Eleanor Rigby: os mistérios por trás da canção dos Beatles

Escrita principalmente por Paul McCartney, a letra aborda a solidão através das figuras de Eleanor Rigby e do Padre McKenzie. Saiba mais sobre a canção!

Analisando letras · Por Érika Freire

25 de Agosto de 2025, às 16:50


É inegável a importância dos Beatles para a história da música mundial. Mesmo o grupo de Liverpool tendo acabado há 50 anos, mais precisamente em 1970, as letras de suas músicas ainda despertam curiosidade entre os fãs.

Isso ocorre com a lendária Eleanor Rigby, música presente no disco Revolver, lançado pela banda em 1966. Ela é mais uma entre as diversas músicas com nomes de mulher que entraram para a história.

A composição se concentra em dois personagens: a solitária Eleanor Rigby e o misterioso Padre McKenzie. Afinal, quem são essas pessoas? Elas existiram de fato? Vamos saber mais sobre a música!

siglas em inglês

A história de Eleanor Rigby é real?

A Eleanor Rigby dos Beatles foi uma criação de Paul McCartney, com pequena contribuição de John Lennon, composta na década de 60.

Para loucura dos fãs, foi descoberta, em 1984, a existência de um túmulo com esse nome localizado no cemitério da igreja de St Peter’s em Woolton, subúrbio de Liverpool.

Nasceu, assim, uma grande curiosidade: será que a música dos Beatles não teria sido inspirada na vida daquela mulher, que nasceu em 1895 e faleceu em 1939, aos 44 anos?

Túmulo de Eleanor Rigby
Túmulo de Eleanor Rigby / Créditos: Divulgação

O próprio Paul já afirmou que a personagem é fictícia e que o nome surgiu de forma totalmente aleatória, apenas porque ele sentiu que combinava bem com a música.

O mistério ganhou ainda mais força porque, próximo da lápide da Eleanor Rigby da vida real, há outra lápide com o nome McKenzie, o mesmo do padre, personagem da música. Como explicar tantas coincidências dentro de um mesmo enredo?

A teoria que explica melhor essa incrível coincidência foi apontada pelo próprio Paul McCartney, que chegou a dizer que ele e John Lennon teriam sido inspirados de forma subliminar.

Isso porque ambos costumavam passar pelas proximidades da igreja e se conheceram em uma quermesse local. A letra da música Eleanor Rigby foi escrita 9 anos após esse encontro entre os dois.

Em algum momento, eles podem ter passado perto dos túmulos, e essas informações dos nomes teriam ficado guardadas no inconsciente dos meninos. Sim, é um pouco bizarro mesmo!

Apesar da personagem ser fictícia, novas revelações indicam que a história da música foi baseada, sim, em uma pessoa real.

Segundo informações do Express UK, a “musa inspiradora” de Paul foi na verdade uma idosa que conheceu em Liverpool durante a sua juventude, com quem desenvolveu uma forte amizade.

O cantor fazia companhia para a senhora, que morava sozinha, e a ajudava com a lista de compras para a casa. A proximidade trouxe a Paul um belo presente: as histórias vividas pela amiga, que enriqueciam sua alma e influenciavam as músicas que escrevia.

A mensagem da música Eleanor Rigby

Eleanor Rigby fala sobre pessoas solitárias no geral, mas se concentra na personagem Eleanor Rigby, que recolhe o arroz da igreja depois de um casamento.

Após sua morte, ela foi enterrada na igreja, ninguém apareceu em seu velório e quem cuidou do túmulo foi o Padre McKenzie.

Em 1982, foi criada uma estátua como forma de homenagem à canção dos Beatles, representada por uma idosa solitária. A estátua fica na Stanley Street, em Liverpool, e se tornou ponto turístico para os turistas e amantes da banda.

Estátua Eleanor Rigby
Créditos: reprodução

A música é vista como uma interpretação da vida dos ingleses no período pós-guerra, principalmente dos idosos diante da sua solidão. A canção se tornou um dos maiores sucessos da carreira dos Beatles, e descobriu-se depois que a Eleanor Rigby da vida real foi uma copeira.

All the lonely people

Todas as pessoas solitárias

Where do they all come from?

De onde elas todas vêm?

All the lonely people

Todas as pessoas solitárias

Where do they all belong?

De onde elas todas são?

Processo de produção da canção

A inspiração para compor Eleanor Rigby surgiu quando Paul McCartney dedilhava algumas notas no piano.

Muitas de suas músicas começaram dessa forma, e Paul buscava um nome que lhe soasse comum — tanto que a música teve diversas mudanças, até que eles bateram o martelo para Eleanor Rigby.

Paul McCartney imaginou qual seria o perfil de uma pessoa que recolhe o arroz após uma cerimônia de casamento, e daí surgiu a personagem da música, que a princípio se chamava Miss Daisy Hawkins.

Há alguns conflitos sobre quem teria criado a maior parte da música — John Lennon afirmou, em 1980, durante uma entrevista para a Revista Playboy, que Paul McCartney teria feito apenas o primeiro verso.

Mas Paul rebateu, dizendo que a realidade era que John Lennon tinha contribuído com metade de uma linha.

Quem canta Eleanor Rigby é Paul McCartney, que diz ter se inspirado nas pessoas mais velhas que costumava ver quando era escoteiro.

O nome Miss Daisy Hawkins gerava um certo incômodo em Paul, pois não lhe parecia natural. Ele acabou chegando ao nome Eleanor por causa da atriz do filme Help!, chamada Eleanor Bron.

Já o sobrenome teria surgido quando o compositor avistou, em Bristol, em 1966, o nome Rigby. Parecia a combinação perfeita que ele tanto procurava para complementar com Eleanor.

Paul, John, George, Ringo e Pete Shotton, amigo de infância de John, passaram a contribuir com ideias para completar a história, como um velho que pudesse ter um romance com Eleanor, mas isso tornaria as coisas mais complicadas para a música e eles desistiram da ideia.

Foi aí que surgiu a figura do padre, Father McCartney; porém, logo pensaram que as pessoas poderiam imaginar que seria uma referência ao pai de Paul. Para encontrar o nome para o padre, Paul começou a olhar a lista telefônica e chegou a Father McKenzie.

A ideia das pessoas solitárias, repetida em diversos versos, foi sugestão de George. O amigo de John, Pete Shotton, contribuiu com a estrofe que traz a cena de Father McKenzie conduzindo o funeral de Eleanor Rigby.

Spencer Leigh, autor de um livro sobre a banda, diz que Eleanor Rigby é um poema sobre a vida de uma pessoa e que foi escrita a partir das experiências do quarteto de Liverpool.

Conheça também a história de Hey Jude

Paul McCartney é o Beatle que encabeça a criação da Hey Jude, que foi inspirada no filho de John Lennon e se tornou um dos grandes sucessos dos Beatles. Confira agora mais sobre a história por trás de Hey Jude!

História da música Hey Jude

Mais Beatles pra você! 


Leia também