Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça o significado da música Pais e Filhos, da Legião Urbana

Analisando letras · Por Lorena Camilo

3 de Novembro de 2020, às 12:00

Imagine esse cenário: uma rodinha de violão com os amigos, seja em um luau, num acampamento ou em uma festa. A pessoa que está tocando diz: me fala uma música para tocar!

Com certeza Pais e Filhos, da banda Legião Urbana, será pedida, pois é um clássico do rock nacional.

Banda Legião Urbana
Créditos: Divulgação

Essa canção foi single do álbum As Quatros Estações, lançado em outubro de 1989, e até hoje é uma das músicas de maior sucesso da banda.

Mas você sabia que a letra dessa música fala sobre suicídio? Entenda melhor essa história nessa análise:

Conheça os significados por trás de Pais e Filhos

Para compreender a letra de Pais e Filhos, vamos analisar cada verso para desvendar a seriedade por trás da cada estrofe.

Estátuas e cofres e paredes pintadas
Ninguém sabe o que aconteceu
Ela se jogou da janela do quinto andar
Nada é fácil de entender

Como o próprio Renato já afirmou (e essa estrofe deixa explícito), a música é sobre uma garota que cometeu suicídio. Ele conta da confusão no momento que descobrem que a garota se jogou de um prédio e, por isso, não existirá mais o amanhã para ela 😔

A partir da relação conflituosa que existe entre alguns pais e filhos, nos demais versos da música há uma reflexão sobre a vida das pessoas que possuem um laço sanguíneo.

Dorme agora
É só o vento lá fora

Neste verso, a frase é dita pelos pais, que estão tentando tranquilizar a criança. O vento lá fora é uma metáfora dos problemas que existem e podem deixar o filho (ou a filha) com medo.

A partir dessa estrofe, é preciso estar atento, porque que há uma troca de personagens. Ora podem ser os pais (seja um pai ou uma mãe) ora pode ser a filha (uma pessoa jovem, em fase de crescimento e de amadurecimento).

Quero colo! Vou fugir de casa
Posso dormir aqui, com vocês?
Estou com medo, tive um pesadelo
Só vou voltar depois das três

Já nesse verso vemos o crescimento da jovem. Primeiro é uma criança pequena falando que quer ser acolhida pelos pais, como em quero colo e posso dormir aqui, com vocês?.

Depois, vai ficando mais velha e passa a não querer dar muitas satisfações aos pais, como em vou fugir de casa e só vou voltar depois das três.

Meu filho vai ter nome de santo
Quero o nome mais bonito

Aqui ocorre a segunda troca. Sabe aquela criança que se tornou jovem? Agora ela é uma adulta que já pensa em seu futuro filho ou filha.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

Nessa parte aparece, pela primeira vez, o icônico refrão. E o significado é que não se deve deixar nada para depois, pois o amanhã não existe, só existe o agora. As chances, as pessoas e a vida devem ser aproveitadas a cada momento.

Me diz, por que que o céu é azul?
Explica a grande fúria do mundo
São meus filhos
Que tomam conta de mim

Eu moro com a minha mãe
Mas meu pai vem me visitar
Eu moro na rua, não tenho ninguém
Eu moro em qualquer lugar

Já morei em tanta casa
Que nem me lembro mais
Eu moro com meus pais

Lembra que o Renato disse que essa composição reflete bastante a relação dos três membros da banda? É possível que tenha rolado uma conversa bastante reflexiva entre eles sobre os comportamentos, obrigações e responsabilidades que chegaram depois que eles se tornaram pais.

Os versos acima demonstram os diferentes diálogos, questionamentos e vivências das famílias.

Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá
Dado Villa-Lobos, Renato Russo e Marcelo Bonfá, os integrantes da banda que tinham filhos / Créditos: Divulgação

Em resumo, a canção trata sobre temas que, apesar de serem diferentes, estão interligados: uma criança questionando algo para os pais; os filhos que cresceram e passaram a cuidar dos pais; a relação de uma pessoa com pais separados; a situação de pessoas que não possuem família e lar e a relação de quem vive com os pais.

