Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Relembre as melhores músicas dos Titãs

Listas musicais · Por Helena Tonelli

26 de Maio de 2020, às 19:00

O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído… 🎶

Há mais de 35 anos o Brasil se emociona com as incríveis composições e melodias dos Titãs, um dos maiores grupos da história do rock nacional.

Formado em 1982, na cidade de São Paulo, o grupo já chegou a ter nove integrantes, com grandes nomes como Arnaldo Antunes, Nando Reis e Paulo Miklos.

formação original titãs
Formação original do Titãs / Créditos: Divulgação

Os integrantes se conhecerem na escola, ainda adolescentes, e lançaram seu primeiro trabalho em 1984. O álbum homônimo contava com a canção Sonífera Ilha, que rendeu ao grupo várias apresentações na TV e sucesso nacional.

Atualmente, a banda segue na ativa com Branco Mello, Sérgio Britto e Tony Belloto, que honram a história dos Titãs com louvor!

As 13 melhores músicas dos Titãs

Juntos, os Titãs compuseram e lançaram algumas das músicas mais icônicas do rock brasileiro. Dá uma olhada:

1. Sonífera Ilha

A canção Sonífera Ilha foi composta por Ciro Pessoa logo após a fundação da banda e é uma das músicas mais icônicas da carreira dos Titãs. 

Um fato curioso sobre essa canção é que Pessoa nunca chegou a participar de sua gravação (e de nenhuma outra dos Titãs!) porque saiu da banda antes mesmo da gravação do primeiro álbum. 

2. Homem Primata 

Os Titãs ficaram marcados como uma banda que compunha músicas simples, mas de forte cunho social. 

Homem Primata, também composta por Ciro Pessoa em parceria com outros membros da banda, é uma canção que questiona o ser humano, que apesar de toda a evolução, ainda tem muitos comportamentos ultrapassados. 

3. Epitáfio

Com uma sonoridade de rock melódico bem diferente do rock pesado que é característica da banda, Epitáfio é, definitivamente, a canção mais emblemática dos Titãs. 

A música diz sobre alguém que viveu a vida no limite e que, em determinado momento, se dá conta de que deveria ter dado mais importância aos detalhes e às pequenas coisas, pois elas são as mais importantes.

Devia ter complicado menos
Trabalhado menos
Ter visto o Sol se pôr

4. Enquanto Houver Sol

Mais uma música que vai na onda de um rock mais pop, Enquanto Houver Sol foi composta por Sérgio Britto e traz uma mensagem de otimismo e de que sempre há uma luz no fim do túnel. 

5. Família 

Composta por Toni Bellotto e por Arnaldo Antunes, Família conta, de forma bem humorada, a relação de uma família normal, que apesar dos problemas do cotidiano, é unida e não deixa de jantar junto todo dia. 

6. O Pulso

Os Titãs também ficaram famosos por fazerem músicas um tanto quanto… diferentes 😅

O Pulso é uma dessas canções e é, basicamente, uma lista com quase 50 doenças diferentes. Os versos rimam e se encaixam perfeitamente na melodia da canção, que é bem marcada e reforça o refrão o pulso ainda pulsa, reafirmando a força que a vida tem.

7. Comida

Comida é uma canção que critica diretamente o consumismo e o capitalismo como forma de vida. 

A letra reforça que só ter dinheiro não é o suficiente, também é necessário ter amor, felicidade, arte e diversão para que a vida seja completa. 

8. Flores

Flores é uma canção que tem várias possíveis explicações. Tem gente que acha que ela fala sobre suicídio e tem quem ache que ela é contada pelo ponto de vista de alguém que já morreu. 

9. Marvin

Marvin é, na verdade, uma versão de uma música americana, chamada Patches. Interpretada por Nando Reis, a canção conta uma história fictícia, mas que representa o cotidiano de várias famílias pobres do Brasil. 

10. Porque Eu Sei Que É Amor

Composta por Paulo Mikolos e por Sérgio Britto, Porque Eu Sei Que É Amor é uma canção sobre um amor que é tão sincero que não espera nada em troca para existir e para se fazer presente. Lindo, né? 😍

11. Os Cegos do Castelo

A canção Os Cegos do Castelo foi composta por Nando Reis e faz parte do seu setlist até hoje.

A música, gravada pela primeira vez no Acústico MTV (1997), foi composta especialmente para esse projeto e canta sobre esperança e sobre seguir em frente esperando que dias melhores virão. 

12. Bichos Escrotos

Bichos Escrotos é um dos maiores clássicos da banda e revela muito de sua sonoridade original, pois é um rock pesado com uma letra mais agressiva. 

De acordo com Nando Reis, um dos objetivos dos Titãs era a desconsideração de padrões musicais, estéticos e morais.

13. Polícia

Mais uma canção de forte posicionamento político, Polícia critica a atuação da polícia que, teoricamente, existe para proteger a população, mas que acaba deixando esse ideal de lado para obedecer os interesses de quem está no poder. 

Continue lendo sobre os Titãs

Agora que você já relembrou as melhores canções dos Titãs, vem conferir a história da música Marvin, um dos maiores hits da carreira da banda.

história da música marvin