Faça login para habilitar sua assinatura e dê adeus aos anúncios

Fazer login

As melhores músicas do Foo Fighters: relembre grandes hits da banda

Listas musicais · Por Érika Freire

28 de Março de 2022, às 17:21

Com quase 30 anos de estrada, o Foo Fighters surgiu nos anos 90 como um projeto do vocalista Dave Grohl.

Após o fim do Nirvana, um dos maiores nomes do movimento grunge, o então baterista se uniu a Nate Mendel, William Goldsmith e Pat Smear, formando o Foo Fighters.

O disco de estreia, que levou o nome da banda, se originou de uma demo onde Dave simplesmente tocou todos os instrumentos. 😱 Ainda vivendo o luto da morte de Kurt Cobain, Dave não quis realizar grandes turnês e fazer entrevistas para promover o disco.

Mesmo assim, isso não impediu que os primeiros singles, This Is a Cal, Big Me e For All the Cows logo despertassem a atenção. A banda se tornou um dos maiores ícones do rock anos 90, conhecida pelo carisma inigualável de Dave Grohl

Infelizmente, Dave Grohl enfrenta agora mais um momento difícil com a morte do baterista Taylor Hawkins, que faleceu por overdose, em um quarto de hotel em Bogotá, na Colômbia.

É fã da banda? Então, vem relembrar com a gente as melhores músicas do Foo Fighters!

Foo Fighters: conheça a carreira da banda

Formada em 1995, o Foo Fighters teve início depois que Dave Grohl decidiu criar um projeto pessoal, após o fim do Nirvana. Ele havia sido baterista da banda de 1991 a 1994.

Para enfrentar a tristeza e depressão que havia lhe acometido com a morte de Kurt Cobain, Dave Grohl compreendeu que só a música iria lhe salvar. Formou o Foo Fighters e, mesmo com a banda tendo diversas formações, foi com a chegada de Taylor Hawkins que tudo mudou.

Taylor Hawkins e Dave Grohl
Taylor Hawkins e Dave Grohl
Créditos: Divulgação

Ele era baterista da Alanis Morissette e se destacou por sua performance na turnê do álbum Jagged Little Pill.

Na época, com a saída de Goldsmith, Dave precisava de um baterista e teria ligado para Taylor, lhe pedindo alguma recomendação. Porém, Taylor acabou se oferecendo e passou a integrar o Foo Fighters um pouco antes do lançamento do segundo disco, The Color and the Shape, de 97.

O talento do baterista contribuiu para a banda dar início a uma das melhores fases do Foo Fighters, com diversos hits ganhando destaque nas paradas como Everlong, My Hero, Walking After You, Monkey Wrench entre outros.

Na sequência, o Foo Fighters lançou  seu terceiro disco, There Is Nothing Left to Lose, de 99, que trouxe outros hits como Learn to Fly, Breakout, Generator e Stacked Actors.

Depois, a banda lançou One by One, In Your Honor, Echoes, Silence, Patience and Grace, Wasting Light, Sonic Highways, Wasting Light, Sonic Highways, Concrete and Gold e o mais recente, de 2021, Medicine at Midnight.

Em 2021, a banda entrou para o Rock and Roll Hall of Fame, além de ter na bagagem 12 prêmios Grammy, quatro deles tendo vencido como Melhor Álbum de Rock.

A morte de Taylor Hawkins

No dia 26 março, os fãs do Foo Fighters foram surpreendidos com a confirmação da morte do baterista Taylor Hawkins.

De acordo com exame toxicológico de Hawkins, foram encontradas 10 substâncias entorpecentes em seu corpo, o que lhe causou uma overdose.

Taylor Hawkins
Taylor Hawkins
Créditos: Divulgação

A banda estava na Colômbia para participar do Festival Estéreo Picnic e se apresentaria no domingo, 28 de março, no Lollapalooza Brasil.

O baterista, nascido no Texas em fevereiro de 1972, estava com 50 anos e o seu coração pesava o dobro após a morte, o que é considerado anormal para alguém da sua idade.

Ainda é muito difícil acreditar na partida trágica do baterista, que deixou um legado indiscutível na história do Foo Fighters. 😭

Foo Fighters: 13 músicas que consagraram a banda

A seguir, vamos relembrar alguns dos maiores sucessos do Foo Fighters!  

My Hero

Com a morte do baterista Taylor Hawkins, My Hero ganhou um significado ainda maior na história da banda: os fãs a escolheram para prestar suas homenagens à Taylor.

E a escolha não poderia ser melhor, pois Dave Grohl já havia dito que My Hero é dedicada aos amigos que você considera grandes heróis.

A canção faz parte do disco The Colour and the Shape, lançado em 1997.

Everlong

Everlong é um dos maiores sucessos Foo Fighters com um som memorável, que mescla punk com rock alternativo.

O videoclipe bem-humorado, bem ao estilo da banda, se destacou no saudoso Disk MTV, em 1997, com Dave Grohl fantasiado de Sid Vicious e Taylor Hawkins de Nancy Spungen.

