Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Canção da América: a história da música que virou hino da amizade

Analisando letras · Por Renata Arruda

25 de Junho de 2021, às 19:00

Um dos músicos brasileiros mais famosos no mundo, Milton Nascimento gravou algumas das canções mais marcantes da MPB. Dentre elas, Canção da América se destaca. 

Milton Nascimento
Créditos: Divulgação

Considerada como um verdadeiro hino da amizade, ela ficou gravada no imaginário popular como a música que embalou as homenagens a Ayrton Senna, quando o piloto faleceu de maneira trágica.

Embora muita gente pense que a letra foi escrita em homenagem a John Lennon, apesar do ex-Beatle ter falecido depois da música ser lançada, a verdade é outra: a canção foi feita para Ricky Fataar, músico sul-africano amigo de Milton.

Vem saber mais sobre a história de Canção da América!

Canção da América: a história da música

Escrita por Fernando Brant, Canção da América é a versão em português da música Unencounter, composta por Milton Nascimento.

A canção original em inglês aparece no álbum Journey To Dawn, de 1979, e o seu título é um neologismo que significa desencontro.

A letra também é diferente daquela que ficou nacionalmente conhecida.

Amizade entre Milton Nascimento e Ricky Fataar

A história de Canção da América é a seguinte: no final dos anos 70, Milton Nascimento estava em Hollywood para a gravação do álbum Journey To Dawn. Um músico apareceu no estúdio e pediu ao produtor de Milton para ser apresentado ao cantor.

Capa do álbum Journey To Dawn, do Milton Nascimento
Capa do álbum Journey To Dawn / Créditos: Divulgação

Era Ricky Fataar, multi-instrumentista sul-africano, que ficou conhecido por ter tocado bateria nos Beach Boys, nos anos 70. Segundo Milton Nascimento, eles conversaram sobre a solidão de Los Angeles e a falta de contato físico entre as pessoas. O cantor contou que:

Ele começou a falar que tinha horror de Los Angeles. Que ali uma coisa que não existia era a amizade, todo mundo só andava de carro, ninguém visitava ninguém. Eu já tinha passado um tempo em Los Angeles e a minha impressão era a mesma dele.

Desse choque cultural surgiu uma bela amizade entre os músicos, que costumavam conversar durante passeios pela cidade. Nós passamos pouco tempo juntos, mas foi muito bom, declarou Fataar em 2012. 

Baterista Ricky Fataar
Ricky Fataar / Créditos: Divulgação

Conta-se que o baterista teria mostrado a Milton uma música sobre amizade. No entanto, o cantor logo precisou voltar ao Brasil.

O retorno a Los Angeles

Quando retornou a Los Angeles, dessa vez acompanhado pelo compositor Fernando Brant, Milton tentou entrar em contato com Fataar, sem sucesso. Ele não estava lá, ninguém sabia onde ele estava. Eu senti solidão, porque aquele tipo de amizade eu não tinha lá, disse.

Milton Nascimento e Fernando Brant
Milton Nascimento e Fernando Brant / Créditos: Divulgação

Então, o artista sentou-se no quarto e começou a escrever a letra, que foi toda feita em inglês. Com a música pronta, Brant fez uma versão em português, a Canção da América que nós conhecemos, mantendo o mesmo sentido da ideia original.

A canção em português foi gravada com o quarteto Boca Livre e lançada no álbum Sentinela, de 1980.

A reação de Ricky Fataar 

De acordo com Milton Nascimento, Canção da América é uma música que serve pra qualquer coisa que você pensar: alegre, triste, falta de gente, gente chegando, tudo. Querida pelos fãs, a faixa é um dos pontos altos dos shows do cantor.

E foi durante uma apresentação de Milton em Londres que Ricky Fataar descobriu que a canção tinha sido feita para ele. Eu fui ao show e no meio do show ele dedicou a música a mim, contou. E disse ainda:

Eu fiquei boquiaberto porque o público começou a cantar e balançar bandeiras. É uma grande honra que a música tenha sido escrita em minha homenagem e acho incrível que ela tenha tanta história e signifique tanto para tanta gente.

Ricky Fataar
Ricky Fataar / Créditos: Divulgação

Milton também revelou que ficou muito emocionado quando o músico apareceu em seu camarim, de surpresa. E para quem ficou na curiosidade de saber se eles mantiveram a amizade, a resposta é sim. Porém:

O Ricky é um cara que desaparece muito. É uma pessoa que faz muita falta, mas eu já sei como ele é, então eu não fico triste porque eu sei que daqui a pouco a gente vai se encontrar, afirmou o cantor.

Análise de Canção da América

Confira uma breve análise da letra!

Amigo é coisa para se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção que na América ouvi
Mas quem cantava chorou
Ao ver o seu amigo partir

Na primeira estrofe, o narrador se refere a uma canção sobre amizade que ele ouviu enquanto estava nos Estados Unidos. Pelos versos finais, podemos deduzir que a música falava sobre a partida de um amigo.

Também é possível imaginar que o narrador esteja se referindo a si mesmo como a pessoa que cantava e que chorou com a partida do amigo.

Mas quem ficou, no pensamento voou
Com seu canto que o outro lembrou
E quem voou, no pensamento ficou
Com a lembrança que o outro cantou

Aqui a canção mostra como cada parte da amizade ficou afetada pela outra: mesmo distantes, ambos permanecem no pensamento um do outro.

Amigo é coisa para se guardar
No lado esquerdo do peito
Mesmo que o tempo e a distância digam: Não
Mesmo esquecendo a canção
O que importa é ouvir
A voz que vem do coração

Nesta estrofe, o narrador declara todo o carinho que sente por seu amigo e exalta as amizades em geral: mesmo que o tempo e a distância tentem enfraquecer o elo que havia entre eles, o coração se recusa a deixar isso acontecer.

Pois seja o que vier, venha o que vier
Qualquer dia, amigo, eu volto
A te encontrar
Qualquer dia, amigo, a gente vai se encontrar

Por fim, a canção se encerra com o tom otimista de quem sabe que, no futuro, poderá reencontrar o seu amigo. Venha o que vier.

No início de 2020, com a pandemia de covid-19, Milton Nascimento escreveu em seu Instagram:

Nesses últimos dias parece que o verso ‘Qualquer dia amigo, a gente vai se encontrar’ faz ainda mais sentido. Que a gente possa continuar em casa para em breve retornarmos com segurança para os abraços de nossos amigos.

Frases de Milton Nascimento

Depois de conhecer a história da música Canção da América, aproveita e vem conferir também as 61 melhores frases do Milton Nascimento para compartilhar!

Frases Milton Nascimento

Mais posts sobre Milton Nascimento: