Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Cantora gospel Damares é confundida com a ministra Damares Alves

Gospel · Por Hugo Iwaasa

1 de Março de 2019, às 06:00

A cantora de músicas gospel Damares passou a ser atacada por comentários negativos e ofensas em suas redes sociais nas últimas semanas, mas os ataques não são direcionados à sua pessoa ou seu trabalho.

Damares está sendo confundida com a atual ministra Damares Alves, responsável pela pasta das Mulheres, Família e Direitos Humanos, do atual governo de Jair Bolsonaro.

Entenda a polêmica

Os comentários negativos e ofensas advêm de declarações da ministra. Uma das que mais gerou repercussão foi a de que “menino veste azul, e menina veste rosa”. Tal declaração foi proferida na posse da ministra e foi alvo de muita polêmica, visto que o teor da frase foi considerado arcaico e antiquado.

A informação dos ataques foi divulgada pelo presidente da gravadora de Damares, Maurício Soares, em um post feito em uma rede social. O presidente da Sony Music Gospel declarou que a cantora “não tem problema algum com cores, e não é ministra no novo governo”. A cantora gospel compartilhou a mensagem de Maurício em seu próprio perfil. O texto ainda dizia: “Nestes dias, seu perfil nas redes sociais vem sofrendo ataques de gente ignorante e beligerante”.

Damares já é uma artista muito conhecida pelo público gospel, tendo a música Sabor de Mel como um de seus maiores hits. A publicação do presidente da Sony Music Gospel visa desvincular a imagem da cantora à da ministra que, pelos comentários em sua posse, promete ser mais polêmica.

Confira a letra da música Sabor de Mel aqui

Se essa confusão persistir, a imagem de Damares pode ser desgastada no Brasil. Atualmente ela está em turnê pelo país, levando seu show para diversos municípios e regiões.

Caso você não conheça a carreira e obra de Damares, não se preocupe. Aqui você conhecerá essa importante artista do gospel brasileiro e poderá escutar todos os seus sucessos.

Biografia de Damares

Nascida em 30 de Janeiro de 1980, Damares Alvez Bezerra de Oliveira é filha de pais cristãos e a caçula de sete filhos, sendo natural de Umuarama, no estado do Paraná. Iniciou sua carreira como cantora logo quando criança.

Cantora gospel Damares
Créditos: Divulgação

Na sua cidade natal, Damares, com apenas seis anos de idade, cantou um louvor na igreja em que frequentava e seus pais perceberam seu talento para música. De imediato, a pequena já conquistou o público com seu talento e carisma.

Com a permissão de seus pais, Damares casou-se aos 17 anos com seu primeiro namorado. Sua primeira e única filha nasceu em 14 de Janeiro de 2017.

Trajetória musical

Seu primeiro álbum foi lançado pela gravadora da cantora Mara Lima, a Louvor Eterno, em 1997. O álbum Asas de Águia contou com 10 músicas e permitiu que Damares seguisse no meio musical.

Seus dois próximos álbuns foram lançados em 2000 e 2002. O segundo álbum, A Vitória É Nossa, foi produzido pelo maestro e produtor Ezequiel Matos e lançado pela gravadora Louvor Eterno.

Em 2002, o álbum Agenda de Deus contou com 12 músicas inéditas. A produção ficou por conta do maestro Jairinho Manhães, reconhecido por seu trabalho na área gospel.

O quarto álbum de Damares, lançado em 2004, tornou a artista reconhecida por grande parte do público gospel. O Deus Que Faz contou com a produção do maestro Melk Carvalhedo e chegou às 100 mil cópias vendidas, sendo um sucesso entre o público e a crítica especializada.

Seu próximo álbum também foi um sucesso. Com 50 mil cópias vendidas, Diário de um Vencedor foi lançado em 2006, também sendo produzido por Melk Carvalhedo.

Reconhecimento nacional

O grande reconhecimento nacional veio com o lançamento do sexto álbum de estúdio, Apocalipse. O CD de inéditas vendeu mais de 600 mil cópias. A música Sabor de Mel estourou nas rádios do gênero e Damares teve uma turnê de sucesso.

O tamanho de sucesso de Damares pôde ser comprovada quando ela participou do congresso dos GMUH (Gideões Missionários da Última Hora), em 2009. O evento estava sendo transmitido online e, na hora de sua apresentação, os servidores não suportaram tantos acessos simultâneos e simplesmente travaram!

No mesmo ano, o projeto do primeiro CD e DVD ao vivo se tornou realidade. A Minha Vitória Tem Sabor de Mel – Ao Vivo foi um enorme sucesso e foi gravado durante a ExpoCristã, na cidade de Curitiba, no Paraná.

Ouça todas as músicas do DVD A Vitória Tem Sabor de Mel aqui

Mudança de gravadora

No ano de 2010, Damares fecha contrato com o selo Sony Music Brasil. Ainda em 2010, já pela Sony Music Gospel, foi lançado o sétimo trabalho de estúdio, Diamante.

Créditos: Divulgação

Este CD também foi um sucesso, tendo alcançado 130 mil cópias vendidas em apenas um mês. Posteriormente, o álbum bateu as 300 mil cópias, garantindo o disco de diamante para Damares. Atualmente, o álbum já ultrapassou as 500 mil cópias vendidas.

Ama escutar música gospel? Dê o play nessa seleção para embalar seu dia!

No evento Glorifica Litoral, em 2011, houve a gravação de seu segundo DVD, com um público de mais de 60 mil pessoas presentes. Neste segundo ao vivo houve a participação de convidados, como a banda de rock cristão Resgate.

Damares participou de outro grande evento no ano de 2011, o Festival Promessas. Reunindo muitos artistas nacionalmente conhecidos da música gospel, o evento foi transmitido pela TV Globo e contou com a presença de mais de 20 mil pessoas.

O oitavo álbum de estúdio de Damares seria lançado em 2012, mas, por conta de compromissos com shows, ele só foi lançado em 2013. Com produção conjunta de Melk Carvalhedo e Emerson Pinheiro, O Maior Troféu contou com participações especiais, dentre eles os cantores Thalles Roberto e Anderson Freire.

“O Maior Troféu” embora tenha sido um sucesso de vendas, teve uma recepção morna pela crítica. Algumas opiniões dizem que o esse trabalho consolidou Damares como um dos principais nomes da nova geração da música gospel. Outros críticos afirmaram que, ao tentar inovar na musicalidade, o álbum não agradou. Seja pelo ritmo das músicas ou evolução das letras, algumas críticas não pouparam o trabalho.

O mais recente CD da cantora é o Obra Prima, lançado em 2016. Melk Carvalhedo aparece novamente na produção, juntamente com Rogério Vieira. Também é sucesso comercial, tendo vendido mais de 80 mil cópias em poucos meses no mercado.

Imagem de divulgação do CD Obra Prima, de Damares
Créditos: Divulgação

Reconhecimento e prêmios

Damares ganhou diversos prêmios com seus álbuns, além de premiações do Troféu Promessas e Talento e Troféu Talento, como a “Revelação Feminina” do ano de 2008.

Seus discos com certificação por vendas são:

  • O Maior Troféu – 2013  – Disco de diamante (300 mil cópias vendidas)
  • Diamante – 2010 – Disco de diamante (300 mil cópias vendidas)
  • Apocalipse – 2008 – Disco de diamante (300 mil cópias vendidas)
  • Diário de um Vencedor – 2006 – Disco de Ouro ( 40 mil cópias vendidas)
  • O Deus que fez – 2004 – Disco de Platina ( 80 mil cópias vendidas)

Discografia

Em sua premiada carreira, Damares lançou até o momento nove álbuns de estúdio, três álbuns ao vivo e dois dvds. Em sua discografia há também uma coletânea de seus maiores sucessos.

Álbuns de estúdio

  • 1997: Asas de Águia
  • 2000: A Vitória É Nossa
  • 2002: Agenda de Deus
  • 2004: O Deus que Faz
  • 2006: Diário de um Vencedor
  • 2008: Apocalipse
  • 2010: Diamante
  • 2013: O Maior Troféu
  • 2016: Obra Prima

Álbuns ao vivo

  • 2009: A Minha Vitória Tem Sabor de Mel
  • 2012: Ao Vivo
  • 2015: O Maior Troféu ao Vivo

Coletâneas

  • 2011: As Melhores de Damares

Ouça todos os sucessos de Damares aqui, desde o primeiro álbum, Asas de Águia, até o mais recente, Obra Prima.