Cantoras latinas para conhecer: diversidade cultural na música

Conheça as mulheres que dominam as paradas da America Latina e do mundo!

Listas musicais · Por Ana Paula Marques

18 de Outubro de 2024, às 12:00


Você já percebeu a dominação de cantoras latinas nas paradas musicais? Explorando gêneros diversos, elas têm chamado a atenção do público e lançado algumas das melhores músicas latinas de todos os tempos.

Além da composição e da gravação, essas mulheres também despertam um forte senso de representatividade ao levarem suas respectivas culturas ao topo das paradas musicais.

Nada mais justo do que conhecer quem são os nomes que têm revolucionado a indústria da música. Elas são pioneiras e abriram portas para que mais vozes tenham oportunidade de brilhar em um espaço que é tão concorrido.

13 cantoras latinas que marcaram a história da música

A música latina está sempre mudando e se adaptando a novas tendências. Existem diversas representantes de diferentes estilos, como reggaeton, trap, pop, folk e assim por diante. 

Vale a pena explorar o campo das latinidades na música e fortalecer a diversidade da sua playlist!

Shakira

Considerada uma das maiores cantoras latinas da história, Shakira conquistou o público com hits como Hips Don’t Lie e Waka Waka (This Time For Africa), música tema da Copa do Mundo de 2010.

Em 2023, o lançamento de BZRP Music Sessions #53, parceria entre Shakira e Bizarrap, gerou repercussão na internet devido à letra ser interpretada como um afronte ao seu ex-marido, Gerard Piqué, levantando teorias sobre o término.

Karol G

Karol G é colombiana e nasceu em 1991. Sua carreira é marcada por conquistas, incluindo vitórias no Grammy Latino e músicas no topo de grandes paradas musicais, como TQG, parceria com Shakira, que chegou ao top 10 da Billboard Hot 100.

A artista também é conhecida por destacar o empoderamento feminino em suas músicas, trazendo o tema à tona sempre que é possível.

NATTI NATASHA

Além de suas músicas solo de sucesso, Natti Natasha também é conhecida por suas ótimas parcerias. É o caso de Criminal, lançada junto com Ozuna, que une reggaeton e pop de um jeito hipnotizante.

Com mais de 10 milhões de ouvintes no Spotify, Natti Natasha é um nome consolidado na música latina.

Natalia Lafourcade

Considerada um dos grandes expoentes da música latina, Natalia Lafourcade conquistou o público por suas composições poéticas. Além disso, ela consegue unir gêneros como pop, rock e folk de maneira majestosa.

Hasta La Raíz mostra a complexidade de suas letras e o alcance de sua voz.

Danna Paola

Danna Paola é uma artista completa: ela atua e ficou conhecida por sua participação na série Elite, além de cantar e compor desde criança, quando lançou seu primeiro álbum de estúdio.

Agora, em uma fase mais madura, a segurança de Danna torna-se perceptível em suas músicas. Vale a pena ouvir Mala Fama e conhecer o lado profundo de suas produções artísticas.

Maria Becerra

Maria Becerra é argentina e carrega sua nacionalidade com muito orgulho. Em La Nena de Argentina, ela canta sobre o sucesso internacional que alcançou, fazendo com que todos fiquem em silêncio para poder ouvi-la.

Com suas composições diretas, divertidas e sensuais, Maria Becerra é um nome em ascensão que tem chamado a atenção a cada lançamento.

Anitta

Não dá para falar sobre latinidades e esquecer de Anitta. Além de cantar em português, a artista também conquistou o mundo com o seu espanhol impecável.

A língua espanhola rendeu grandes sucessos a Anitta, como Downtown, em parceria com J Balvin, e Envolver, que chegou ao topo do Spotify Global em 2022.

Kali Uchis

Kali Uchis transita entre o inglês e o espanhol em suas músicas, sempre carregadas de sensualidade. Seus álbuns Sin Miedo (del Amor y Otros Demonios) e Orquídeas são cantados apenas em espanhol, retomando sua língua materna.

Kali também une idiomas, como é o caso de Moonlight:

I just wanna get high with my lover

Só quero ficar chapada com meu amor

Veo una muñeca cuando miro en el espejo

Vejo uma boneca quando olho no espelho

TINI

TINI, assim como Danna Paola, tem uma história no audiovisual: ela foi a protagonista de Violetta, novela que fez grande sucesso. No entanto, TINI, nome artístico de Martina Stoessel, decidiu focar na música.

Com diversos álbuns de estúdio, ela tem conquistado cada vez mais o público. Vale a pena ouvir We Pray, música em parceria com grandes artistas: Burna Boy, Elyanna, Little Simz e Coldplay.

Camila Cabello

Camila Cabello nasceu em Havana, Cuba, e tem orgulho de suas raízes. Foi assim que surgiu o hit Havana, em parceria com Young Thug, que alcançou o topo da Billboard Hot 100 em 2017.

Ex-integrante do girlgroup Fifth Harmony, Camila tem conseguido manter uma carreira de sucesso após a sua saída da equipe.

Celia Cruz

Celia Cruz foi uma das pioneiras da música latina, cantando em espanhol e entregando performances que influenciaram a forma de fazer shows até hoje. Ela faleceu em 2003, mas seu legado continua inesquecível.

La Vida Es Un Carnaval é um ótimo exemplo das raízes da música latina.

Anahí

Conhecida por seu papel em Rebeldes como Mia Colucci, Anahí também se consagrou por sua voz doce e simpatia — tanto nos palcos quanto junto aos fãs, inclusive no Brasil.

Além das músicas cantadas junto ao grupo, vale a pena conhecer seu trabalho solo. Amnesia, de 2016, é um ótimo começo!

Sofía Reyes

Sofía Reyes é um nome proeminente da música latina contemporânea. Ela nasceu em 1999, no México, e desde cedo teve proximidade com a música, o que resultou no lançamento do seu primeiro single, Ahora, em 2016.

Após isso, Sofía construiu uma carreira de sucesso, contando com hits como 1, 2, 3, em parceria com Jason Derulo e De La Ghetto, e R.I.P, junto a Anitta e Rita Ora.

Cantoras latinas em um só lugar

Agora que você já conhece alguns nomes da cena, que tal ouvir uma playlist de cantoras latinas? Reunimos cantoras citadas anteriormente, assim como mais artistas que vale a pena conhecer.

cantoras latinas

Você também pode gostar:


Leia também