Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Entenda o significado de Creep, clássico do Radiohead

Analisando letras · Por Renata Arruda

28 de Maio de 2020, às 12:00

Sentir-se insuficiente e inadequado diante da pessoa amada é uma sensação comum a muita gente. Essa identificação foi o que tornou o Radiohead mundialmente famoso quando Creep estourou nas rádios dos Estados Unidos.

Radiohead
Créditos: Divulgação

Lançada em 1992, a canção não tinha feito tanto sucesso na Inglaterra, país natal da banda, mas se tornou um grande hit no ano seguinte, ao ser relançada nos EUA com a letra levemente mudada, cortando o palavrão que aparece na versão original.

No entanto, o sucesso não fez bem aos britânicos: o grupo ficou conhecido como “os caras de Creep” e o público comparecia aos shows apenas pra ouvir a faixa e depois ia embora. Isso fez com que o Radiohead, aos poucos, passasse a rejeitar a música.

A boa notícia é que a banda já fez as pazes com seu hit, que continua a emocionar as novas gerações de fãs. Para relembrar esse clássico do Radiohead, hoje falaremos sobre o significado de Creep. Confira!

Significado de Creep, do Radiohead

Creep foi escrita pelo vocalista Thom Yorke quando ainda estava na faculdade. Ele sempre evitou entrar em muitos detalhes sobre a composição mas, segundo o guitarrista Jonny Greenwood, a música foi inspirada por uma moça que Yorke conheceu na faculdade.

Thom Yorke
Thom Yorke / Créditos: Divulgação

De acordo com o músico, Yorke passou mais ou menos uma semana obcecado por ela, acompanhando seus passos pelo campus da universidade.

Para a surpresa de todos, um dia a jovem apareceu em um show da banda, ainda no início da carreira: Thom ficou aflito, porque eles nunca tinham se falado. E lá estava ela. Ele ficou muito abalado.

A mulher jamais soube que foi a musa inspiradora da canção, mas isso não importa. Mais do que uma música sobre um amor platônico, Creep se tornou uma celebração dos sentimentos que fazem as pessoas se acharem inadequadas, nas palavras da banda.

Análise da música Creep

Agora que você ficou por dentro da história por trás do significado de Creep, vem ver a nossa análise comentando cada estrofe da música!

When you were here before (Quando você esteve aqui)
Couldn’t look you in the eye (Não conseguia te olhar nos olhos)
You’re just like an angel (Você é como um anjo)
Your skin makes me cry (Sua pele me faz chorar)

A letra começa como uma típica canção de amor juvenil: exaltando a pessoa amada e colocando-a em um patamar tão alto que o personagem confessa não ser capaz de se aproximar e olhar em seus olhos.

Ao comparar a mulher a um anjo, o autor idealiza o seu objeto de desejo a tal ponto que ele só pode ser considerado como alguém inferior.

You float like a feather (Você flutua como uma pena)
In a beautiful world (Em um mundo tão belo)
I wish I was special (Eu queria ser especial)
You’re so fucking special (Você é especial pra caralho)

Nessa estrofe já é possível perceber a tristeza do personagem. Enquanto admira de longe o seu amor, o letrista lamenta a distância emocional que há entre os dois. Ele deseja ser notado e amado por ela com a mesma intensidade dos seus sentimentos.

É interessante notar que o autor não enxerga nenhum tipo de defeito na pessoa que ama. É como se ela fosse um ser perfeito, vivendo em um mundo perfeito do qual ele não faz parte. 

But I’m a creep (Mas eu sou uma aberração)
I’m a weirdo (Eu sou um esquisitão)
What the hell am I doing here? (Que diabos estou fazendo aqui?)
I don’t belong here (Eu não pertenço a este lugar)

No refrão, o personagem confessa a imagem que faz de si mesmo: a de alguém insuficiente, que não está à altura de quem ama. Em uma perspectiva mais juvenil, é como se o esquisitão da turma tivesse se apaixonado pela garota mais popular da escola.

