Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

David Bowie: saiba tudo sobre a biografia do Camaleão do Rock

Biografias · Por Renata Arruda

27 de Junho de 2020, às 19:00

David Bowie é uma lenda! Falecido em janeiro de 2016, o britânico começou sua carreira no final dos anos 60 e se tornou um dos artistas mais influentes da história, tanto no rock quanto na música pop.

David Bowie
Créditos: Divulgação

Conhecido como Camaleão do Rock, Bowie foi capaz de se reinventar ao longos das décadas e inovou ao criar personagens que encarnava em seus álbuns e nos palcos: dentre os mais famosos estão Major Tom, Ziggy Stardust e Alladin Sane.

Vem saber mais sobre a biografia de David Bowie, esse grande ícone do rock!

Biografia de David Bowie

David Bowie, nome artístico de David Robert Jones, nasceu em 8 de janeiro de 1947, em Brixton, considerado como um dos bairros mais descolados de Londres. Aos seis anos de idade, já havia adquirido reputação como uma criança com dom para cantar.

David Bowie quando criança
David Bowie quando criança / Créditos: Divulgação

Durante a infância, o pequeno David foi integrante do coral da escola e se destacou pela sua capacidade de cantar e de dançar acima da média. Por volta dos dez anos, ele passou a se interessar por discos, principalmente os de músicos americanos, como Elvis Presley e Little Richard, influenciado por seu pai.

Pouco tempo depois, Bowie aprendeu a tocar instrumentos musicais como ukulele, washtub bass, piano e saxofone. Na mesma época, ele ingressou na Raven Woods School, onde estudou arte, música e desenho.

Pupila dilatada

Uma das características mais marcantes do cantor era a sua pupila permanentemente dilatada. Porém, Bowie não nasceu com essa condição: ela foi adquirida aos 15 anos de idade, após receber um soco de um amigo de escola chamado George Underwood

David Bowie
Créditos: Divulgação

A briga aconteceu por causa de uma garota e o dano acabou sendo grave porque George usava um anel na hora em que deu o golpe. Apesar disso, a amizade entre eles foi duradoura e George Underwood ficou responsável pela parte artística dos primeiros álbuns de Bowie.

Início da carreira de David Bowie

Bowie montou sua primeira banda, a Kon-rads, ainda aos 15 anos. Determinado a fazer sucesso, ele ainda integrou outros grupos, como King Bees, Manish Boys, Lower Third, Buzz e Riot Squad, que não foram bem-sucedidos.

Em 1967, ele passa a se chamar David Bowie, uma referência tanto ao personagem David Bowman, do filme 2001: Uma Odisséia No Espaço, quanto ao aventureiro Jim Bowie, responsável por popularizar a faca Bowie.

No mesmo ano, ele lança seu primeiro álbum solo, David Bowie, sem alcançar o sucesso comercial.

De Space Oddity ao Glam Rock

Após inúmeras tentativas frustradas, o artista finalmente emplacou, em 1969, o lançamento do single Space Oddity. A música, uma das mais famosas até hoje, foi lançada cinco dias antes do primeiro pouso do homem na Lua, o que fez com que alcançasse o quinto lugar nas paradas do Reino Unido.

Space Oddity acabou incluída em seu segundo álbum, também batizado de David Bowie. Por conta da confusão, já que o primeiro e o segundo disco do artista contavam com títulos idênticos, o segundo trabalho acabou sendo relançado posteriormente com o nome de Space Oddity nos anos de 1984, 1990 e 1999.

Já nos anos 70, David Bowie se afastou do folk de Space Oddity e se voltou para o rock pesado experimental, lançando os elogiados The Man Who Sold The World, em 1970, e Hunky Dory, em 1971.

Em 1972, ele chegou ao auge da carreira com o lançamento de The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars, um disco conceitual em que Bowie deu vida ao personagem Ziggy Stardust, um rockstar alienígena e bissexual.

