Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

Significado de Fast Car, hit de Tracy Chapman de volta às paradas

Saiba tudo sobre o sucesso dos anos 80, que voltou com tudo em 2024 e está hitando nas paradas de streaming e nos vídeos do TikTok.

Analisando letras · Por Ana Paula Marques

29 de Fevereiro de 2024, às 12:00

Todo mundo quer saber o significado de Fast Car, de Tracy Chapman, que chegou ao topo das paradas mais de três décadas após o lançamento.

A faixa faz parte do álbum de estreia homônimo da cantora norte-americana, lançado em 1988, e mistura elementos do folk, do rock e até do country. 

No último mês de janeiro, a canção encontrou um novo pico de popularidade, graças à reinterpretação tocante do cantor country Luke Combs em parceria com a própria Tracy Chapman no Grammy Awards de 2024.

Surpreendentemente, a música esteve nos charts repetidas vezes nas últimas décadas, ganhando versões de outros artistas e homenagens mundo afora.

Quer conhecer mais sobre esse verdadeiro clássico atemporal? Neste texto, vamos te mostrar o significado de Fast Car, de Tracy Chapman e porquê essa faixa continua a desafiar as barreiras do tempo e estilo musical!

Fast Car, de Tracy Chapman: o significado da canção que bateu recorde no country

Por trás do hit de uma das maiores compositoras do folk norte-americano, há um desabafo coeso e emocionante em torno das dores de toda uma geração.

O significado de Fast Car, de Tracy Chapman, aborda o contexto histórico e social da década de 1980 que influenciou a escrita da artista, explorando questões econômicas e sociais enfrentadas por muitos americanos na época. 

A narrativa lança luz sobre as complexidades da geração da pobreza, conduzindo o ouvinte em uma jornada pela vida tumultuada da narradora, desde o início marcado pelo divórcio dos pais até o ápice da sua própria jornada repleta de desafios.

“Carro veloz” para escapar da pobreza

A história se desenrola com a protagonista assumindo responsabilidades precoces, deixando a escola para cuidar de um pai mergulhado no alcoolismo. 

A década de 1980, quando a faixa foi composta, marca o auge da luta contra o alcoolismo nos Estados Unidos. Estima-se que um a cada cinco norte-americanos sofria com o vício em álcool naquela década.

See, my old man’s got a problem 

Veja bem, meu velho tem um problema

He lives with a bottle, that’s the way it is 

Ele vive com uma garrafa, é desse jeito

He says his body’s too old for working 

Ele diz que seu corpo está velho demais para trabalhar

His body’s too young to look like his 

O corpo dele é jovem demais para ter essa aparência

A música continua com um ato de desespero e esperança, em que ela decide fugir de sua cidade natal ao lado do namorado, almejando escapar da teia da pobreza. 

You got a fast car 

Você tem um carro veloz

I want a ticket to anywhere

Eu quero uma passagem para qualquer lugar

Maybe we make a deal 

Talvez possamos fazer um trato

Maybe together we can get somewhere 

Talvez, juntos, nós possamos ir para algum lugar

A luta por uma vida melhor em Fast Car

A promessa de uma vida melhor é rapidamente apagada pela dura realidade do ciclo vicioso que a pobreza pode impor.

Empregos em áreas pouco valorizadas oferecem uma trégua temporária, mas a narradora se vê presa em um labirinto onde as oportunidades parecem escassas. A ela, resta sonhar com dias melhores.

I know things will get better 

Sei que as coisas irão melhorar

You’ll find work and I’ll get promoted 

Você conseguirá um emprego e eu serei promovida

We’ll move out of the shelter 

Sairemos do abrigo

Buy a bigger house and live in the suburbs 

Compraremos uma casa maior e moraremos no subúrbio

Seu namorado, inicialmente parte fundamental do plano de fuga, torna-se uma vítima do desemprego e da espiral decadente do alcoolismo, afastando-se cada vez mais do compromisso familiar.

You got a fast car 

Você tem um carro veloz

I got a job that pays all our bills 

E eu tenho um emprego que paga todas as nossas contas

You stay out drinkin’ late at the bar 

Você fica fora até tarde, bebendo no bar

See more of your friends than you do your kids 

Vê mais seus amigos do que seus filhos

A dualidade da escolha

A narradora, então, percebe a dolorosa verdade de que as circunstâncias insistem em empurrá-la para a inevitabilidade. 

A letra, então, reflete a transição da esperança para a dualidade da escolha que permeia toda a música, com a constatação do fim daquele amor e dos sonhos de uma vida melhor.

I’d always hoped for better 

Sempre esperei pelo melhor

Thought maybe together, you and me’d find it 

Pensei que talvez juntos, você e eu daríamos um jeito

I got no plans, I ain’t going nowhere 

Não tenho planos, não vou a lugar nenhum

So take your fast car and keep on driving 

Então pegue seu carro veloz e continue dirigindo

Do começo ao fim, o significado de Fast Car, de Tracy Chapman, apresenta uma crônica emocional sobre a universalidade das lutas diárias e as decisões difíceis que moldam nossos destinos.

Significado de Fast Car, de Tracy Chapman: três décadas de sucesso

O significado de Fast Car, de Tracy Chapman, para a indústria da música ao longo de mais de três décadas, é uma evidência inegável de que estamos diante de um clássico atemporal. 

A faixa tem uma trajetória nas paradas que revela sua influência duradoura e a capacidade de se reinventar e conquistar novos públicos ao longo dos anos.

Desde o lançamento, em 1988, o hit tem experimentado diferentes ondas de sucesso que o mantiveram vivo entre amantes de boa música. 

Em 2015, uma versão tropical house produzida por Jonas Blue e Dakota levou a faixa às paradas digitais, mas o auge veio de forma indiscutível em 2024.

Parceria inusitada com Luke Combs leva Fast Car ao topo das paradas

Em janeiro, o cantor country Luke Combs lançou uma regravação de Fast Car como parte do álbum Gettin’ Old. A versão foi promovida como single e trouxe resultados extraordinários. 

A música não apenas alcançou o segundo lugar nas paradas dos Estados Unidos, superando a posição da original, mas também conquistou o quarto lugar no Canadá. 

O cover de Luke Combs também alcançou o topo da parada country americana, a Billboard Country Airplay. Isso alçou Tracy Chapman ao posto de primeira mulher negra creditada como única compositora a ter um hit country na primeira posição.

Essa conquista é ainda mais significativa, considerando o contexto do country, um estilo musical historicamente com pouca representação de artistas negros. 

Tracy Chapman: uma reclusa no mundo da música

Até a reaparição no Grammy 2024, a cantora Tracy Chapman era uma figura pouco lembrada em premiações e eventos de música. Ela esteve praticamente ausente do cenário musical midiático desde sua última turnê, em 2009.

Tímida e reclusa, a artista já se manifestou sobre se sentir “desconfortável” sob o olhar do público e manteve-se distante dos holofotes o quanto pôde.

Apesar de toda a timidez, a cantora foi ovacionada no Grammy Awards 2024 e teve estrelas de outras gerações e ritmos diferentes, como Taylor Swift e Faith Hill, cantando sua faixa a plenos pulmões.

Conheça as melhores músicas folk da história

O significado de Fast Car, de Tracy Chapman, reflete a complexidade musical de uma das maiores compositoras do folk norte-americano.

Por isso, não deixe de conferir a seleção das melhores músicas folk da história para conhecer mais sobre esse ritmo tradicional dos EUA.