De maneira mais geral, os versos acima mostram a insegurança de alguém que tenta se encaixar em um universo que não é o seu, no qual ele é um estranho que acredita não possuir nada em comum com a pessoa amada.

I don’t care if it hurts (Eu não ligo se isso machuca)
I wanna have control (Eu quero ter o controle)
I wanna a perfect body (Eu quero um corpo perfeito)
I wanna a perfect soul (Eu quero uma alma perfeita)

Em mais um exemplo da sua baixa autoestima, o personagem revela o desejo de se tornar um ser perfeito, como imagina que seu objeto de desejo seja, ainda que seja doloroso tentar atingir esse patamar.

No entanto, essa perfeição não está relacionada unicamente à aparência: quando diz eu quero uma alma perfeita, ele mostra que se sente inadequado também em seu íntimo, como se toda a sua existência tivesse vindo com um defeito de fábrica.

I want you to notice (Eu quero que você perceba)
When I’m not around (Quando eu não estiver por perto)
You’re so fucking special (Que você é especial pra caralho)
I wish I was special (Eu queria ser especial)

Mais uma vez, o autor reforça o desejo de se ser notado pela pessoa amada e considerado por ela como uma pessoa especial, tendo os seus sentimentos correspondidos.

But I’m a creep (Mas eu sou uma aberração)
I’m a weirdo (Eu sou um esquisitão)
What the hell am I doing here? (Que diabos estou fazendo aqui?)
I don’t belong here (Eu não pertenço a este lugar)

Vale também considerar alguns aspectos autobiográficos da letra.

Thom Yorke nasceu com o olho esquerdo paralisado e passou seus primeiros seis anos fazendo cirurgias de correção que não resolveram completamente o problema: a última delas quase tirou a sua visão e o deixou com o olho caído.

Thom Yorke
Créditos: Divulgação

O vocalista admitiu que isso foi um problema pra ele durante a adolescência: eu estava convencido de que as meninas não achavam isso nem um pouco legal, contou. Logo, quando escreve que é uma aberração, é possível deduzir que sua insegurança estivesse diretamente ligada à sua aparência.

She’s running out the door (Ela está fugindo pela porta)
She’s running out (Ela está fugindo)
She run, run, run, run (Ela corre, corre, corre, corre)
Run (Corre)

Embora não fique muito claro o que o letrista queria dizer com esses versos, podemos interpretar como uma forma de demonstrar o quanto ele via a mulher que desejava como inatingível: ela está sempre muito distante e se afastando cada vez mais.

O trecho também pode ser visto como uma fantasia do personagem, imaginando que a pessoa amada fugiria dele caso tentasse se aproximar.

Whatever makes you happy (Seja lá o que te faz feliz)
Whatever you want (Seja lá o que você deseje)
You’re so fucking special (Você é especial pra caralho)
I wish I was special (Eu queria ser especial)

Aqui ele mostra um sentimento total de devoção à mulher que ama, afirmando estar disposto a tentar satisfazer os desejos dela, sejam eles quais forem. O que importa é que ela o considere como uma pessoa especial também.

But I’m a creep (Mas eu sou uma aberração)
I’m a weirdo (Eu sou um esquisitão)
What the hell am I doing here? (Que diabos estou fazendo aqui?)
I don’t belong here (Eu não pertenço a este lugar)

Ao falar sobre um amor platônico que não se revela por falta de confiança, Creep até hoje representa os sentimentos de pessoas, principalmente jovens, que se sentem insuficientes ou excluídas de alguma forma.

Vale finalizar essa análise com um comentário do guitarrista Jonny Greenwood a respeito da canção: uma vez, um cara chegou e falou pra gente sobre como ele achava a música maravilhosa e a interpretava pela perspectiva de ser gay. Foi incrível. Então, ela significa o que quer que alguém assimile dela.

A história por trás das capas

Gosta de saber o significado por trás das obras de artistas icônicos? Então você vai curtir conhecer a história das capas de álbuns de rock internacional! Tem disco do Radiohead, do Nirvana, dos Beatles e muito mais!

História das capas de álbuns de rock