Para o vocalista da banda Fresno, Lucas Silveira, Everlong é a melhor música do Foo Fighters por conta dos riffs tristes e vocais altos.

Best Of You

Outra música muito importante da trajetória do Foo Fighters é Best Of You, composta por Dave Grohl em sua garagem, depois do músico ter se envolvido na campanha de John Kerry, em 2004 — na época, candidato à presidência dos Estados Unidos.

Presente no álbum In Your Honor, lançado em 2005, Best Of You fala sobre romper com tudo o que te aprisiona e te impede de buscar o seu melhor.

A música venceu como Melhor Single no prêmio Kerrang Awards.

Big Me

Indo lá para os primórdios da banda, Big Me foi um dos maiores sucessos do disco de estreia autointitulado do Foo Fighter, lançado em 1995.

Sempre mandando muito bem nos videoclipes, a banda fez uma paródia com as propagandas das pastilhas Mentos. Segundo Dave Grohl, a ideia da música e do clipe era tirar uma onda com os próprios integrantes, criando algo despretensioso.

Times Like These

Mais uma para deixar a sua playlist perfeita é Times Like These, que faz parte do álbum One by One, lançado em 2002.

Na época, a gravação do disco foi bastante conflituosa e nada parecia soar como eles queriam. Tanto que Taylor Hawkins chegou a comentar que pensou que o Foo Fighters iria se separar.

Um dos motivos das divergências foi o fato de Dave ter ido tocar bateria no Queens of the Stone Age, entre 2001 e 2002.

Learn To Fly

Vencedor do Grammy de Melhor Videoclipe de 2001, a música Learn To Fly foi o primeiro single de trabalho do álbum There Is Nothing Left to Lose, lançado em 1999.

Está entre os singles mais bem sucedidos da banda e chegou a conquistar a posição 19 no Billboard Hot 100.

Relembre os integrantes fazendo uma paródia do o filme Airplane e representando diversos personagens durante um voo, além de Taylor Hawkins como aeromoça:

Walk

Composta por Dave Grohl, Walk foi inspirada nos momentos em que o vocalista estava acompanhando sua filha Violet Maye a dar os primeiros passos.

A canção tem versos muito inspiradores sobre a vida e entrou para o álbum Wasting Light, o sétimo da discografia do Foo Fighters.

Set me free again

Me liberte outra vez

To keep alive a moment at a time

Para viver a vida um momento de cada vez

But still inside a whisper to a riot

Mas ainda, lá dentro, um sussurro para uma revolta

To sacrifice, but knowin’ to survive

Sacrificar, mas sabendo sobreviver

The first to climb another state of mind

A primeira subida para outro estado de espírito

The Pretender

Sucesso de 2007, presente no álbum Echoes, Silence, Patience & Grace, a música The Pretender entrou para a lista das na lista das 100 melhores canções de 2007, criada pela revista Rolling Stone.

Os êxitos da canção não param por aí: The Pretender recebeu duas indicações ao Grammy Award de 2008, Melhor Canção Rock e Gravação do Ano, além de ter entrado para a  trilha sonora do jogo Tony Hawk’s Proving Ground.

Walking After You

A discografia do Foo Fighters é repleta de riffs e vocais gritados, mas tem espaço também para as baladinhas, como Walking After You.

Escrita por Dave Grohl, a canção está presente no álbum The Color and the Shape. No videoclipe, o vocalista e a espanhola Arly Jover interagem romanticamente separados por janelas de vidro.

But, Honestly

Embora não esteja entre os hits mais comuns da banda, os fãs mais raiz curtem muito a música But, Honestly.

Vale a pena reservar um espacinho pra ela na sua playlist de melhores do Foo Fighters. A canção é uma das faixas do álbum Echoes, Silence, Patience & Grace, lançado em 2007.

All My Life

Vencedora de Melhor Performance de Hard Rock no Grammy de Melhor Performance de Hard Rock de 2003, a música All My Life não tinha uma letra no começo. Os integrantes criaram primeiro a parte instrumental e não sabia o que iriam cantar.

Mas a inspiração de Dave Grohl veio, e ele revelou na letra sobre o quanto adora fazer sexo oral nas mulheres. “É uma experiência prazerosa dar a alguém algo que elas vão lembrar pelo resto de suas vidas”, disse. 😂

Generator 

Outro hit importante do disco There Is Nothing Left to Lose é Generator, a única música da banda em que eles usam o recurso do talk box, aquele efeito que você ouve logo na introdução.

Breakout

No videoclipe de Breakout, Dave Grohl faz um personagem que tem múltiplas personalidades. A música é mais uma entre as melhores do Foo Fighters e está presente no disco There Is Nothing Left to Lose.

Músicas que marcaram o rock dos anos 2000

Como o rock é um dos gêneros mais importantes da história da música, há sempre hits inesquecíveis pra gente ouvir. Por isso, que tal relembrar algumas músicas que marcaram o rock dos anos 2000?

Rock anos 2000

Leia também: