Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Saiba tudo sobre o cantor Luan Santana

Biografias · Por Camila Fernandes

9 de Maio de 2019, às 07:00

Te dei o sol te dei o mar pra ganhar seu coração, você é raio de saudade, meteoro da paixão ♫ Quem nunca ouviu essa letra antes? Desde seu lançamento, em 2008, a música Meteoro conquistou lugar nas rádios e na boca dos brasileiros — foi ela a responsável por espalhar o nome do cantor Luan Santana por todo o Brasil.

Luan Santana
Créditos: Divulgação

De lá para cá foi só sucesso. Luan já lançou 10 discos (incluindo duas coletâneas), gravou parcerias com diversos cantores nacionais e internacionais e levou mais de 65 prêmios para casa — isso tudo com pouco mais de 10 anos de carreira.

Quer saber mais sobre a trajetória do cantor e conhecer os principais marcos de sua carreira? Continue lendo!

Um guri simpático

Luan, que atualmente tem 28 anos e 1,83 de altura, nasceu no dia 13 de março de 1991, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Por causa da profissão do pai, que é banqueiro, o menino se acostumou com as mudanças de cidade desde cedo.

Ele viveu com a família em Manaus (AM), Maringá (PR), Ponta Porã (MS) e Assis (SP). Apesar disso, foi no Mato Grosso do Sul mesmo que sua carreira começou.

O cantor ganhou seu primeiro violão aos três anos de idade e aprendeu a tocar ainda na infância. Muito talentoso e fã da música sertaneja, começou a fazer apresentações na escola. Sempre que alguém convidava, lá estava ele, o guri simpático com o violão — o carisma e a humildade do menino sempre chamaram a atenção da família e dos amigos.

Luan Santana quando criança
Luan Santana quando criança / Créditos: Divulgação

Uma curiosidade: o primeiro cachê de Luan Santana foi falso! O pai do cantor deu R$ 50,00 ao organizador de um festival para que ele pagasse o “cachê” do filho, como uma forma de incentivar o adolescente a seguir sua carreira.

A explosão de Meteoro

Luan gravou sua primeira música, Falando Sério, aos 14 anos. Apesar de ele não ter gostado nada do resultado da gravação amadora, um amigo publicou o vídeo no YouTube e os indícios de sucesso começaram a aparecer. Por causa da música, Luan foi convidado para fazer seu primeiro show, em 2007, e depois disso nunca mais parou.

Seu primeiro CD foi Tô de Cara, gravado em 2008, trazendo seu primeiro grande sucesso: a música Meteoro, que rendeu ao cantor três prêmios de música do ano em 2010 e 2011, e mais três de cantor revelação em 2009, 2010 e 2011.

Que tal matar as saudades e relembrar esse sucesso?

Um sucesso atrás do outro

O segundo disco de Luan Santana foi lançado em 2009 já com novos sucessos, como Você Não Sabe o Que É o Amor e Chocolate, que foi inspirada na carta de uma fã.

Capa do álbum Luan Santana Ao vivo
Capa do álbum Luan Santana Ao vivo / Créditos: Divulgação

As músicas do cantor estão sempre figurando no Hot 100 da Billboard Brasil, recebendo prêmios e tocando nas rádios de todo o país. O terceiro álbum, gravado em 2011, manteve o sucesso com músicas como Amar Não É Pecado e Adrenalina. Vamos combinar que até quem não é fã de sertanejo já ouviu essas músicas por aí!

As músicas Nêga e Você de Mim Não Sai fazem parte do quarto álbum de Luan, Quando Chega a Noite, de 2012, ano em que o cantor foi indicado ao Grammy Latino para concorrer ao prêmio de melhor cantor sertanejo.

Já em 2013, vieram os hits Te Esperando e Tudo o Que Você Quiser, compondo o disco O Nosso Tempo É Hoje. No mesmo ano, Luan recebeu o Troféu Imprensa de melhor cantor, empatando nada mais nada menos que com o rei Roberto Carlos. Não é para qualquer um, né?

O álbum Acústico, lançado em 2015, trouxe de volta grandes sucessos do cantor, além de novos hits, como Escreve Aí e Chuva de Arroz.

Em 2016, Luan Santana decidiu inovar: o cantor investiu na produção de um álbum mais conceitual, com participação de várias cantoras de sucesso, como Sandy, Anitta e Ivete Sangalo. O título do álbum é 1977, em referência ao ano em que foi instituído o Dia Internacional da Mulher.

Cantor, compositor e produtor

Se engana muito quem pensa que o único talento de Luan Santana é a voz (e se fosse assim, já não era pouco). O cantor já deixou claro várias vezes que gosta de cuidar de seus trabalhos do início ao fim.

Como compositor, ele gosta de se inspirar em situações reais, usando histórias verdadeiras para transmitir mais emoção e veracidade. É o caso de seus sucessos, 2050, que apesar de não ter sido escrita por ele, segue bem esse estilo. A música foi inspirada na história de um taxista vindo do nordeste que se apaixonou por uma garçonete.

Nos shows, Luan também é responsável por idealizar o estilo e a produção visual. Ele gosta de cuidar de todos os detalhes com perfeccionismo, investindo em produções de alta qualidade.

Romantismo incurável

As músicas românticas são a fonte do sucesso de Luan Santana, e talvez um dos principais motivos seja a paixão que o cantor investe nas letras e na interpretação. Mas o romantismo não fica só nas canções: também sobra um pouco para a vida pessoal.

A atual namorada do cantor é Jade Magalhães, fã que ele conheceu em um show em 2012 e afirma ter se apaixonado à primeira vista. A jovem concluiu a faculdade de Moda recentemente, quando recebeu uma homenagem do cantor: “obrigado por ser sempre melhor do que eu imaginava”.

https://www.instagram.com/p/Bu2CizQApYe/?utm_source=ig_embed

Desde o fim de 2018, Luan está investindo em um novo projeto: o álbum Live-Móvel, gravado em diferentes cidades pelo Brasil. Como parte do projeto, cada faixa gravada em diferentes shows foi gravada e publicada no YouTube. Uma das músicas de maior sucesso no disco até agora é Vingança, gravada em parceria com Mc Kekel.

No teaser do álbum, o cantor afirmou: “Na verdade, eu só quero tocar o coração do máximo de pessoas que eu conseguir enquanto eu estiver vivo. Para aquelas que não puderem vir até mim, não tem problema… eu irei até elas” — está aí mais uma prova do tal romantismo.

Já são mais de 10 anos de carreira, e certamente ainda há muita estrada pela frente. Luan Santana promete seguir conquistando espaço nas rádios, nos rankings e nos corações. Agora que você já conhece a história do artista, que tal saber mais sobre as 15 melhores músicas do Luan?

Melhores músicas Luan Santana