Hecho en Latinoamérica: Cantoras latinas que você precisa ouvir!

Conheça o artista · Por Nathalia Terayama

19 de Fevereiro de 2019, às 07:00

Com a invenção das plataformas de música e a possibilidade de montar playlists, muita informação bacana saiu do “limbo”. Hoje em dia, a “panelinha” das bandas mais conhecidas pode ser quebrada pelo internauta mais determinado. Porém, muita coisa boa ainda pode passar despercebida.

A seguir, apresentamos algumas cantoras latinas, empoderadas e militantes, que fogem do senso comum e que você precisa ouvir (e compartilhar). Aproveitando, temos uma versão do Letras em espanhol cheia de conteúdo latino pra você conhecer!

Vamos começar?

Ana Tijoux

Ana María Merino Tijoux é uma cantora chilena nascida na França, porque sua família foi exilada do Chile durante o governo Pinochet, mas que honra suas raízes. Suas músicas são marcadas por temáticas de militância, as quais abordam temas como feminismo e censura.

Foto de Ana Tijoux
Créditos: divulgação

Por que ouvir?

O contexto do exílio e a privação de crescer em seu país fez com que a cantora pudesse compor com propriedade suas letras fortes e extremamente politizadas. A cantora latina critica de maneira brilhante o sistema político e social do mundo. Além disso, dá voz aos marginalizados e oprimidos.

Anita Tijoux possui uma voz suave, porém poderosa, e é uma mulher orgulhosamente latina e forte, que ganhou notoriedade quando teve uma música na trilha sonora da série norte-americana Breaking Bad.

Seu som é uma mistura que deu muito certo, com pegadas instrumentais e vocais ora lentos, ora rápidos, parecidos com o rap.

Ana Tijoux, como boa latina, é um turbilhão de emoções: expressiva e contagiante, e merece ser conhecida profundamente. Você pode ouvir todas as músicas dela aqui.

Bia Ferreira

Uma brasileira? Sim! Ainda que muita gente não considere ou nunca tenha pensado a respeito, o Brasil também faz parte da América Latina, mas o nosso foco não é esse.

Foto da cantora Bia Ferreira
Créditos: divulgação

Falemos então dessa mineira maravilhosa chamada Bia Ferreira. Nasceu em Minas Gerais e mudou-se para Sergipe, começou a estudar piano muito jovem e, no decorrer da vida, aprendeu vários outros instrumentos.

Por que ouvir?

Bia representa brilhantemente a voz da população negra e oprimida; suas canções extremamente politizadas “tocam nas feridas” da sociedade, dando um verdadeiro choque de realidade, principalmente para as pessoas mais privilegiadas socialmente.

Suas letras são um verdadeiro soco no estômago, a ponto de nos deixar sem ar. Ela dá ao movimento negro a representatividade tão importante e debatida atualmente. Além disso, ela representa também as mulheres negras, consideravelmente mais oprimidas que as mulheres brancas, e o feminismo negro.

Bia possui a voz marcante e a linguagem corporal forte e empoderada. Suas canções são regadas a muito swing e com um ritmo bom de ouvir, isso tudo contrabalanceando as letras expressivas e necessárias.

Bia é, sem dúvidas, uma excelente representante da nova geração da música brasileira e merece ser conhecida dentro e fora do Brasil. Aproveite para ouvir uma playlist com todas as músicas dela.

Julieta Venegas

Julieta Venegas Percevault é talvez a mais conhecida das três cantoras descritas por aqui. Nascida na Califórnia, mas de origem mexicana, Julieta viveu a maior parte da sua vida antes da fama em Tijuana, no México. Dona de uma voz suave, porém expressiva, a mexicana vendeu milhões de cópias no mundo inteiro e ganhou vários prêmios, inclusive o Grammy e cinco Grammys Latino.

Foto da cantora Juliena Venegas
Crédito: divulgação

Além disso, é a mais conhecida pelo público brasileiro, porque já fez duetos com cantores de MPB como Marisa Monte e Lenine.

Por que ouvir?

Ainda que as letras sejam um pouco menos militantes, pode-se dizer que proporcionam reflexão sobre temas da vida e sobre relacionamentos. Ademais, as músicas têm o instrumental interessante e atrativo. Dá vontade de dançar! A cantora arrasa no acordeom e tem clipes extremamente criativos e chamativos.

Apesar de ser uma cantora altamente premiada e conhecida, ainda há algumas pessoas que conhecem apenas as músicas mais famosas. Por isso é importante escutar mais que o senso comum, porque, sem dúvidas, a Julieta não decepcionará.

Ouça uma playlist com todas as músicas da Julieta Venegas aqui

Por fim…

É importante salientar que as cantoras citadas são apenas um grãozinho de areia dentro da infinidade de opções de cantoras latinas que existem. Porém, isso não diminui a importância de cada uma delas para fazer com que a nossa querida América Latina continue ganhando cada dia mais espaço na mídia e no cenário internacional.

E aí? Gostou da seleção de cantoras? Conhece mais alguma? Indica pra gente nos comentários ou contribua enviando letras e traduções para o site.