David Bowie no personagem Ziggy Stardust
David Bowie no personagem Ziggy Stardust / Créditos: Divulgação

Aclamado como um dos maiores álbuns de rock de todos os tempos, é neste trabalho que Bowie intensifica sua aproximação com o Glam Rock, apresentando um visual andrógino e discutindo questões como orientação sexual e uso de drogas.

Ascensão e queda

Os anos 70 foram de ascensão da carreira de David Bowie, com destaque para álbuns aclamados como Aladdin Sane, Diamond Dogs, Young Americans e Heroes, este último parte da chamada Trilogia de Berlim. 

Além disso, o artista ainda apresentou novos personagens, como Aladdin Sane, uma versão americanizada de Ziggy Stardust, e Thin White Duke, sua última grande persona, presente no álbum Station To Station.

Capa do álbum Aladin Sane
Capa do álbum Aladin Sane / Créditos: Divulgação

Foi nesta época também que o cantor flertou com ideais fascistas, chegando a ser preso por posse de parafernália nazista.

Já na década de 80, a carreira de Bowie começou a oscilar. Apesar de grandes sucessos, como a canção Ashes To Ashes, do disco Scary Monsters (And Super Creeps), e a parceria com o Queen na música Under Pressure, nessa época o artista enfrentou grandes fracassos, como o álbum Never Let Me Down e a turnê Glass Spider Tour.

Tin Machine e o fim da carreira solo

Nos anos 90, Bowie deixou a carreira solo de lado e montou a banda de hard rock Tin Machine. No entanto, o artista chegou a fazer uma turnê mundial, chamada Sound+Vision, em que tocou músicas dos seus álbuns anteriores. Foi com essa turnê que Bowie esteve pela primeira vez no Brasil.

David Bowie em Niterói
David Bowie em Niterói / Créditos: Divulgação

A banda chegou a lançar três álbuns e excursionar pelo mundo, mas o público não deu muita atenção. Em 1993, Bowie retornou à carreira solo e passou a se aproximar da música eletrônica.

Últimos anos

Após os ataques de 11 de Setembro nos Estados Unidos, Bowie lançou, em 2002, o sombrio Heathen, inspirado pelo acontecimento, seguido por Reality, álbum de 2003.

Durante a turnê deste último, o cantor sofreu um infarto e resolveu dar uma pausa na carreira. Ele só voltou a apresentar um novo álbum em 2013, o aclamado The Next Day

Em 2016, Bowie lançou o álbum Blackstar no mesmo dia do seu aniversário. Considerado como o mais triste de sua carreira, foi planejado pelo artista para ser o seu álbum de despedida: sofrendo de um câncer no fígado, o cantor veio a falecer dois dias após o lançamento, aos 69 anos.

Curiosidades sobre David Bowie

1. Além da música, David Bowie teve uma bem-sucedida carreira no cinema. Ele esteve em filmes como Labirinto, Christiane F., A Última Tentação de Cristo, O Grande Truque, entre outros.

David Bowie no filme Labirinto
David Bowie no filme Labirinto / Créditos: Divulgação

2. Nos anos 70, o cantor declarou ser bissexual e se arrependeu depois, devido a problemas enfrentados com o moralismo nos Estados Unidos.

3. Bowie recusou o título de cavaleiro da Rainha Elizabeth, explicando posteriormente que não sabia para que isso servia.

4. O primeiro sucesso de Bowie nos Estados Unidos foi a canção Fame, em 1975, escrita em parceria com John Lennon, que canta nos backing vocals.

5. Em 1997, o cantor lançou a música Telling Lies apenas pela internet. No ano seguinte, ele lançou seu próprio provedor, o BowieNet.

Saiba mais sobre astros do rock

Junto com o Queen, David Bowie lançou uma das canções mais icônicas do rock. Essa parceria não tinha como dar errado, né?

Se você ama essa música (ou se quer conhecer mais sobre a banda), vem conferir as principais curiosidades sobre a banda Queen!

Curiosidades sobre a banda Queen