Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Bandas de rock que duraram pouco tempo, mas deixaram um legado

Algumas bandas duram pouco tempo, mas é suficiente para deixarem seu nome marcado na história da música. Conheça algumas delas!

Listas musicais · Por Érika Freire

28 de Dezembro de 2022, às 12:00

Tudo o que é bom dura pouco, já dizia o ditado, e na história da música não é diferente. Algumas bandas tiveram uma passagem breve pelos palcos, mas que deixaram um enorme legado e conquistaram muitos corações.

Você mesmo deve ter alguma banda que adoraria que estivesse na ativa, fala a verdade? Quem é fã fica imaginando quais criações e tipos de músicas os integrantes estariam fazendo se não tivessem encerrado as atividades. 

Infelizmente, algumas bandas tiveram um fim trágico, outras acabaram por causa de desentendimentos e algumas simplesmente duraram o tempo necessário para deixar sua herança e inspirar tantas outras. 

Para nós, o que resta é relembrar os hits e manter viva a memória dessas bandas de rock que duraram pouco tempo. Vamos juntos nessa clima de nostalgia?

Bandas que duraram pouco tempo e deixaram saudade

Nossa lista traz bandas de rock com estilos e sonoridades diferentes, mas que se tornaram essenciais e inesquecíveis. Confira! 

Mamonas Assassinas

Em apenas sete anos de atividade, a banda Mamonas Assassinas entrou para a história do rock br e da música brasileira. Formada em Guarulhos em 1989, o Mamonas estourou com o disco de estreia homônimo, lançado em 1995.

Com canções que misturavam diversos gêneros como rock, reggae, forró, pagode e metal, o Mamonas Assassinas fez a diversão dos brasileiros com muito humor. O rock cômico da banda era atração nos programas de domingos dos anos 90, com hits que ninguém nunca mais esqueceu: Pelados Em Santos, Vira-Vira, Jumento Celestino, 1406, Robocop Gay, entre outros. 

As atividades da banda foram interrompidas no dia 2 de março de 1996, quando o avião que levava Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Sérgio Reoli e Júlio Rasec caiu na Serra da Cantareira. 

Joy Division 

Ian Curtis, Peter Hook, Stephen Morris e Bernard Sumner formavam o Joy Division, um dos primeiros representantes do pós-punk e do rock gótico. Eles surgiram em Manchester, em 1976, e ficaram em atividade até 1980. 

Lançaram dois discos, Unknown Pleasures, de 1979 e Closer, de 1980. Um dos maiores hits da banda foi Love Will Tear Us Apart, composta pelo vocalista Ian Curtis, e fala sobre a relação com sua então esposa, Deborah Curtis. 

O Joy Division é mais uma entre as bandas de rock que duraram pouco tempo, mas que deixaram saudades e tem o seu legado reconhecido até hoje. Infelizmente, a banda acabou por causa do suicídio do vocalista Ian Curtis, em 1980. 

Creedence Clearwater Revival

Formada em 1967, a banda californiana Creedence Clearwater Revival é nostalgia pura com seus hits que marcaram toda uma geração. Misturando diversos estilos como roots blues rock e country rock, a banda acabou em 1972. 

John Fogerty, Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford eram os integrantes do Creedence, e eles chegaram a fazer algumas reuniões eventuais para participações em festivais. Embora tenham ficado na ativa apenas cinco anos, lançaram sete álbuns, sendo o último Mardi Gras, de 72. 

Entre as músicas de maior sucesso do Creedence Clearwater Revival estão Have You Ever Seen The Rain?, Fortunate Son, Proud Mary e Hey Tonight. 

Nirvana

Um dos maiores nomes do movimento grunge, o Nirvana foi formado em 1987. O sucesso de Smells Like Teen Spirit fez o grupo se popularizar, ajudando o rock alternativo a ampliar o seu terreno. 

O Nirvana é uma das bandas de rock que duraram pouco tempo mais amadas, com três álbuns lançados: Bleach, Nevermind e In Utero. O segundo disco foi o grande responsável por projetar o Nirvana para o mundo, e entrou para a lista dos 500 Maiores Canções de Todos os Tempos, da revista Rolling Stone.

A banda teve um fim trágico com a morte do vocalista Kurt Cobain, em 1994. 

The Police

O The Police ficou em atividade de 1977 a 1984, e mesmo assim foi tempo de sobra para a banda ser lembrada com respeito ao longo da história da música.

Every Breath You Take, Roxanne e Message In A Bottle estão entre os grandes clássicos da banda, que tem cinco álbuns em sua discografia, sendo o último lançado em 1983, Synchronicity

A banda londrina foi premiada com seis Grammy Awards, e em 2007, o The Police se reuniu para uma turnê em comemoração aos 30 anos de lançamento do primeiro compacto.

Temple Of The Dog

Banda que surgiu em Seattle, em 1990, o Temple Of The Dog foi um supergrupo formado por grandes nomes do grunge como Chris Cornell, Stone Gossard, Jeff Ament, Mike McCready, Matt Cameron e Eddie Vedder. 

Como você deve ter notado, a banda era uma mistura do Pearl Jam com o Soundgarden. Eles lançaram um único disco auto-intitulado, em abril de 1991, e ainda assim, deixam saudades.

Hunger Strike, Say Hello 2 Heaven e Pushin Forward Back são algumas das canções que valem entrar pra uma playlist de grunge.

The Smiths

Juntos por apenas cinco anos, os integrantes Morrissey, Johnny Marr, Andy Rourke e Mike Joyce fizeram do The Smiths um dos grandes representantes do indie e do rock alternativo.

Formada em Manchester em 1982, eles ficaram em atividade até 87, mas deixaram grandes clássicos pra gente curtir: There Is a Light That Never Goes Out, How Soon Is Now?, Bigmouth Strikes Again,The Boy With The Thorn In His Side, Hand In Glove e muito mais. A banda lançou quatro álbuns: The Smiths, Meat Is Murder, The Queen Is Dead e Strangeways, Here We Come.

O grupo chegou ao fim após o lançamento do quarto disco devido a um desentendimento entre os integrantes, principalmente pela conduta do vocalista Morrissey, que segue carreira solo e costuma causar polêmicas por suas opiniões questionáveis.

Lembre alguns One hit wonder

Algumas bandas e artistas estouram, viram sensação com apenas uma música e, de repente, desaparecem da mídia ou não conseguem emplacar hits novos. Vem relembrar alguns dos maiores one hit wonders da música.

One hit wonder

Conteúdo relacionado: