18 de Setembro de 2025, às 10:43
Se você ainda não sabe quem é Gabriela Spanic, continue lendo. A estrela das novelas mexicanas, atriz, modelo e cantora foi confirmada no elenco do reality A Fazenda 17 para surpresa e deleite dos espectadores.

Conhecida mundialmente pelo sucesso como as inesquecíveis gêmeas Paulina e Paola Bracho de A Usurpadora, uma das novelas do SBT de maior sucesso, ela chega ao programa cercada de expectativa e nostalgia, com uma carreira que atravessa fronteiras.
Aos 51 anos, a artista venezuelana terá a oportunidade de mostrar uma nova faceta ao público brasileiro: a de participante de um dos realities mais populares do país. Vem descobrir tudo sobre ela!
O nome completo da artista é Gabriela Elena Spanic Utrera, nascida em 10 de dezembro de 1973, na cidade de Ortiz, em Guárico, Venezuela. Ela vem de uma família com raízes multiculturais: seu pai é descendente de croatas e sua mãe tem ascendência espanhola.
Sua vida pessoal traça paralelos inegáveis com seus trabalhos na ficção: ela tem uma irmã gêmea idêntica, Daniela, além de outros dois irmãos, Antônio e Patrícia.
O interesse pelas artes começou ainda na juventude. Gaby chegou a iniciar a graduação em Psicopedagogia na Universidade Aberta de Caracas, mas seguiu desenvolvendo suas habilidades cênicas, estudando teatro no Centro de Investigação Teatral Luz Columba.
A carreira pública de Gabriela teve início em 1992, quando participou do concurso Miss Venezuela. Apesar de não ter vencido a disputa — cujo título ficou com Milka Chulina —, sua beleza e carisma abriram portas para o universo televisivo.
Logo em seguida, a artista foi escalada para pequenas participações em novelas venezuelanas, conquistando cada vez mais espaço. Seu primeiro papel de destaque foi em Morena Clara (1994), na qual interpretou a vilã Linda Prado.
Seu primeiro grande papel veio no mesmo ano, em Como Tú Ninguna (1994), em que interpretou a protagonista e conquistou o público venezuelano em uma novela que permaneceu no ar por 2 anos e se tornou um dos maiores sucessos de sua época.
Logo em seguida, em Todo por tu Amor (1997), papel que antecedeu sua ascensão definitiva ao estrelato. O grande salto veio em 1998, quando Gabriela protagonizou La Usurpadora (A Usurpadora, no Brasil), que protagonizou como as gêmeas Paulina e Paola.

O folhetim foi exibido em mais de 125 países e consolidou a atriz como uma das maiores estrelas da televisão latina, inclusive no Brasil, onde a produção foi um verdadeiro fenômeno.
O impacto foi tão grande que A Usurpadora entrou para a história como a primeira novela a ultrapassar 20 pontos de audiência na grade da televisão americana, algo inédito para uma produção mexicana.
Após o êxito de A Usurpadora, toda a América Latina passou a saber quem é Gabriela Spanic, que seguiu brilhando em diversas produções de sucesso, como Por Tu Amor (1999) e La Intrusa (2001).
No início dos anos 2000, Gaby assinou com a emissora norte-americana Telemundo, onde protagonizou produções como La Venganza (2002), Prisionera (2004) e Tierra de Pasiones (2006), que lhe rendeu o Prêmio FAMAS de Melhor Atriz.
Em 2010, Gabriela voltou à Televisa e interpretou a vilã Ivana em Soy tu Dueña, sendo um dos destaques da trama. Pouco tempo depois, na TV Azteca, estrelou Emperatriz (2011), La Otra Cara del Alma (2012) e Siempre Tuya Acapulco (2014).
Já alçada a estrela latina, Gabriela passou a explorar outros formatos televisivos, como o Baila Si Puedes (2015), uma competição de dança. Sua trajetória foi interrompida precocemente, em meio a controvérsias que resultaram em sua saída da emissora.
Ela também surpreendeu ao participar da versão húngara do Dancing with the Stars em 2020: foi a primeira celebridade latina a integrar o elenco do programa.
No ano seguinte, Gaby aceitou o desafio de entrar na primeira temporada de La Casa de los Famosos, reality exibido pela Telemundo, e se envolveu em intensos conflitos e alianças dentro da casa.
Mostrando versatilidade, em 2023 Gabriela participou do Top Chef VIP, também na Telemundo, e competiu com outras celebridades em desafios gastronômicos, revelando criatividade fora das novelas.
Além da paixão pela dramaturgia e pelos palcos, Gabriela também investiu em uma carreira musical, com três álbuns lançados. O primeiro, Gabriela Spanic (2005), apresentou uma seleção de músicas pop em espanhol e teve boa recepção entre seus fãs.
Gaby também lançou o mais pessoal En Carne Viva (2014), em que buscou se aproximar do estilo pop latino contemporâneo, e o álbum Gaby Spanic Greatest Hits, coletânea que reuniu suas canções mais conhecidas.
Ela se apresentou em diversos países da América Latina, incluindo México, Brasil, Venezuela e Colômbia, com vários destaques nos repertórios, como Yo No Soy de Nadie, Te Amo a Tiempo e Donde Quiera Que Vayas Yo Iré.
Além disso, ela é muito ativa no Instagram, onde tem mais de 3 milhões de seguidores e mantém contato próximo com seus fãs, compartilhando momentos de sua rotina, projetos profissionais e reflexões pessoais.
Sua imagem pública segue sendo associada ao glamour das novelas, reforçada por produções fotográficas que a apresentam como uma verdadeira “diva latina”.
Mesmo com a imersão em realities, Gabriela não abandonou sua carreira de atriz. Depois de um período longe da televisão, voltou às novelas em Si nos Dejan (2021), interpretando Fedora.
Paralelamente, dedicou-se ao teatro com montagens como Un Picasso e Divinas, além da comédia Ay, Por Favor! La Usurpadora – Una Comedia de Telenovela.
Mais recentemente, já em 2025, Gabriela Spanic foi confirmada no elenco da peça Brujas (Entre Mujeres), na qual interpreta uma prostituta, em um projeto que prevê turnês e revezamento de atrizes nos papéis principais.
Na esfera pessoal, Gabriela teve um casamento midiático com o ator Miguel de León, oficializado em 1997 em uma cerimônia transmitida pela televisão venezuelana. A relação terminou em 2003, de forma amigável.

