Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Bitter Sweet Symphony, sucesso do The Verve

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

17 de Junho de 2022, às 19:00

Quer conhecer o significado de Bitter Sweet Symphony, maior sucesso da carreira da banda britânica The Verve? Você chegou ao lugar certo! O hit dominou paradas do mundo inteiro após o lançamento, em 1997, vendeu milhões de cópias e fez parte da trilha sonora de vários filmes.

The Verve
Créditos: Divulgação

Por trás dessa trajetória de sucesso, entretanto, significados ocultos e polêmicas enriquecem ainda mais a canção, uma das mais importantes da era Britpop.

A letra carrega uma reflexão soturna sobre a implacabilidade do tempo, a vida e a inevitabilidade da morte, além de uma crítica velada ao capitalismo e ao estilo de vida moderno.

Mas o que quer dizer a tal “sinfonia agridoce”? Vem conhecer um pouco mais sobre a banda The Verve e descobrir o significado de Bitter Sweet Symphony!

Significado de Bitter Sweet Symphony, do The Verve

Quando começa a tocar o violino que embala o maior sucesso da discografia do The Verve, é difícil imaginar que o significado de Bitter Sweet Symphony esconda uma letra tão profunda e quase depressiva.

A banda britânica surgiu na pequena cidade de Wigan, na região metropolitana de Manchester, na Inglaterra, e logo despontou como uma das referências do Britpop, que também apresentou ao mundo bandas como Blur e Oasis.

Para compor o sucesso dos anos 90, o The Verve utilizou um sample de The Last Time, do The Rolling Stones. 

O problema é que Mick Jagger e Keith Richards acharam que mereciam mais crédito pelo uso da canção original e entraram com um processo de plágio para incluir seus nomes na lista de compositores, ao lado de Richard Ashcroft, vocalista do The Verve.

Briga judicial à parte, o resultado do sample de The Rolling Stones com a visão soturna de Ashcroft foi um dos arranjos mais famosos do rock dos anos 90, que provavelmente ficará na sua cabeça horas depois de ouvir a faixa.

Como o próprio nome indica, o significado de Bitter Sweet Symphony é sobre uma “sinfonia agridoce”, isto é, algo que é doce e amargo, bom e ruim, prazeroso e desconfortável, tudo ao mesmo tempo.

Na letra, Ashcroft fala sobre sua relutância em tornar-se escravo do dinheiro, já que, no final, depois de uma vida inteira de altos e baixos, doces e amargos, o fim é um só, a morte.

Richard Ashcroft
Créditos: Divulgação

‘Cause it’s a bitter sweet symphony, this life

Pois essa vida é uma sinfonia agridoce

Trying to make ends meet, you’re a slave to money then you die 

Tentando se manter, você é um escravo do dinheiro até morrer

I’ll take you down to the only road I’ve ever been down 

Eu vou te levar pela única estrada que já segui

You know the one that takes you to the places where all the veins meet, yeah Você sabe, aquela que te leva aos lugares onde todas as veias se encontram, sim

O significado de Bitter Sweet Symphony apresenta, então, a postura ideológica antissistema assumida pelo compositor, que passa a refletir sobre sua própria condição humana.

Sua conclusão é de que sua existência enquanto indivíduo é complexa e repleta de nuances, sendo ele capaz de mudar e não mudar em um piscar de olhos, quase como um personagem passivo em sua própria história, que carrega várias jornadas em uma.

Mais que isso, o cantor se vê preso em um fluxo mental que lhe garante a certeza de que pode mudar.

No change, I can change, I can change, I can change 

Sem mudanças, posso mudar, posso mudar, posso mudar

But I’m here in my mold, I am here in my mold 

Mas estou aqui no meu molde, estou aqui no meu molde

But I’m a million different people from one day to the next 

Mas eu sou um milhão de pessoas diferentes de um dia para o outro

I can’t change my mold, no, no, no, no, no 

Não consigo mudar meu molde, não, não, não, não, não

O personagem da música mostra que reconhece suas limitações e facetas, admitindo que há um milhão de pessoas enfrentando o mesmo conflito que ele, enquanto uma voz ao fundo questiona: “Você já esteve triste alguma vez?”.

Na sequência de Bitter Sweet Symphony, a letra reflete sobre o desafio de encontrar a paz por trás do caos e o desespero do cantor em encontrar algo maior que si.

Eis que surge o verdadeiro dilema de Ashcroft, que pondera sobre a dificuldade em transformar a crença de que não quer ser um escravo do dinheiro, que vive para trabalhar e consumir até morrer, em uma ação concreta de mudança de vida.

Well, I’ve never prayed, but tonight I’m on my knees, yeah 

Bem, eu nunca rezei, mas esta noite estou de joelhos, sim

I need to hear some sounds that recognize the pain in me, yeah 

Preciso ouvir alguns sons que identifiquem a dor em mim, sim

I let the melody shine, let it cleanse my mind, I feel free now 

Deixo a melodia brilhar, deixo-a limpar minha mente, eu me sinto livre agora

But the airwaves are clean and there’s nobody singing to me now 

Mas as ondas do ar estão limpas e não há ninguém cantando para mim agora

A inspiração de Richard Ashcroft para compor a letra de Bitter Sweet Symphony foi bastante pessoal e explica, em partes, a ideologia antissistema assumida pelo músico. 

O cantor e compositor afirma ter escrito a canção em torno da história de seu pai, que trabalhou em tempo integral a vida inteira sem nunca ter conquistado nada de valor e morreu repentinamente, quando Ashcroft tinha apenas 11 anos.

Desse modo, o músico constatou desde muito cedo que dinheiro e felicidade definitivamente não são sinônimos, e reflete na música que o estilo de vida capitalista pode resultar em um ciclo infinito de sexo, violência e ausência.

It’s just sex and violence, melody and silence 

É apenas sexo e violência, melodia e silêncio

Gotta, can’t change my violence, melody and silence 

Tenho que, não posso mudar minha violência, melodia e silêncio

Antes do fim da canção, Ashcroft percebe toda a sua melancolia e sua incapacidade de mudar, recorrendo à fé e à certeza de que existe algo maior para livrá-lo de seus fantasmas, enquanto entrega-se à piedade divina em busca de conforto.

Have you ever been down?

Você já esteve triste alguma vez?

Lord, yeah, babe, Lord, Lord, take me on my way 

Senhor, sim, querida, Senhor, Senhor, leve-me pelo meu caminho

Takes me, now, yeah 

Leve-me, agora, sim

No fim das contas, o significado de Bitter Sweet Symphony fala sobre o microcosmos da vida e as sensações de prisão, impotência e angústia decorrentes de situações cotidianas que fogem ao controle de cada um.

O conflito central é a busca incessante por uma vida mais plena diante do abismo entre o caminho que uma pessoa deseja seguir e o caminho que consegue, de fato, percorrer.

Apesar de preso em um molde e sem poder para mudar a inevitabilidade da morte, o compositor aceita que não aceita o rumo de sua vida, encontrando paz e amparo na certeza de que todos os seus passos levarão sempre para o mesmo lugar: a morte.

Conheça outros sucessos dos anos 90

Gostou de aprender o significado de Bitter Sweet Symphony? Então vem conhecer outras músicas que fizeram sucesso nos anos 90!

Nossa playlist traz sucessos do pop e do rock dos anos 90, incluindo faixas de Pearl Jam, Backstreet Boys, Michael Jackson, Goo Goo Dolls, Oasis e muito mais!

Músicas internacionais dos anos 90