Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Nirvana: as 15 melhores músicas da banda

Listas musicais · Por Érika Freire

5 de Setembro de 2020, às 12:00

Sete anos foram o suficiente para o Nirvana mudar a cara do rock e trazer à tona o movimento grunge, de Seattle.

Kurt Cobain, Krist Novoselic e Dave Grohl eram o trio que expressava energia, autenticidade, raiva e uma boa dose de melancolia e banalidade nas letras compostas, em sua maioria, por Kurt.

nirvana
Créditos: Divulgação

Em 1989, lançaram Bleach, o primeiro disco, por uma gravadora independente chamada Sub Pop, porém, só estouraram mesmo com o icônico álbum Nevermind, lançado em 1991.  

Mesmo com o curto período de atuação, o Nirvana fez rock suficiente para entrar para a história e inspirar muitas bandas que surgiram depois.

É fã da banda? Então vem com a gente ouvir as melhores do Nirvana.  

As melhores músicas do Nirvana 

Vamos voltar aos anos 90 e ouvir essa seleção incrível que reúne as melhores do Nirvana! Confira um pouquinho do que vem por aí: 

Smells Like Teen Spirit

Kurt Cobain queria criar uma música pop que soasse como algo dos Pixies. 

Ele mesmo admitiu essa intenção ao falar sobre como compôs Smells Like Teen Spirit, o maior sucesso do Nirvana, presente no disco Nevermind, de 1991.   

Smells Like Teen Spirit: confira os significados do hit do Nirvana

Come As You Are

Colocar expectativas sobre como o outro deve ser… Isso é algo muito comum nas relações humanas e Come As You Are aborda essa questão, com letra simples e um dos solos que marcou a história da banda.  

The Man Who Sold The World

The Man Who Sold The World é de David Bowie e foi regravada não apenas pelo Nirvana, mas também por diversos outros músicos. Mas foi no acústico MTV que o Nirvana eternizou esse grande clássico! 

Bowie comentou que a música traz um sentimento de quando se é jovem e está em busca de uma compreensão maior sobre si mesmo. 

Lithium

Lithium fala sobre um homem que, aparentemente, matou sua namorada e agora está em busca de Deus tentando sobreviver e não enlouquecer. 

A canção faz parte do álbum Nevermind e alterna entre momentos calmos e riffs mais barulhentos, bem ao estilo da banda.    

Heart-Shaped Box

Heart-Shaped Box faz parte do álbum In Utero, o último lançado pela banda. A canção foi escrita em 1992 e há algumas controvérsias sobre o que teria inspirado Kurt a escrevê-la. 😅

Há uma versão que diz que foi baseada em documentários sobre crianças com câncer, mas outra sugere que Heart-Shaped Box fala sobre a vagina de Courtney Love, então esposa de Kurt.         

About A Girl

Presente no primeiro álbum do Nirvana, Bleach, About A Girl foi escrita depois que Kurt passou uma tarde ouvindo o álbum Meet The Beatles, segundo disco lançado pela banda de Liverpool.

Kurt a escreveu para sua namorada, Tracy, depois de ela ter reclamado que ele nunca tinha feito uma música sobre ela.

Polly

Polly pode parecer uma canção engraçadinha quando a escutamos, mas a realidade por trás da letra é bem dura. 

A música fala sobre o abuso e violência sexual sofridos por uma garota de 14 anos. Kurt a escreveu depois de ter lido a matéria sobre o caso em um jornal, em 1987.   

Músicas com nome de mulher: 20 sucessos para relembrar

Rape Me

Com letra e sonoridade de peso, Rape Me faz parte do álbum In Utero, de 1993 e é uma canção de protesto contra o estupro. 

Há rumores de que a letra foi uma resposta para como a mídia abordava a vida pessoal de Kurt.    

All Apologies

Outro grande sucesso do Nirvana, All Apologies traduz bons sentimentos, apontados pelo líder da banda como algo alegre, pacífico e que traz conforto. 

Kurt dedicou a música, na época, à sua família.  

In Bloom

In Bloom ganhou o prêmio de Melhor Vídeo Alternativo no MTV Video Music Awards, em 1993.

Cobain escreveu a letra com o intuito de criticar a popularidade da banda, que tinha os shows lotados de pessoas que, mesmo sem entender a letra, cantavam junto. 

Breed

Breed critica a repetição do ciclo: casar, construir uma casa, ter filhos… A música fez o público brasileiro vibrar em 1993, quando o Nirvana tocou no Hollywood Rock Brazil.

Confira a seguir esse momento histórico:

Sliver

O que acontece quando os pais deixam o filho na casa dos avós para irem a um show? A criança de Sliver esperneia, faz birra e pede pra ir pra casa. 

Essa música divertida do Nirvana entrou para coletânea Incesticide, que reúne algumas raridades da banda.

Something In The Way

Kurt chegou a ser expulso de casa e precisou passar um período dormindo na casa de amigos.

Durante esse período difícil, ele costumava visitar uma ponte, e daí veio a inspiração para compor Something In The Way, que ganhou uma versão belíssima no acústico do Nirvana.  

Pennyroyal Tea

Dave Grohl, hoje líder do Foo Fighters, chegou a dividir um apartamento com o amigo Kurt. E foi num desses momentos que eles fizeram, juntos, Pennyroyal Tea.

A letra foi escrita em meia hora, e fala sobre uma pessoa muito depressiva. 

Drain You

Mais um sucesso do álbum Nevermind, a música Drain You é uma das melhores da banda e tem letra um tanto indigesta, que fala sobre mastigar a carne de uma garota e, ao mesmo tempo, dar um beijo apaixonado. 

Confira as melhores frases de Kurt Cobain

Gostou da seleção com as melhores músicas do Nirvana? 

Agora vem relembrar algumas das melhores frases de Kurt Cobain, um grande compositor que deixou um legado imensurável à música.

Frases Kurt Cobain

Confira também: