27 de Maio de 2024, às 12:00
Não se fala de outra coisa no mundo do rap: o significado da música euphoria, de Kendrick Lamar. A diss track (música criada para atacar alguém) detonou o cantor Drake, com quem Lamar tem um histórico de desentendimento há alguns anos.
A letra aponta uma suposta hipocrisia do canadense e aborda temáticas como laços familiares, violência e traumas. Também tece críticas à indústria da música, firmando-se como um dos lançamentos mais importantes da carreira de Kendrick Lamar.
A faixa foi recebida com aclamação em virtude de sua letra afiada e produção caprichada. O sucesso comercial também foi instantâneo: a música ocupa a terceira posição da Billboard Hot 100 e chegou ao #1 nas paradas dos Estados Unidos. Descubra por quê!
Houve quem ficou de queixo caído ao ouvir Kendrick Lamar chamando o cantor canadense Drake de “degenerado”, “golpista” e outros adjetivos pesados em um de seus principais singles recentes.
Mas, afinal, qual o significado de euphoria, de Kendrick Lamar, e sua relação com a rivalidade com o rapper de God’s Plan?
euphoria chegou às plataformas de streaming semanas após Drake lançar Push Ups. Na letra, o canadense chama Lamar de “moleque”, diz que SZA, 21Savage e Travis Scott são mais relevantes que o californiano e até menciona a esposa de Kendrick.
O primeiro ataque vem logo no nome da música – Euphoria é uma produção da HBO envolta em polêmicas em relação a cenas explícitas de sexo e consumo de drogas, e Drake é produtor-executivo da série.
O restante da resposta de Kendrick Lamar veio na forma de rap, veja!
A reação a Drake começa com um beat descontraído e um áudio reverso de uma gravação do ator Richard Pryor afirmando: Tudo o que dizem sobre mim é verdade!
Na sequência, Kendrick Lamar deixa claro o alvo da letra, mencionando “o ator famoso”. O canadense estrelou a série Degrassi: The Next Generation e só posteriormente fez a transição para o mundo da música.
Them super powers gettin’ neutralized, I can only watch in silence
Os super-poderes deles estão sendo neutralizados, só posso assistir em silêncio
The famous actor we once knew is lookin’ paranoid and now is spiralin’
O ator famoso que nós conhecíamos agora tá todo desconfiado, perdido nas paranóias dele
You’re movin’ just like a degenerate, every antic is feelin’ distasteful
Cê age como um degenerado, cada atitude sua é de mau gosto
Ao longo da canção, a principal crítica de Kendrick é que o rival não é autêntico como ele se apresenta, chamando Drake repetidas vezes de mentiroso. E eu posso fazer um show por dia, uma vez um perdedor, sempre um perdedor, sentencia Lamar.
Nos versos seguintes, o rapper californiano responde às acusações que Drake fez em Push Ups, de que teria sido abusivo contra a esposa.
E cabe, ainda, um recado claro: o arsenal de acusações de Lamar contra Drake é muito maior do que o canadense pode imaginar e Drake deve parar de “contar mentiras” sobre ele.
Know you a master manipulator and habitual liar too
Sei que cê é um mestre da manipulação e também um mentiroso compulsivo
But don’t tell no lie about me and I won’t tell truths ’bout you
Mas não conte mentiras sobre mim e eu não contarei verdades sobre você
Com uma boa dose de humor, o significado de euphoria, de Kendrick Lamar segue com piadas para listar tudo aquilo que Lamar odeia em Drake. Ele menciona até a bi-racialidade do canadense, afirmando que ele não deveria falar a palavra “negão”.
I even hate when you say the word nigga, but that’s just me, I guess
Eu odeio até quando cê diz a palavra negão, mas acho que isso é coisa minha
Some shit just cringeworthy, it ain’t even gotta be deep, I guess
Algumas coisas só causam vergonha alheia, acho que nem precisa ser profundo
Essa não é a única menção de Lamar ao fato de que Drake é uma pessoa bi-racial, questionando o lugar de fala do canadense em suas faixas mais famosas.
How many more black features till you finally feel that you’re black enough?
Quantas parcerias com negros até cê finalmente sentir que é negro o suficiente?
I like Drake with the melodies, I don’t like Drake when he act tough
Eu gosto do Drake com as batidas, não gosto do Drake quando ele paga de durão
Kendrick não fugiu da briga e foi além, insinuando em outros versos que Drake não é um homem tão bom quanto parece.
Ele aponta que o canadense tentou processar os rappers Future e Metro Boomin pela música Like That – outra diss track contra o canadense – e sugere que Drake é um pai ausente.
Why would I call around tryna get dirt on niggas? Y’all think all my life is rap?
Por que eu faria ligações tentando descobrir podres? Vocês acham que eu só vivo de rap?
That’s ho shit, I got a son to raise, but I can see you don’t know nothin’ ’bout that
Isso é coisa de gente babaca, eu tenho um filho para criar, mas dá pra ver que cê não sabe nada sobre isso
Lamar também alerta o rival sobre menções a sua família, avisando que não vai tolerar esse tipo de atitude.
Don’t speak on the family, crodie
Não fala sobre a família, manoIt can get deep in the family, crodie
Envolver a família é coisa séria, mano
Talk about me and my family, crodie?
Quer falar de mim e da minha família, mano?
Someone gon’ bleed in your family, crodie
Alguém vai sangrar na tua família, mano
Ao terminar a música, Kendrick Lamar garante que, se Drake for além, ele vai “mais longe ainda”, e que isso não é uma coisa que o canadense quer. Em tom de ameaça, conclui sem titubear:
We don’t wanna hear you say nigga no more
Não queremos mais te ouvir dizer a palavra negão
Stop
Pare
Drake é um dos principais nomes do rap, sendo um dos artistas de hip-hop mais premiados e mais ouvidos globalmente.
Enquanto isso, Kendrick Lamar solidificou sua posição como um dos gigantes do rap, o que foi confirmado por prêmios prestigiados, como o Grammy e o Prêmio Pulitzer de Música.
Os artistas chegaram a colaborar em diferentes momentos no começo de suas carreiras, mas a relação passou de colaborações promissoras para trocas de farpas e alegações desagradáveis.
A rivalidade se tornou pública em meados de 2013, quando Lamar participou de Control, ao lado de Big Sean. Na letra, ele ataca artistas como J. Cole, Drake, A$AP Rocky e o próprio Big Sean, desafiando-os a elevarem o seu nível.
O problema é que Drake se sentiu incomodado, achando que Kendrick o estava menosprezando, reforçando essa tese em algumas entrevistas. Desde então, passou a criticar Lamar em algumas de suas letras.
Com o lançamento de faixas ácidas como Push Ups e euphoria, uma coisa é certa: essa briga ainda parece bem distante de um final feliz.
Como o significado de euphoria, de Kendrick Lamar, deixa claro, o rapper californiano tem em seu arsenal um talento acima da média para escrever letras viscerais e brutais. Assim, se firma de vez no panteão de grandes astros do rap mundial.
Para conferir outros gigantes do rap que costumam “massacrar” com suas canetadas afiadas e seu flow frenético, confira o conteúdo que preparamos sobre os 10 maiores cantores de rap internacional de todos os tempos!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.