Alguns anos depois, iniciou um relacionamento com o empresário Neil Perez, com quem viveu uma união conturbada marcada por ciúmes e acusações mútuas. Em 2008, deu à luz seu único filho, Gabriel de Jesús Spanic, fruto dessa relação.
A vida familiar de Gabriela também foi marcada por conflitos. Sua relação com a irmã gêmea, Daniela Spanic, passou por longos períodos de afastamento, especialmente após acusações envolvendo o ex-marido de Daniela, Ademar Nahum.
Durante anos, Gabriela o acusou de manipulações e de ter provocado a separação das irmãs. Somente em 2017, após uma década de distanciamento, as duas conseguiram se reconciliar.
Em 2024, revelou ter sido vítima de abuso sexual praticado por um tio materno quando ainda era criança. Ela afirmou que falar sobre o tema foi um passo doloroso, mas necessário para sua própria cura emocional e para inspirar outras mulheres.
Ao longo de toda a sua carreira, Gabriela Spanic também esteve envolvida em polêmicas, como o episódio de 2010, quando sua assistente doméstica foi presa acusada de tentar envenená-la, junto com familiares, utilizando cloreto de amônio em refeições.
Gabriela, sua mãe e até seu filho Gabriel foram submetidos a tratamento de desintoxicação após meses de intoxicação.
Outra polêmica foi sua acusação contra Pablo Montero, ator mexicano, durante o reality La Casa de los Famosos (2023). Ela relatou ter sofrido assédio sexual por parte do artista, denúncia que dividiu opiniões e ganhou grande repercussão na imprensa.
Gaby também chamou atenção por suas declarações, como as duras críticas que teceu à cantora e atriz Thalía em La Casa de los Famosos, afirmando que seu sucesso teria sido impulsionado pelo casamento com o produtor Tommy Mottola.
O passo mais recente de sua carreira é a entrada em A Fazenda 17, em 2025, reality rural da Record TV. Sua participação foi celebrada pelos fãs brasileiros, que acompanham sua carreira desde o fenômeno A Usurpadora.
Ela chegou à sede com ares de estrela internacional e foi recebida com uma superprodução que remeteu ao universo das novelas, em especial ao papel que a consagrou no Brasil.
A repercussão não tardou a aparecer. Portais de notícias e redes sociais destacaram a entrada de uma artista com carreira consolidada na América Latina, projetando que sua participação seria um dos grandes trunfos da temporada. Será?
É impossível falar sobre quem é Gabriela Spanic sem mencionar sua estelar carreira nas telenovelas. Por isso, vale a pena conferir o conteúdo sobre as melhores músicas de novelas mexicanas para relembrar!





Curta as suas músicas sem interrupções
Pague uma vez e use por um ano inteiro
R$ /ano
Use o Letras sem anúncios.
R$ /ano
Benefícios Premium + aulas de idiomas com música.
Já é assinante? Faça login.