É preciso amar as pessoas
Como se não houvesse amanhã
Porque se você parar pra pensar
Na verdade não há

O refrão é cantado de novo para reforçar a ideia de que se deve aproveitar cada minuto e cada vivência.

Sou uma gota d’água
Sou um grão de areia
Você me diz que seus pais não entendem
Mas você não entende seus pais

Esse verso se conecta com o refrão para fazer um paralelo. Devemos aproveitar cada segundo porque somos seres finitos, que podem morrer a qualquer momento.

Somos tão pequenos, como uma gota d’água, como um grão de areia, e, por essa razão, devemos aproveitar àqueles que nos cercam. Os pais devem amar e aproveitar os filhos, assim como os filhos devem amar e aproveitar os pais.

É tão comum que na juventude as pessoas não entendam muito o que está acontecendo consigo e com o mundo ao seu redor. Uma atitude habitual é culpar os pais e dizer que eles não os entendem. Mas isso é uma fase, e o próprio Renato diz no próximo verso:

Você culpa seus pais por tudo, isso é absurdo
São crianças como você
O que você vai ser
Quando você crescer?

Crianças crescem e se tornam jovens, que se tornam adultos, que depois se tornam pais… Ou seja, ser pai e mãe não vem com manual de instrução, tudo se baseia em uma construção da vivência, do dia após dia, dando seu melhor.

E, por fim, a última frase, que muita gente se questiona sobre ser uma pergunta ou uma afirmação: nós encontramos o encarte do CD As Quatro Estações e confirmamos que é uma interrogativa: O que você vai ser quando você crescer?

Encarte do CD As Quatro Estações, da Legião Urbana
Encarte do CD As Quatro Estações / Créditos: Encartes Pop

A resposta é: pai ou mãe. Alguém vai te pedir colo, vai pedir pra dormir com você, você ficará preocupado enquanto ele não volta para casa tarde da madrugada… e assim o ciclo da vida continua.

Se você prefere conferir o significado de Pais e Filhos em outro formato, é só acessar o Canal do Letras pra entender tudo 😊

A opinião de Renato Russo sobre a letra da Pais e Filhos

Em 1994, no Programa Livre, transmitido pelo SBT e apresentado naquele período por Serginho Groisman, o vocalista do Legião solta o verbo:

Escuta! Vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Porque todo mundo pede música da Legião e fica um auê, entendeu? Essa música é muito, muito séria.

Confira o depoimento do cantor:

Renato completa dizendo que gosta de saber que as pessoas acham a música bonita, mas se preocupa porque existe todo um clima muito romantizado em torno da letra, o que ele achava problemático, já que se trata de uma composição seríssima.

Por fim, antes de tocar a música, pede para que as pessoas interpretem a letra e prestem bastante atenção por se tratar de uma temática bastante forte.

A conexão de fatos reais na composição de Pais e Filhos

Há quem diga que Renato escreveu Pais e Filhos após uma amiga ter cometido suicídio. Contudo, o próprio disse no Programa Livre que essa música, em especial, reflete bastante sobre um momento de sua vida da qual ele não gostava de lembrar, e, por essa razão, preferia tocar outras músicas.

Podemos relacionar essa afirmação ao fato de Renato ter tentado suicídio mais de uma vez. Inclusive, em 1984, alguns meses após a Legião ter assinado um contrato com a EMI, Renato, que até então seria vocalista e baixista, após uma tentativa de suicídio passou a liderar apenas o vocal da banda.

Banda Legião Urbana
Formação clássica do Legião Urbana: Marcelo Bonfá na bateria, Dado Villa-Lobos na guitarra, Renato Russo no vocal e Renato Rocha no baixo / Créditos: Divulgação

Outro fato que complementa a análise da letra é a declaração de Renato ao dizer que Pais e Filhos reflete bastante a situação dos componentes da banda enquanto pais, ou seja: a dele, de Marcelo Bonfá e de Dado Villa-Lobos.

Conheça a história da Legião Urbana

Aproveite e relembre a história da Legião Urbana, banda que revolucionou o rock brasileiro.

Biografia Legião Urbana

Curte Legião Urbana? Então você vai gostar desses posts