28 de Maio de 2021, às 12:00
Algumas músicas entraram para a memória afetiva do brasileiro e certamente alguns sucessos de Benito di Paula estão entre elas.
Conhecido por fazer um samba inovador, Benito fez história ao fortalecer o samba paulista nos anos 70 e 80, tocando em casas noturnas de Santos e São Paulo.

Suas composições românticas caíram no gosto do público e fez com que se tornasse o 5º maior vendedor de discos do Brasil.
No ano em que completa 80 anos, nada mais justo do que homenagearmos esse grande nome da música brasileira, relembrando suas melhores músicas. Vamos curtir juntinhos?
A carreira de Benito di Paula ficou marcada pelo jeito diferente do cantor de fazer samba, incorporando arranjos de piano ao gênero.
Benito morava no Bela Vista, em São Paulo, quando compôs um de seus maiores sucessos. A canção Retalhos de Cetim faz parte do disco Um Novo Samba, lançado em 1973.
A letra fala sobre um sambista que ensaiou o ano todo para ver sua escola desfilar.
Uma viagem ao ano de 1981, ano de lançamento de Ah! Como Eu Amei, com seus versos poéticos e samba calminho.
Eu sonho, sou verso,
Sou terra, sou sol
Sentimento aberto
Outro sucesso importante da carreira de Benito di Paula é Do Jeito Que a Vida Quer, que até hoje embala rodas de samba raiz.
O grupo Revelação fez a sua versão deste clássico de Benito.
Ninguém sabe a mágoa que trago
No peito, e quem me vê sorrir desse jeito
Nem sequer sabe a minha solidão
Benito morou por um tempo em uma pensão em Santos e lá as pessoas costumavam ler as histórias do personagem Charlie Brown, criado por Charles M. Schulz.
O cantor imaginou o personagem chegando ao país e conhecendo lugares e personalidades da nossa cultura. Charlie Brown se tornou uma das canções mais tocadas nas rádios no ano de 74.
Presente no álbum Que Brote Enfim o Rouxinol Que Existe Em Mim, de 84, a música Amigo do Sol, Amigo da Lua retrata o universo infantil e a criança interna de cada um.
A música fez parte da trilha sonora da novela A Gata Comeu, de 85.
Relembre 13 temas de novelas para entrar em modo nostalgia
Mulher brasileira em primeiro lugar… Mais um samba muito envolvente e especial de Benito di Paula que exalta as mulheres do Brasil.
A canção entrou para o álbum Brasil Som 75, programa da TV Tupi que virou um disco lançado em 1975.
Uma linda declaração de amor compõe a letra de Além de Tudo, música de 1974, presente no disco Gravado Ao Vivo.
Gosto de você e que se dane o mundo
Quem sabe se nessas voltas que essa vida da
Você pode mudar de ideia e me procurar
Vou esperar!
Deixando de lado um pouco o lado romântico, Benito fala sobre liberdade, representada pela borboleta e a sua importância para a natureza na música Proteção Às Borboletas.
A canção faz parte do disco lançado pelo cantor em 77, que contou também com o sucesso De Tombar Caminhão.
Benito sabe muito bem expressar o amor, este sentimento tão inerente aos seres humanos e traduzi-lo em sambas. Vai Ficar Na Saudade é mais um de seus sucessos pra gente relembrar.
Em 2009, Benito lançou um DVD ao vivo gravado no Vivo Rio e cantou seus grandes sucessos. Um deles, Beleza Que É Você Mulher, contou com interpretação de seu filho Rodrigo Vellozo.
Sanfona Branca marca a homenagem que Benito di Paula fez para Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.
A primeira vez que se encontraram foi em um banheiro durante uma caravana de artistas organizada por Silvio Santos. Dalí, surgiu uma grande amizade.
Aquela sanfona branca
Aquele chapéu de couro
É quem meu povo proclama
Luiz Gonzaga é de ouro
Música que abre o disco Um Novo Samba, lançado em 1973. Se Não For Amor foi composta por Benito di Paula e fala sobre as ilusões do amor; é melhor permanecer no sonho, na imaginação, para não sofrer.
Mas se não for amor
Não diga nada por favor
Não apague esse sonho
Pois meu coração nunca sofreu de amor
Benito di Paula completa 80 anos em novembro, mas já deu início às comemorações com o projeto Rodrigo + Benito — Em Casa.
Benito e seu filho, Rodrigo Vellozo, interpretam grandes sucessos que marcaram a trajetória pessoal e profissional de ambos.
Desde que iniciou a pandemia, eles se uniram para fazer lives no Instagram e agora essa parceria ganhou um novo fôlego com uma série de vídeos lançados a cada mês, ao longo do ano, no YouTube.

Rodrigo explica que a ideia do projeto é celebrar a música que eles sempre fizeram em casa, durante esse período de isolamento.
Enquanto os shows não são liberados, este encontro com os fãs ajuda a matar a saudade do palco:
Eu tô com uma saudade danada. A gente nasceu no palco, né? Mas, se Deus quiser, vai passar. Temos que ter fé, comenta Benito.
O primeiro vídeo da série já está disponível e traz as canções Proteção às Borboletas e Além do Arco-íris.
Se você é fã do Benito, acompanhe o canal no YouTube para não perder os próximos vídeos do projeto 😉
No samba tem alegria, reflexões, protesto e é uma das manifestações artísticas mais populares do nosso país.
Para quem adora usar frases inspiradoras nas redes sociais, seja no status ou na legenda de fotos, reunimos 40 frases de samba para alegrar o seu dia e compartilhar. Veja e anote as suas preferidas!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.