanecem vivas nos corações dos brasileiros.

14. Angra

Vamos com um pouco de metal agora! O Angra foi formado em São Paulo nos anos 90 e é reconhecido no mundo inteiro.

Só pra você ter uma ideia, eles já venderam mais de 5 milhões de discos mundialmente e já fizeram diversas turnês, principalmente pela Europa.

15. Rita Lee

Não poderíamos deixar de fora essa mulher icônica que marcou a história da música brasileira!

Rita Lee é cantora, compositora e multi-instrumentista, referência do rock nacional e ex-integrante do grupo Os Mutantes que (spoiler!) estão nessa lista também.

16. Os Novos Baianos

Como o próprio nome já diz, Os Novos Baianos nasceu na Bahia no finalzinho dos anos 60.

Eles ganharam bastante popularidade nos anos 70 e misturavam diversos ritmos em suas músicas, como o rock, samba e a bossa nova.

17. Os Mutantes

Os Mutantes foram uma banda de rock psicodélico formada na época do movimento Tropicalista, na década de 60. Com os vocais singulares de Rita Lee, o grupo até hoje é um marco na música brasileira. 

18. Matanza

O Matanza foi uma banda carioca formada em 1996 que misturava o hardcore, o country e o metal e possui 7 álbuns gravados.

Infelizmente, por motivos pessoais e por vontade de seguir diferentes caminhos artisticamente, o grupo acabou encerrando suas atividades em 2018.

19. Kid Abelha

O Kid Abelha fez bastante sucesso no Brasil na década de 80. O grupo foi originalmente formado por Paula Toller, George Israel e Bruno Fortunato e já vendeu mais de 9 milhões de discos pelo país!

20. Los Hermanos

Por último, vamos falar de Los Hermanos!

A banda carioca de Marcelo Camelo e Rodrigo Amarante foi febre no início dos anos 2000 e continua fazendo sucesso até hoje, principalmente com seu sucesso mais marcante, Anna Júlia.

E aí, gostou da nossa seleção?

Essa foi a nossa lista de melhores bandas de rock nacional! Ao longo do post, passamos por diversos gêneros e diversas épocas diferentes.

Tem alguma banda que nós não citamos e que você colocaria na lista? Conta pra gente nos comentários!

E pra continuar nesse embalo, vem conferir as melhores bandas de rock internacional de todos os tempos!

as melhores bandas de rock internacional

Você pode gostar desses posts