Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As 17 melhores bandas de heavy metal de todos os tempos

Caracterizado pelos riffs de guitarra, o heavy metal é um dos estilos de rock mais marcantes. Conheça a sua origem e as bandas pioneiras no gênero!

Listas musicais · Por Érika Freire

16 de Março de 2023, às 17:35

Guitarras distorcidas, presença de palco agressiva e vocais com tom sombrio: essas são algumas das características do heavy metal, um dos mais pesados estilos de rock.

O primeiro nome a despontar no gênero foi o Black Sabbath, tanto que muitos acreditam que os britânicos foram os grandes criadores do heavy metal.

Desde então, o estilo mais pesado e um tanto teatral adotado por algumas bandas foi servindo de inspiração para transformar o que hoje compreendemos como heavy metal.

Para entender mais sobre o assunto, entramos em detalhes sobre o surgimento do gênero e as bandas que fizeram história no metal. Confira!

Como surgiu o heavy metal?

O heavy metal é um gênero musical que se originou no final dos anos 60 e início dos anos 70, principalmente no Reino Unido e nos Estados Unidos. Embora não haja uma resposta definitiva para como exatamente o heavy metal surgiu, acredita-se que ele se desenvolveu a partir de uma combinação de várias influências musicais, incluindo blues, rock and roll, música clássica e psicodélica.

Uma das primeiras bandas de heavy metal que é frequentemente creditada como precursora do gênero é o Led Zeppelin, formada em 1968. A banda incorporou elementos de blues e música clássica em seu som, e também foi uma das primeiras a usar amplificadores e equipamentos de som muito poderosos.

Outra banda importante que contribuiu para o desenvolvimento do heavy metal foi o Black Sabbath, que também surgiu em 1968. Eles combinaram o blues pesado com letras sombrias e riffs de guitarra distorcidos, criando um som pesado e agressivo que se tornaria uma marca registrada do gênero.

Ao longo dos anos 70, outras bandas começaram a seguir o exemplo do Led Zeppelin e do Black Sabbath, criando um som cada vez mais pesado e agressivo. Essas bandas incluem Deep Purple, Judas Priest e Iron Maiden, entre outras.

Bandas de heavy metal: 17 nomes que definiram o gênero

Desde então, o heavy metal continuou a evoluir e a se ramificar em diferentes subgêneros, incluindo thrash metal, death metal, black metal e muitos outros. Hoje, o heavy metal é um gênero musical globalmente popular, com uma base de fãs dedicada e uma cena vibrante em todo o mundo.

Tentamos reunir as maiores bandas de heavy metal para conhecer alguns dos nomes mais representativos do gênero. Vem com a gente que o bate cabeça vai começar!

Led Zeppelin

O Led Zeppelin é considerado uma das bandas mais influentes e importantes do rock, tendo influenciado diversos gêneros musicais, incluindo o heavy metal.

O som pesado e o estilo virtuoso do guitarrista Jimmy Page, combinados com a voz poderosa e única de Robert Plant, influenciaram uma geração inteira de músicos e ajudaram a definir o som do heavy metal.

Black Sabbath

Outro grande nome por trás do heavy metal é o Black Sabbath. Tony Iommi, Ozzy Osbourne, Geezer Butler e Bill Ward contribuíram para impulsionar o gênero para o mundo.

Foram quase 20 álbuns de estúdio lançados, alguns Grammys e mais de 70 milhões de cópias vendidas ao longo da história da banda.

Iron Maiden

Formado na Inglaterra em 1975, o Iron Maiden continua com força total, entregando o melhor do heavy metal para fãs do mundo todo. 

Bruce Dickinson e sua turma venderam cerca de 100 milhões de cópias e ganharam muitos prêmios, inclusive o de Melhor Performance de Metal no Grammy de 2011.

Judas Priest

A Inglaterra foi o grande berço do estilo heavy metal, e o Judas Priest surgiu em Birmingham, em 1969.

Ainda na ativa, a banda é uma das precursoras do estilo e inspirou muitas outras.

Sepultura

O heavy metal brasileiro tem muita história e fez o país ser reconhecido como um excelente cenário do estilo agressivo.

O Sepultura é, sem dúvida, o maior nome do metal nacional. A banda foi criada em Belo Horizonte, em 1984, pelos irmãos Max Cavalera e Igor Cavalera.

Metallica

Formado em 1981, o Metallica é uma das bandas mais bem sucedidas do heavy metal. Só o Black Album, disco que projetou o talento da banda para o mundo, vendeu mais de 40 milhões de cópias!

Foram 10 trabalhos de estúdios lançados, sendo o mais recente Hardwired… to Self-Destruct, lançado em 2016. Em 2023, a banda deve lançar seu 11º álbum de estúdio, intitulado 17 Seasons.

Slayer

O Slayer surgiu em 1981 nos Estados Unidos e tem seu estilo reconhecido como thrash metal, um dos subgêneros do metal.

Quando lançaram o álbum Reign in Blood, em 1986, o terceiro trabalho do Slayer foi apontado pela revista britânica Kerrang! como sendo o mais pesado de todos os tempos.

Slipknot

O Slipknot, liderado pelo incrível Corey Taylor, foi formado em Iowa, nos Estados Unidos, em 1995. A banda ficou conhecida pelo uso das máscaras e uniformes industriais nos shows e é considerada uma das melhores bandas de metal da atualidade.

O Slipknot alcançou a marca de 2 milhões de cópias com seu disco de estreia, Mate. Feed. Kill. Repeat, e levou o Grammy de Melhor Performance de Metal com a música Before I Forget.

Motörhead

Outro grande peso do heavy metal, a banda inglesa Motörhead foi formada em 1975.

No início, alheio aos rótulos, o líder Lemmy dizia que a banda apenas fazia rock and roll. A banda ficou na ativa até 2015 e lançou 22 álbuns de estúdio.

Pantera

O Pantera foi uma das bandas que ficaram conhecidas por misturar os subgêneros do heavy metal, como o groove metal e o thrash.

Apesar de ter surgido em 1981, no Texas, a banda se projetou com o álbum Cowboys from Hell, lançado em 1990.

Mercyful Fate

Saindo do berço metaleiro da Inglaterra e Estados Unidos, o Mercyful Fate surgiu em Copenhague, Dinamarca, em 1981.

A banda faz o chamado black metal, com letras que falam sobre ocultismo e satanismo.

Angra

Outro brazuca de responsa é o Angra, formado em São Paulo em 1991, por Rafael Bittencourt e André Matos. Infelizmente, o vocalista faleceu em junho de 2019.

Megadeth

Liderado por Dave Mustaine, ex- Metallica, o Megadeth surgiu em 1983 e é hoje considerado um dos maiores nomes do thrash metal ainda em atividade.

Foram mais de 25 milhões de cópias vendidas e 16 trabalhos de estúdio.

Manowar

O Manowar nasceu em Nova York, em 1980, e é conhecida por retratar em suas composições temas como mitologia e fantasias com espadas e feitiços.

Foram eles que deram início às características do chamado power metal. A banda conta com 8 álbuns lançados, sendo o último The Lord of Steel, de 2012, e ainda está em atividade. 

Dio

Ronnie James Dio saiu do Black Sabbath e formou o Dio em 1982, outro grande nome do heavy metal.

A banda ficou na ativa até 2010, quando o vocalista faleceu aos 67 anos. Eles eram muito elogiados pela qualidade vocal e muito admirados por artistas como Ozzy Osbourne e Tony Iommi.

Anthrax

Considerada a banda mais popular de thrash metal da década de 80, o Anthrax surgiu em Nova Iorque e continua em atividade até hoje, tendo alcançado a marca de mais de 10 milhões de cópias vendidas no mundo.

Uma das marcas da banda é misturar o metal com música alternativa e punk.

Kreator

Complementando a nossa lista de melhores bandas de heavy metal, o Kreator surgiu na Alemanha no final dos anos 80 e logo conquistou fãs que curtem uma sonoridade pesada e agressiva.

O quarto disco de estúdio da banda, Extreme Aggression, é apontado entre os 10 maiores álbuns de thrash metal pelo site Whatculture.

Continue com o melhor do heavy metal

E aí, o que achou da nossa seleção de melhores bandas de heavy metal? Conta pra gente como ficaria a sua lista!

Continue com o bate cabeça com essa playlist especial de metal para você ouvir enquanto trabalha.  

Heavy metal no trabalho

Leia também: