Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Conheça a biografia da cantora Lily Allen e suas melhores músicas

Biografias · Por Renata Arruda

22 de Janeiro de 2022, às 12:00

A cantora britânica Lily Allen começou sua carreira na música em 2005, quando decidiu postar suas canções no MySpace. Com a atenção recebida, logo ela chamou a atenção da imprensa e assinou um contrato para o lançamento do seu primeiro álbum, Alright, Still.

Lily Allen
Créditos: Divulgação

Foi o pontapé inicial para uma trajetória de sucesso, que inclui quatro álbuns de estúdio, diversos prêmios e até uma gravadora própria. Em 2021, saíram rumores de que a artista estaria trabalhando em um novo álbum, em que cada faixa traria o nome de um assediador da indústria.

Enquanto esperamos esse lançamento bombástico, preparamos um post para você conhecer a biografia da cantora Lily Allen e suas mulheres músicas. Vem ver!

Biografia da cantora Lily Allen

Lily Rose Beatrice Allen nasceu em Londres em 2 de maio de 1985. Filha do comediante Keith Allen e da produtora de TV Alison Owen, ela tem três irmãos, um deles sendo o ator Alfie Allen, que ficou famoso ao integrar o elenco de Game Of Thrones.

Lily Allen e o pai
Lily Allen com o pai / Créditos: Divulgação

Uma curiosidade é que ela é prima de terceiro grau do cantor Sam Smith. Nascida em uma família ligada à arte, Allen fez algumas aparições na TV aos três anos. Aos quatro, seu pai deixou a família, fato que marcou a vida da cantora e inspirou a canção He Wasn’t There.

Sendo uma adolescente rebelde, Lily Allen frequentou nada menos que 13 escolas e foi expulsa de várias delas por beber e fumar. Seu talento para a música foi descoberto aos 11 anos pela estudante de música Rachel Santesso, que passou a dar aulas de canto para a menina.

Foi nessa época que Allen decidiu que queria trabalhar com música. Ela passou a participar de corais e aprendeu a tocar violino, violão e trompete. Aos 15 anos, a jovem decidiu largar a escola porque não queria fazer parte do universo corporativo.

Início da carreira

Para se virar, Lily Allen chegou a vender ecstasy, além de trabalhar em uma loja de discos. Suas tentativas na música não deram certo no início, devido à sua bebedeira, até que ela conseguiu um contrato com a London Records em 2002.

No entanto, o executivo que a contratou deixou a empresa, o que fez com que a gravadora a dispensasse sem lançar nenhum álbum.

Decepcionada, Allen foi estudar horticultura e trabalhou como florista até resolver voltar para o mercado musical.

Depois de passar um tempo compondo, a cantora finalmente conseguiu assinar contrato com a Regal Recordings, que deu a ela uma pequena quantia para que fizesse um álbum. No entanto, a gravadora estava mais preocupada com o lançamento de outros artistas.

Sem receber muito apoio e investimento da empresa, Allen decidiu começar a postar suas demos no MySpace. A canção LDN estourou na internet, o que levou a artista a produzir duas mixtapes para promover seu trabalho.

Sucesso comercial de Lily Allen

Com a atenção recebida, a gravadora de Allen permitiu que ela tivesse mais controle criativo sobre seu trabalho. Ela convidou os badalados produtores Mark Ronson e Greg Kurstin para o lançamento do seu primeiro álbum, Alright, Still.

Capa do álbum Alright, Still, de Lily Allen
Créditos: Divulgação

Lançado em 2006, o trabalho trouxe os hits Smile, LDN, Knock ‘Em Out e Alfie, cujas demos haviam sido postadas no MySpace. Lily Allen finalmente alcançou sucesso comercial, vendendo milhares de cópias no mundo todo e participando de importantes festivais.

Em 2009 chegou ao mundo o aguardado segundo álbum da cantora, It’s Not Me, It’s You, que chegou no topo das paradas puxado por hits como Not Fair e The Fear. Apesar de Allen ter repetido o feito de vender milhares de cópias e receber prêmios importantes, ela só voltou a lançar um novo álbum em 2014

Capa do álbum It's Not Me, It's You, de Lily Allen
Créditos: Divulgação

Durante este período, eventos importantes aconteceram na vida da cantora: ela casou-se com o engenheiro Sam Cooper e deu à luz ao seu primeiro filho, Ethel, em 2011. Em 2013, foi a vez do nascimento da pequena Marnie.

Carreira estabelecida

Como adiantamos, o terceiro álbum de Lily Allen chegou em 2014. No entanto, Sheezus não agradou à própria artista, que entrou em uma crise de identidade. Ela então passou a trabalhar em novas canções, sem a interferência de pessoas da indústria.

Assim, em 2018 surgiu No Shame, um álbum em que ela fala sobre seu então recente divórcio, culpa materna, abuso de substância e outras questões. Bem recebido pela crítica, o trabalho recebeu uma atenção modesta.

Capa do álbum No Shame, de Lily Allen
Capa do álbum No Shame / Créditos: Divulgação

Em 2019, Allen declarou que estava trabalhando em um novo álbum. Foi noticiado em 2021 que ela estaria planejando nomear homens que se aproveitaram dela nas músicas, mas nada foi confirmado. Só nos resta esperar por sua nova era.

As melhores músicas da cantora Lily Allen

Vem ouvir 10 grandes músicas da cantora!

Fuck You

Escrita para George W. Bush, Fuck You é uma canção de protesto que se tornou também um hino da comunidade LGBTQ+.

Smile

Primeiro hit de Lily Allen, Smile é uma música vingativa, que fala sobre a satisfação de ver o namorado traidor se ferrar.

Somewhere Only We Know

A música Somewhere Only We Know é uma versão do hit do Keane. Ficou famosa no Brasil depois de servir como trilha de um comercial da Vivo.

True Love (feat. Pink)

Parceria de Pink e Lily Allen, True Love fala sobre as dores e as delícias do casamento.

22

Grande sucesso, 22 é uma canção sobre uma mulher que viveu uma vida fútil e se arrepende de chegar à maturidade sem ter conquistado nada.

Not Fair

A bem-humorada Not Fair tira sarro de homens que performam a imagem do namorado perfeito, mas não proporcionam prazer na cama.

Hard Out There

A ótima Hard Out There é uma crítica à misoginia e à pressão estética sofrida pelas mulheres na indústria cultural.

The Fear

Em The Fear, Lily Allen reflete sobre a sociedade de consumo, além da futilidade e materialismo presente no universo de ricos e famosos.

LDN

Em LDN, Lily Allen presta uma homenagem à Londres da vida real, com suas belezas e problemas.

Alfie

Com letra sobre o irmão, Alfie não foi bem recebida pelo ator. Com o tempo, a faixa acabou sendo deixada de lado pela cantora.

Cantores famosos pela internet

Sabia que a cantora Lily Allen não foi a única que começou a sua carreira postando seu trabalho online? Vem descobrir outros cantores que ficaram famosos pela internet!

Cantores que ficaram famosos pela internet

Leia também: